Thursday, July 31, 2003

Violino vai de férias

Interrompe-se aqui, por algumas semanas, esta série de deambulações leoninas. O Violinomaster vai de férias mas promete voltar, em força, tal como o SPORTING. Prometo actualizações nos links para outros blogs de interesse.

Boas férias para os que aqui têm vindo apenas dar «uma olhada» e também para aqueles que aqui têm deixado posts. Boas férias até para os lampeões que, volta e meia, marcam presença.

Até breve.
Nem 8 nem 80

Um representante de uma associação de cegos e amblíopes considerou a oferta proposta pelo SPORTING como «um atentado à dignidade da pessoa humana». Isso mesmo. Não vou discutir o conteúdo da oferta enquanto não conhecer os verdadeiros termos em que o SPORTING a fez. Só pergunto: será que esse sr. já ouviu falar do que se está a passar na Libéria?

Wednesday, July 30, 2003

Outro jogador?

Ao ver (e ouvir) a transmissão do jogo SPORTING - Brugges na RTP, reparei que um daqueles benfiquistas que estavam a «relatar» o jogo, volta e meia, se referia a uma nova contratação do SPORTING para defesa-central, que só chega no dia 1, o André Polga. André Polga para aqui, André Polga para acolá, lá fui contando as vezes e dei conta de 6, espaçadas ao longo do jogo.
Será que o tipo, como benfiquista que é, não lê a capa do record e da bola? Será que ele não sabe que o clube dele esteve para contratar o ANDERSON Polga mas não conseguiu? Será que não há ninguém ao lado que lhe diga que o rapaz se chama Anderson Polga? Sérá que é isto serviço público?
Não foi mau

A prestação do SPORTING perante o Brugges foi positiva. Se atendermos a que a equipa ainda não está completa, poderemos considerar que, com algum trabalho pela frente, há excelente matéria-base para desenvolver uma equipa ganhadora. Os jogos a sério é que contam. Até lá, vamo-nos divertindo com aqueles que goleiam por 10 em jogos tipo solteiros-casados.

Monday, July 28, 2003

Mudam-se os tempos

Antigamente ia-se a Espanha buscar caramelos. Agora há quem vá lá buscar treinadores de futebol. Tudo bem. Daí não vem mal ao mundo. Agora, o que está mal é isso sobrar para os outros. Foram-no buscar mas ele anda descontente? Aturem-no vocês; tenham lá paciência.

Friday, July 25, 2003

Eric Cantona

Todas as pessoas que gostam de futebol deviam ler a entrevista que E Cantona deu à revista francesa Les Inrockuptibles nº 396. Lucidez, inteligência e um excelente sentido de humor mostram que E Cantona é grande, não só a jogar, mas também a pensar. Tal como dizia aquele outdoor nas ruas de Inglaterra:

"1966 foi um grande ano para o futebol inglês: o ano em que o Eric nasceu"
José Tomaz

Está de saída o treinador da equipa de andebol do SPORTING. É justo que eu lhe faça aqui um destaque. J Tomaz ganhou vários títulos no SPORTING e deixa montada uma equipa com bastante consistência. O seu desempenho foi deveras positivo se atendermos ao conjunto de dificuldades com que a modalidade se debate, no SPORTING e não só. Fica a referência: o SPORTING agradece-lhe.
Oferta de emprego

Se tens menos de 30 anos, achas que tens jeito para jogar à bola e és canhoto, candidata-te a defesa esquerdo num clube de benfica. Os treinos de captação são em Massamá, lá para os lados de Queluz.
Oferece-se carreira promissora - talvez no Alverca - e flexibilidade de pagamentos (paciência, não se pode ter tudo).

Thursday, July 24, 2003

Ao dr. Ribeiro Telles

Ribeiro Telles está de saída da SAD do SPORTING. Acho que devo prestar-lhe um agradecimento. Pela maneira como serviu o SPORTING, pela maneira como falou em nome do SPORTING.
Podíamos indicar aqui alguns actos de gestão, eventualmente menos bem conseguidos, mas o futebol tem uma elevada componente de risco; o timbre de rigor e profissionalismo com que Ribeiro Telles se comportou foi muito digno. A fazer-se um balanço penso que ele foi extremamente positivo; a história o dirá.
Obrigado Ribeiro Telles, volte sempre!
Há dias assim

Hoje é 5ª feira, dia da Leonor Pinhão na 'Bola'. Há dias assim...

Wednesday, July 23, 2003

Obrigado pelo Ricardo

Segundo declarações do empresário do Ricardo, a tranferência deste para o Benfica não se verificou porque houve uma intromissão do J Veiga, exigindo ser ele a proceder à transferência do jogador.

Muito obrigado sr. empresário Veiga, continue a trabalhar assim que os outros clubes agradecem.

Tuesday, July 22, 2003

Diz o Deco

O Deco disse que «se fosse o Pinto da costa, vendia o Deco.» Eu, se fosse o Pinto da Costa, não só vendia o Deco, como não batia em mulheres.
O P. R.

Os disparates do Camacho têm sido tantos e tão insistentes que até tenho prestado pouca atenção a outra interessante figura do futebol luso: o professor-doutor-mestre-engenheiro-reitor-arquitecto-director geral-lente-comendador-etc. José Mourinho.

Pois parece que o presidente da república - a portuguesa, não a das bananas - se dignou fazer uma apresentação/lançamento do livro do Mourinho. Não vou aqui questioná-lo pelo facto de não ter ido ao lançamento dos livros do Simão, do Jardel e do Bölöni, pois acho que fez bem em não ir. Acho é que fez muito mal em ir ao do Mourinho (o Simão terá comentado com a filha Mariana, «grande malandro, foi ao lançamento do Mourinho e não foi ao meu! não querem que eu seja capitão, é o que é!»)

E fez muito mal porque a presença do P.R. não deve ser leviana a ponto de ir a lançamentos de livros sem valor literário nenhum, invocando depois falta de tempo para homenagear e apoiar pessoas e iniciativas com muito mais interesse para a dignificação de um país que se quer desenvolvido. Eu não me admiro que numa qualquer ditadura africana seja assim, mas calma lá.

Sendo assim, já que o P.R. está nessa, deixo-lhe aqui algumas sugestões para próximas iniciativas «culturais» da presidência da república:

- Ir ao lançamento e fazer a apresentação da próxima compilação do Bonga com os melhores êxitos da sua carreira;

- Estar presente na ante-estreia da revista 'Todos ao Penico' no Teatro Municipal de Vila Pouca da Matinha;

- Apresentar, em cerimónia nobre, a 342ª telenovela do To-Zé Martinho;

- Fazer uma leitura pública de poesia da Cristina Caras-Lindas;

- Inaugurar a próxima exposição de pintura naïf das alunas finalistas da Universidade da 3ª Idade, no Casino do Estoril.

Penso que estas sugestões, por agora, são suficientes. A «cultura» portuguesa agradece.
Identidade

Houve um gajo que me enviou um mail insinuando que eu sou o João Braga. Não, nada disso. Então não se vê logo que eu sou a Leonor Pinhão?

Monday, July 21, 2003

Os Novos Rigorosos

Desde que o SPORTING nas últimas semanas contratou alguns jogadores, surgiu no Benfica uma espécie interessante de adeptos: os novos rigorosos.
Estes novos rigorosos caracterizam-se pelo facto de, desde há duas semanas, o seu discurso ser todo na base de expressões tipo «contenção financeira»; «pagar dívidas»; «rigor de gestão»; «não cometer loucuras»; etc. Ora o que há aqui de novo é que este discurso tem apenas duas semanas de vida, nas épocas passadas tinha sido substituído pela «contratação do dia», tão do agrado dos dois jornais do Benfica: Bola e Record. Como esta teoria dos novos rigorosos se desmonta mais depressa do que duas peças de LEGO, ficam aqui algumas perguntas:

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Benfica foi contratar o Zahovic pagando-lhe 25 mil contos por mês?

- Onde estavam os Novos rigorosos quando o Benfica foi ao Barcelona buscar o Simão por 3 milhões de contos só porque «tinha jogado no SPORTING»?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Vieira vendeu a si próprio o Mantorras (Alverca/Benfica)?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Benfica foi buscar o Drulovic em final de carreira oferecendo-lhe 3 vezes mais do que ganhava no Porto?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Vieira entra aos pulos no estádio, com o Nuno Gomes atrás de si, depois de o ter sacado a um clube à beira do fim, e pagando-lhe, entre prémio de assinatura e vencimento, 40 mil contos por mês?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Benfica contratou o Peixe pagando-lhe mais do que auferia quer no SPORTING, quer no Porto?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Benfica pediu um empréstimo para contratar o Roger para depois o dispensar?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Argel foi contratado «porque tinha jogado no Porto», ganhando no Benfica mais do que no Porto?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o J M Pinto assinou com o Benfica um contrato como nunca tinha tido antes?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando George Jardel foi contratado como forma de saldar uma dívida?

Já chega de perguntas. Até porque eu sei a resposta: os Novos Rigorosos andavam todos entretidos a contemplarem as capas do Record e da Bola deliciando-se com aquelas dezenas de jogadores que eram apontados para o Benfica, sendo que muitos deles vieram.

E tudo isto sem venderem nenhum jogador.

Os Novos rigorosos são-no porque esta época já nem dá para contratar: no tempo do Azevedo ainda contratavam não pagando, agora nem isso.
Falam do Sporting e não entendem que o Sporting para tentar algum equilíbrio financeiro tem vendido alguns jogadores bastante valiosos ( H Viana, R Quaresma, por exemplo)

A conversa dos Novos Rigorosos não passa, afinal, de uma dor numa zona do corpo entre o braço e o ante-braço só porque o Ricardo, «benfiquista desde pequenino» foi contratado pelo Sporting.

O Sabry, o Mauro Aires e a Euroárea são outra conversa.
Encher Pneus

O Benfica, através de um tal de Simões, disse que não contrataram o Ricardo devido ao «rigor orçamental», o que quer que isso queira dizer.
Ai é? Então porque é que o anunciaram como contratação no site oficial?
Quanto ao rigor orçamental, acho que já sei o que isso é: poupança de dinheiro para pagar os 40 mil pacotes por mês ao Nuno Gomes e os 3 milhões de contos que o Mariana custou ao Barcelona.
Lá vão enchendo pneus e a benficagem a aplaudir.
Tem calma Sabry!

Segundo um dos jornais do Benfica - o Record - aquele egípcio que, quando jogava no Benfica esteve quase a ir para o Milão, quer penhorar as contas do Benfica.
Como eu até tenho simpatia pelo rapaz, uma vez que foi ele que nos obrigou a irmos ao Salgueiros humilhar o Linhares, depois de ter marcado um golo em Alvalade, vou-lhe dar um conselho:
Penhora, mas penhora algo que exista. É que «as contas do Benfica» é qualquer coisa que eu acho que não existe. E depois, caro Sabry, deixa alguma coisa para pagar ao Mauro Aires e à Euroárea, não queiras tudo para ti!
A novela acabou

Não, não me estou a referir ao 'Saber Amar'. Estou-me a referir a uma outra telenovela ainda com mais audiências, chamada 'Capitão do Lampeão'. Depois daquele episódio da discussão entre os dois personagens principais - Hélder e Mariana - a telenovela chega ao fim com o Hélder a ficar capitão e o Nuno Gomes como sub-capitão. Como qualquer telenovel que se preze, no fim aparece um personagem que chega e toma acções decisivas: e foi isso que aconteceu, o Mariana nem a sub-capitão chega, ficando este cargo para o Nuno Gomes. Enfim, tudo está bem quando acaba bem.

Friday, July 18, 2003

Lá conseguiram

A fantástica dupla Benfica / Boavista que gere a liga de futebol conseguiu acabar com o sorteio dos árbitros para se passar a nomeação. Não é de espantar; já na época passada em alguns dos sorteios só havia 3 árbitros e qual deles o pior.
O que é de espantar é que se faça esta mudança sustentada numa argumentação que dá vontade de rir. Eu gostaria que me explicassem em que é que o facto de um árbitro ser sorteado prejudica o seu desempenho no jogo? Em nada, claro. Então o que é que se ganha com isto? Passa a haver um controle muito maior em relação aos senhores que para lá vão apitar. Perderam a vergonha... mas tudo faremos para que também percam as provas em que entram!
Paulada que até ferve!

Uma criatura que joga no Benfica e que dá pelo sugestivo nome de Petit disse isto: "O Benfica encara o encontro com o Sporting muito a sério, é como se fosse para o campeonato." Pois bem, conhecendo nós a peça, já estamos a ver no que é que aquilo vai dar. O rapaz vai arrear cacetada em tudo o que lhe aparecer pela frente com uma camisola verde e branca.
Ora, o que me interessa aqui é saber porque é que o SPORTING marca um jogo «amigável» com o Benfica, se este clube, de amigo, não tem nada? Nem nós queremos ser amigos deles, que ISTO FIQUE BEM CLARO.
Ainda para mais depois do que se passou com o Alverca (equipa satélite do Benfica), na 4ª feira passada: o Yannick quase que ia arrancando a cabeça ao Lourenço - num jogo «amigável»!
O que importa aqui é o seguinte: havendo dezenas de equipas, nesta altura, em jogos de preparação, porque é que o SPORTING marca um jogo logo com estes dois? Porra, qualquer coisa é melhor do que jogar com o Benfica!

Thursday, July 17, 2003

Questão de nomes

Bem sei que não é muito simpático brincar com os nomes das pessoas. Mas, como eu próprio não sou muito abonado nessa matéria - Violinomaster, que raio de nome! - vou referir dois jogadores que, pelos vistos, «interessam» ao Benfica: o Tchato e o Cris. Ora, lembrei-me logo daquela preciosidade literária da Margarida não-sei-das-quantas que se chama: «Não há Concidências». Se ela o diz, quem sou eu para contrariar. Estava eu nestas congeminações, já quase a desistir de acreditar na senhora, quando sou interpelado pela notícia de que o Benfica, de uma assentada vai comprar um CHATO e um CRISE. Ora nem mais: um CHATO porque não há ninguém mais chato que o treinador do Benfica e as suas inúmeras entrevistas em que nada de novo diz; e um CRISE porque a crise parece que é grande: é que em anos anteriores, por esta altura, dois diários desportivos, contratavam um jogador por dia, para o Benfica.
Ela tem razão; não há concidências.

Wednesday, July 16, 2003

Questão de mero interesse

Camacho está interessado no Ronaldinho Gaúcho?
E eu estou interessado na Gwyneth Paltrow!
Dirão que ela não quer saber nada de mim. Tudo bem. Mas, e o que é que o Ronaldinho Gaúcho quer saber do Camacho?
O Inefável Camacho

Camacho diz que o Benfica devia ter contratado o Rui Costa e o Ronaldinho Gaúcho.
E eu digo que, para disparates destes, não era preciso andarem dois meses a insitir com o homem.
O Jaime Pacheco fazia-vos o jeito, por menos dinheiro e com menos conversa fiada.
Notícia triste

Fernando Ayala, sócio nº 23 do SCP, faleceu vítima de atropelamento por uma retroescavadora nas obras do novo estádio.
Parece impossível que isto possa acontecer, mas acontece. Diz-se que foi a curiosidade, mas isso não pode justificar tudo. Algo, em matéria de segurança, deve ter falhado.
Lamenta-se o incidente e enviam-se condolências à família da vítima. Fernando Ayala foi um dedicado sócio do Sporting que merece a nossa estima.
Mas alguma coisa tem que ser esclarecida nesta história, por parte da empresa construtora.

Tuesday, July 15, 2003

O Fernando

Confesso que sinto simpatia, e algum carinho até, por determinadas figuras que giram em torno dos estádios de futebol. Estou-me a referir ao Gordo do Sporting e ao Fernando (Emplastro) do Porto. Acho-os figuras emblemáticas, no bom sentido. Apesar das suas dificuldades mostram uma ligação sincera aos seus clubes.
Já alguns tempos que me andava a incomodar o facto de, por vezes, ao ver entrevistas de rua sobre o Porto, o Fernando colocar-se lá e aparecerem uns imbecis que, sem mais nem menos lhe começam a bater e a empurrá-lo. Riem-se do rapaz e como são muito estúpidos não percebem que a figura mais triste é a de quem aparece na tv a bater num indivíduo como ele. Embora, em menor grau, também já vi um ou dois palermas a chatearem o gordo do Sporting, fazendo eles, uma figura tristíssima.
Mas a coisa passou dos limites. Então não é que, um desses pimbas cretinos que surgem como cogumelos em programas televisivos de puro lixo, resolve pegar no Fernando e andar com ele em espectáculos para ver se com isso chama à atenção, uma vez que a sua pseudo-música merdosa não o consegue fazer.
Sugiro que os panhonhas, que gostam de dar carolos no Fernando quando ele está em directo, aproveitem o seu tempo de uma maneira mais saudável: dando um par de lambadas nesse pimba de merda que resolveu aproveitar-se das incapacidades dos outros.
Porque o cretino é tão estúpido que não percebe que a pior figura é a dele, aproveitando-se do Fernando.
Entrevistas em época de migalhas

Parece que o Benfica não tem dinheiro para comprar jogadores. Quem fica a perder são os jornais desportivos, que deixam de ter a contratação do dia e o José Veiga, que não faz negócio com o seu cliente preferido.
De José Veiga ainda não se sabe quais vão ser os planos para compensar a falta de negócios, talvez colocar processos judiciais naqueles que, em boa hora, lhe viraram as costas. Quanto aos jornais já descobriram a fórmula: não há a contratação do dia, passa a haver a entrevista do Camacho, todos os dias, sempre com uns detalhes novos, dizendo num dia uma coisa e noutro dia outra. Sempre a justificar-se não se sabe muito bem de quê. Parece que cada vez que abre a boca se sente numa espécie de julgamento público. Mas lá vai soltando algumas preciosidades como aquela do "querem ser campeões? falem com a direcção".
Foi para isto que este cavalheiro andou dois meses a fazer aquela fita do "vou e não vou"?
Sub-capitão

O Simão ficou indignado com o facto de não ter sido eleito capitão.
E eu fico indignado com o facto de ter que estar a levar com a história do Simão cada vez que tento ver o jornal das 8 de qualquer um dos canais.
Cresce e aparece.

Monday, July 14, 2003

Familiares e afins...

O pai do Niculae diz que o filho é mau atleta. A mãe do Niculae diz que a namorada deste o ensinou a fumar - podia-lhe ter ensinado outras coisas! A mulher do Pinto da Costa diz que ele é inseguro e não manda nada.

Quando é que acaba a «época dos familiares» e começa a do futebol a sério?
Trocas

Será que, para o SPORTING, vale a pena a permuta entre o Ricardo Fernandes e o Clayton?
SPORTING, Vencedor da Taça de Portugal em Andebol

Já foi há mais de uma semana, mas aqui vai uma saudação muito especial à equipa de andebol do SPORTING que, de uma forma brilhante, venceu a Taça de Portugal em andebol, derrotando na final, no Pavilhão Atlântico, o FC Porto por 30-29.

Obrigado e força para a próxima época.
(O andebol em Portugal VAI entrar nos eixos, quer o sr. Santos queira, quer não)
Andebol em Portugal

Algo de muito estranho se passa no andebol português. E o que espanta mais é que a situação já dura há dois anos.
Quando foi constituída uma liga profissional de andebol, em Portugal, o presidente da federação, Luís Santos, não gostou nada da ideia. Sentiu que estava a perder poder, na medida em que a Federação Portuguesa de Andebol cedia a organização do campeonato a essa mesma liga.
E o que é que o sr. Santos resolve fazer? Nada mais, nada menos do que iniciar uma autêntica luta de guerrilha com os clubes participantes nessa liga e com a organização da mesma. Luta essa que foi ao ponto de o sr. Santos afirmar publicamente: «ceder direitos de organização à liga? Prefiro acabar com o andebol em Portugal…» Declarações como esta evidenciam o nível a que isto chegou. Pior ainda, o sr. Santos não admite publicamente que está, de princípio, contra uma liga profissional de clubes. Vai dizendo que concorda mas… e resolve ir mudando as regras do jogo como se isto não fosse mais do que um feudo seu.
Na época passada conseguiu levar os clubes da segunda liga às provas internacionais. E este ano resolveu inventar um jogo entre o vencedor da liga e o da segunda divisão – Porto e S. Bernardo, respectivamente – como o Porto, e muito bem, faltou, lá vai o S. Bernardo à Liga dos Campeões! Imaginem que o Porto, actual campeão nacional de futebol tinha de disputar um jogo com o primeiro classificado da 2ª liga para se decidir que vai à Liga dos campeões, surpreendente, não?
Para lá da salganhada há que destacar um facto que não passa despercebido: é que o Benfica, com uma equipa medíocre lá consegue – ou melhor, o sr. Santos ajuda a - ir às provas internacionais, duas épocas seguidas.
Muito bem, sr. Santos; isso deve dar direito a águia de ouro, ou coisa parecida!
E o secretário de estado? Diz que é preciso dialogar e não-se-quê-não-sei-que-mais e nada feito
Péssimo.
Num momento em que se avizinham cortes orçamentais nas modalidades ditas amadoras, o sr. Santos faz os possíveis e os impossíveis para cumprir a promessa… e ninguém o trava, isso é que é grave.
Morreu o Vasques.
Fica mais pobre a comunidade leonina. Mas segura de que a morte não apaga o nome dos grandes homens. Parece frase de ocasião, mas é um facto de que, à dor da morte se junta a alegria da sensação de missão cumprida. E que missão! Quem o viu jogar não mais esquecerá, os seus mais de trezentos golos, a sua dedicação ao clube, a harmonia com que lidava com os seus companheiros.

Obrigado Vasques.

Grande agradecimento da nossa parte aos 4 violinos já falecidos e ao que ainda está vivo.
BLOG DO SPORTING

Mais um blog. Há tantos. Sim, e este é mais um.
Tem como tema o SPORTING, o maior clube português. Pretende discutir temas leoninos, e não só. De uma forma aberta e não dogmática. Há um espaço para comentários, fundamental para a discussão de determinados tópicos. Será actualizado sempre que for possível, várias vezes por semana.
Porquê '5 Violinos'? Apenas uma forma de homenagear cinco atletas que são eminentes símbolos leoninos, daqueles que orgulham qualquer sportinguista.
Sejam benvindos à comunidade leonina.