Friday, November 28, 2003

Ainda não é desta?

Não adianta estar com mais palavras. Só não vê quem não quer ver ou quem não lhe interessa ver. Este cavalheiro que treina a equipa do SPORTING já fez o mal mais do que suficiente para ser posto a andar para bem longe de Alvalade.

E não confundam teimosia com coragem. O corajoso é aquele que é suficientemente inteligente para saber quando deve recuar.

A Paciência de santo que os sportinguistas têm tido acabou.

VIVA O SPORTING!!!

BASTA!!!

Tuesday, November 25, 2003

Onde está o Wally?

Não, não é bem do Wally que nós queremos saber. Nós procuramos uma figurinha sinistra e pateta que dá pelo nome de Madaíl e que, pela graça sabe-se lá de quem, ainda é presidente da FPF. Onde é que se escondeu a criatura depois do que se passou com a selecção de sub-21?
Mais um jardineiro

Chama-se Amândio de Carvalho e parece que é funcionário da FPF. O relvado do SPORTING é novo, e de qualidade; o SPORTING nem sequer jogou em Alvalade mas nem assim este cavalheiro se privou de mandar umas larachas acerca do antigo relvado. Tão atento que ele anda. Continuo a só me espantar com uma coisa: a enorme quantidade de técnicos de jardinagem que existe em Portugal.

Monday, November 24, 2003

Taça de Portugal

Não vi o jogo do SPORTING. Parece que não perdi grande coisa. Na alcatifa, quando muito, joga-se é Subbuteo. O tempo vai passando, a equipa joga sempre o mesmo e a conversa do treinador já enjoa. Os sócios e adeptos do SPORTING já não têm paciência para tanta justificação sobre nada.
De volta

Depois de alguns dias de pausa, de novo o futebol português no seu melhor: a selecção de sub-21 portou-se mal. Não adianta muito estar agora a recapitular. O que mais espanta no meio de tudo isto é o comportamento de alguns responsáveis depois do sucedido. Comecemos pelo treinador, esse ex-líbris de parolice que dá pelo nome de Romão. Romão, pelo que disse depois do jogo, nem para treinar uma equipa de amadores serve. É tão burro, tão burro que nem sabe mentir: um tecto todo partido porque atiraram um dirigente ao ar? Mas será que a criatura pensa que são todos tão idiotas como ele? Se alguém mandasse a sério na federação este tipo já tinha sido despedido por justa causa com a obrigação de pagar os estragos. É uma vergonha saber que há gente que devia ser responsável e que se comporta da pior maneira possível. Só uma pequena nota de rodapé: este Romão nunca me enganou - sempre o achei um péssimo treinador.
Mas houve também um garoto que, sob a capa de capitão, proferiu uma declaração sintomática do que aquela malta pensa do sucedido: «foi um momento de euforia mas o mais importante foi termos ganho». Verdadeira frase de antologia; este «capitão» é daqueles que nem a frio, uns dias depois, consegue perceber a asneira que fez. Tão burro como o treinador, não percebe que está a ser um verdadeiro bananas, sem cara para assumir como o fazem os homens.

Tuesday, November 11, 2003

E agora, ó Contabilista de Penaltis?

O Treinador do Moreirense tem a mania que é engraçado: as sua piadas metem paus de marmeleiro; máquinas calculadoras e outros gadgets altamente tecnológicos que permitem a piadinha fácil de que a maioria dos jornalista portugueses tanto gosta.
Mas depois do jogo com o Porto fiquei com a impressão que a máquina calculadora avariou e o pau de marmeleiro ficou em casa. Então não é que com aquele penalti roubado ao Moreirense - que lhes podia dar a vitória - o treinador Machado não fez contas com a época passada nem prometeu arrear em ninguém. O que é que se passa, homem? Onde é que está a coragem de «dizer tudo o que pensa»? Ou será que desta vez não pensa nada? Não pára de aumentar a seita dos treinadores que sempre que jogam contra o SPORTING se queixam da arbitragem mas quando jogam conta outros já está tudo bem. O líder era o Vingada; mas como se foi embora temos a dupla Mota / Machado. Querem estes artistas ter crédito na praça. Coitados.
Mais um

Sim, mais um jogo igual aos outros: ganhar à rasca com uma má arbitragem. Desta vez o que há de novo é que os jogadores, pela voz de P. Barbosa, deram sinal. E ainda bem. Isto promete.
Jogo em Paços Ferreira

O que eu mais gostei foi da exibição do Pedro Barbosa. É um grande jogador, sempre foi, mas alguns burros, vá-se lá saber porquê, quando se fala dele vêm com estórias de pastelaria. Provavelmente porque é aí que passam grande parte do seu tempo, antes de irem à tasca do lado.
Também gostei muito das declarações do P. Barbosa. Como homem inteligente que é já percebeu bem o que passa com o SPORTING. Só espero que não tenha que pagar a factura, como agora é costume no futebol português: não merece e o SPORTING precisa dele.
Força Pedro.

Friday, November 07, 2003

Tudo mais ao menos na mesma

O SPORTING conseguiu um resultado na Turquia que se pode vir a revelar positivo; a eliminatória ainda não está resolvida e há algumas dificuldades que podem surgir. Tudo poderia ser diferente se a prestação do SPORTING tivesse sido um pouco mais positiva. Algumas das fraquezas da equipa turca poderiam ter sido exploradas de outra maneira, mas isso foi igual ao que se tem verificado nos últimos jogos. Há jogadores a subirem de forma bem como outros em queda. No entanto, o que salta mesmo à vista é uma desorganização táctica que nos é bastante prejudicial.
Claro que isto não poderia terminar sem o habitual momento da praxe. Que se deu quando o treinador resolve dizer que conseguiu «meia vítória». Eu não sei o que isso é; só sei o que são vitórias, empates e derrotas. Mas sei o que é a estreiteza de vistas de um treinador que se contenta com um empate sendo que podia obter uma vitória. Sei o que isso é e não gosto disso. Porque isso não tem nada que ver com o SPORTING.
E pronto, lá vamos nós a caminho de Paços de Ferreira, provavelmente testar mais um esquema táctico?? e uma nova constituição da equipa.

Tuesday, November 04, 2003

2 segundos de esperança

A apresentadora começou por dizer que havia «mais uma chicotada psicológica no futebol português». E eu ainda tive uma leve esperança. Até que ela falou em João Alves e no Estrela da Amadora. E aí lá se foi a minha expectativa. Até que ela falasse no Estrela, foram 2 ou 3 segundos de algum ânimo.