Monday, May 31, 2004

Queixam-se de quê?

Parece que uns funcionários da SIC foram agredidos por adeptos de um clube da zona de Benfica em consequência de um incitamento claro à violência por parte do presidente desse clube. É de condenar, obviamente: custa a acreditar como é que meia dúzia de tinhosos agridem pessoas, sem mais nem menos, só porque o presidente de um clube quer que assim seja. Claro que as agressões só se deram porque ali estavam algumas dezenas de pessoas: eu gostava de saber se algum daqueles imbecis tinha a coragem de levantar a mão estando sózinhos? Claro que não: chama-se a isso cobardia, impotência e canalhice. Mas o mais cobarde, impotente e canalha deste filmezeco todo é aquele indivíduo que estava ali para descerrar uma lápide com o seu nome, em letras bem grandes para que toda a gente veja, claro. E que merece ser apelidado desta maneira porque também ele reage assim na medida em que se julga protegido pela «capa» que é a presidência de um auto-denominado grande clube. «Grande clube»? Esta deve ser para nos fazer rir!
Agora, a SIC não se pode esquecer que deu o pontapé de de saída para esta babúrdia toda ao permitir que a criatura que incitou à violência interrompesse um programa que estava a decorrer normalmente, debitanto uns dislates mal amanhanhados acerca de um contrato e mais não sei quê com mais não sei quem. Provavelmente se o tivessem mandado dar uma volta ao bilhar grande, nauela 2ª feira à noite, ele tinha-se portado melhor lá em Vila Real de Sto. António. Da próxima já sabem: fizeram-lhe uma concessão, mas esqueceram-se que há tipos muito mal agradecidos... e de memória muito curta.

Friday, May 28, 2004

Rodolfo Moura

Sempre me pareceu um bom profissional. É com alguma surpresa que sei acerca da sua saída do SPORTING a meio do contrato. Embora seja uma rescisão amigável, mais uma vez se fica com a sensação de que há algo mais a influenciar essa decisão. Como eu acho que o comportamento do dpto. clínico do SPORTING, nos últimos tempos, não tem sido o melhor, penso que se justificava uma profunda reestruturação; não queremos voltar a passar pelas situações e pelos esquecimentos da época passada.

Thursday, May 27, 2004

Parabéns

Ganharam a Liga dos Campeões. É justo. Agora, não confundam as coisas...
Dão-se alvíssaras

Onde está o Wally, perdão, o Mourinho?

Wednesday, May 26, 2004

Também queremos

Afinal a ideia sugerida há alguns anos atrás por alguns dirigentes do SPORTING não deve ser assim tão disparatada quanto isso. Árbitros estrangeiros a apitarem jogos do nosso campeonato parece ser uma medida interessante em face do que se passa no futebol português. O campeonato inglês, actualmente o mais interesante do mundo, vai avançar com o projecto.
Eu até já sei quem seriam os principais opositores a esta ideia; bem como sei quais seriam os seus estafados argumentos.

Tuesday, May 25, 2004

Poupem-nos

Pode ser que tudo não passe de especulações jornalísticas, mas esta história do saio / não saio do treinador do SPORTING já começa a enjoar. De que é que estão à espera. Não percebem que cada dia que passa só dificulta mais as coisas? Se é para sair, que saia já. Se afinal é para ficar... bom a conversa aí é outra: sai na mesma só que é capaz de não sair sózinho.
Humilhação

Parece que à porta da SIC não há gajos destes nem destes. E depois dá naquilo que se viu na 2ª à noite. Está um gajo em casa a ver televisão, entende que dizem qualquer coisa que não lhe agrada, e vai daí e resolve entrar por ali dentro para «esclarecer» o que não tem esclarecimento possível. Bem que podem dizer que foi a própria SIC que o autorizou a entrar; isso só deixa as coisas pior. Significa que nessa estação não há o minímo de decência nem de respeito pelos telespectadores.
Mas quem sai pior disto tudo acaba por ser aquela figurinha de ópera bufa que costuma estar lá a falar em nome do Benfica: foi humilhado como há muito não se via na TV em directo. Nem aqueles putos que concorreram ao Ídolos e foram submetidos àquele «júri» foram tão humilhados como este emérito jurista: o presidente do clube dele não confia no que ele diz e vai lá para por as coisas «no lugar». Assim mesmo.

Monday, May 24, 2004

É justo

José António Camacho anda inchado. Não sei se tal se deve à alegria de largar o Benfica, se se trata de inchaço natural, tipo celulite a mais. Seja qual for o motivo, não acredito que tal se deva ao facto de ter conseguido o 2º lugar no campeonato. Porque aí o mérito vai inteirinho para Fernando Santos, o responsável pelo 2º posto do Benfica. Deste modo eu proponho que os benfiquistas façam uso do seu incomensurável sentido de justiça e contratem o eng. Santos para treinador. Seria uma forma bonita de lhe agradecer.
Lampiões de todo o mundo, uni-vos por uma causa justa: Fernando Santos no Benfica, já!

Saturday, May 22, 2004

Já agora...

O tema do momento no futebol português é a contratação de treinadores. A mim interessa-me o do SPORTING e a esse respeito deixo também aqui as minhas preferências.
À partida, acho que se devia apostar num treinador estrangeiro com provas dadas. E aí incluo quatro nomes: Victor Fernandez; Martin O'Neill; Guus Hiddink e Luigi del Neri. Nada de Scolaris nem de Wanderleys (do Luxemburo ou do Brasil); isso é para outros. Dos treinadores portugueses, José Peseiro é o que me parece mais indicado, de momento. É jovem e com boa formação técnica, tem a ambição de se mostrar como treinador principal e o SPORTING pode constituir uma boa possibilidade de o fazer. Quanto a Carlos Queiroz não me parece que seja o momento indicado. José Mourinho ainda há-de vir parar ao SPORTING para ganhar, mas vamos esperar mais uns anitos. António Sousa pode vir a dar um bom treinador mas deve experimentar outras situações até provar algo mais. Do resto... não vislumbro nada que possa constituir possibilidade.

Friday, May 21, 2004

Onde é que eu já vi este filme?

Existe um jogador interessante no campeonato. O SPORTING necessita de um jogador para essa posição, mostra-se interessado mas não avança. O Porto vai e contrata o jogador. O SPORTING fica sem o jogador e acaba por ter que recorrer a uma outra solução menos interessante desportivamente e mais onerosa financeiramente. Foi o que se passou com o jogador Paulo Ferreira e é o que parece que se prepara para acontecer com o Rossato.
O que até nem é de estranhar se levarmos em linha de conta a indefinição directiva que se vive, neste momento, no SPORTING. Melhores dias virão; vamos acreditar nisso.

Thursday, May 20, 2004

info

A nova confuguração deste blog ainda não está no pleno mas brevemente tudo estará ok. Tal como o SPORTING.
Novo treinador

Fala-se sobretudo num nome: José Peseiro. Devo dizer que a minha satisfação por ver Fernando Santos sair é tanta que quase estou capaz de achar que qualquer treinador é melhor do que o eng. Santos.
Quanto a Peseiro, acho que é um bom treinador e que talvaz tenha como ponto fraco alguma falta de experiência. Ainda assim, acho que ele me parece uma boa solução dentro do panorama dos treinadores portugueses. A minha principal possibilidade seria um treinador estrangeiro com provas dadas. No entanto, Peseiro parece-me bastante mais indicado do que o treinador que ainda lá está.
Despedimento da actual equipa técnica

Acho extremamente positiva a mudança da actual equipa técnica. Não posso deixar de dizer que não concordo com o modo como está a ser tratada. Primeiro leva-se um dirigente competente à demissão devido ao facto de ele ser contra a manutenção da equipa técnica. Depois espera-se que a equipa vá para os EUA para fazer circular notícias que dão como certo o despedimento do treinador. Claro que esta não é a forma profissional de tratar as coisas. A seguir ao último jogo do campeonato deveria ter sido comunicado ao treinador o seu abandono. Evitava-se esta história de fazer passar a equipa pela incómoda situação de, a não sei quantos quilómetros de distância, se fazer saber que o treinador que ainda lá está vai sair. Onde é que está a diferença de métodos de gestão?
Muita matéria

Depois de uns dias fora sou surpreendido com alguns desenvolvimentos novos. Vou começar por falar na demissão de J. E. Bettencourt. Parece que nos meios mais informados já se sabia quem as relações entre Dias da Cunha e Bettencourt não eram as melhores. A ser verdade o que veio nos jornais entendo que não restava outra solução a Bettencourt. As relações com a claque bem como a manutenção da actual equipa técnica são aspectos de tal modo determinantes que não podem passar em claro. Mas acho péssima para a SAD a demissão de Bettencourt. Este parecia ser o dirigente mais capaz de toda aquela equipa e o facto de querer rescindir com o treinador bem como penalizar a disparatada atitude de uma das claques só servem para atestar acerca das qualidades de Bettencourt enquanto dirigente. Mas o que mais me preocupa com estas mudanças todas é a nova composição da direcção da SAD. Tenho a impressão de que Bettencourt, não sendo insubstituível, era o dirigente que melhor visão tinha sobre a questão do futebol no SPORTING. E parece-me que, dos dirigentes que lá estão agora, nenhum se afigura capaz de, no imediato, coordenar toda a estrutura de futebol do SPORTING. Fica por esclarecer o papel de Dias da Cunha no meio de tudo isto: a estratégia de atacar sistematicamente as arbitragens depois dos jogos não me parece a mais indicada, sob pena de se correr o risco de o discurso, de tão gasto, não surtir efeito.
Daí que me pareçam positivas as notícias que dão como certa a saída de alguns dirigentes bem como a entrada de outros. A SAD precisa de uma dinâmica novo que pode e deve vir de fora. Há muita gente com competência para dirigir o futebol do SPORTING. Não é preciso termos que recorRer aos habituais 'penetras' do costume que já estão à espera de ver se há tacho para eles. Quie as coisas se façam com a tão propalada transparência, é o que se deseja.

Wednesday, May 19, 2004

Roupa nova

De regresso às actividades bloggísticas, e com uma fatiota nova. Não há nenhum motivo de especial, apenas a necessidade de mudar de vez em quando.

Tuesday, May 11, 2004

... mas volto

Uma pausa de alguns dias aqui nas actividades bloggísticas. Não, não vou atrás do SPORTING para os EUA, insistindo para que o treinador fique por lá na próxima época. Na próxima semana haverá balanço e dicas para o futuro. O SPORTING vive agora um momento decisisvo: ou se muda, ou se repete a história e toma lá mais do mesmo. Vamos ver.

Monday, May 10, 2004

Novo rosto

Acabou o campeonato e o blogger.com mudou de cara. Como eu gostava de mudar algumas caras no SPORTING...

Friday, May 07, 2004

Carácter

Agora quero ver o que dizem aqueles que o defenderam depois de todo o mau-carácter demonstrado no final do jogo com o SPORTING. Ou será que também acham correcto dizer uma coisa em Portugal e outra em Inglaterra?
Partilha de interesses

Eh pá, é só ligar ao Zahovic e ir aí curtir um bocado.
Eles levam tudo e não deixam nada

Se estes já estão de malas aviadas, e a ideia é levar tudo, acho que só falta ao Chelsea fazer uma proposta pelo Dragão e pelo Emplastro. Assim vão todos e não sentem saudades uns dos outros.
Aberta ou fechada, vamos a Guimarães

Podemos ainda obter mais 3 pontos. Em condições normais o Benfica perde em casa com o Leiria e ficamos assim com o 2º lugar. O treinador do SPORTING merecia ficar em 10º, mas não vamos fazer a equipa e os adeptos pagarem a factura das asneiras cometidas apenas por um.
Agora é altura de se começar a pensar a sério na nova época: nova equipa técnica, dispensa de alguns jogadores, aquisição de outros. Tudo isto sem cometer disparates. Acredito que esta SAD é capaz de o fazer, se não for... Bom, aí teremos então um outro problema para resolver. Mas nem quero pensar muito nisso: para mim são absolutamente claras as mudanças que se devem fazer; e a SAD é dirigida por pessoas de bom senso. Melhores dias virão. Não tenham dúvidas.

Thursday, May 06, 2004

Um pouco de hegelianismo

Porta fechada, porta aberta. Eu sugiro a porta entreaberta, assim de esguelha. De modo a que só dê para dar uma espreitadela.

Wednesday, May 05, 2004

Certeza quase absoluta

Eles vão ganhar aquilo. Não tenham dúvidas.

Tuesday, May 04, 2004

Começou a saga

Os jornais têm um novo estímulo para a invenção delirante e a consequente venda de papel. Há um lado positivo nisto: na SAD do SPORTING já se percebeu uma das medidas urgentes a tomar, o despedimento do actual treinador. Agora tenham lá calma. Se se despede o treinador é para lá por um que sirva para o que se pretende.
Imparáveis

Este bando de apitadores (dourados, claro!) prossegue a sua saga de destruição do futebol português. Dizem que estão «em manutenção», percebe-se porquê. Desta vez lembraram-se de aplicar como medida preventiva a sanção que constitui a pena. Tudo isto porque os Loureiros não gostam do presidente do Guimarães. Vai daí e lembraram-se da ilegalidade de mandar realizar o Guimarães - SPORTING à porta fechada e aplicar uma multa a Pimenta Machado por factos ocorridos à 20ª jornada. O «pensamento» das criaturas foi genioso: o Guimarães precisa de ganhar o jogo, recebe o SPORTING o que pode dar uma boa receita, jogam à porta fechada e lixam-se os dois, ora toma lá! Claro que ainda estamos à espera das punições por declarações a Loureiro, João e a Loureiro, Valentim; basta lembrarmo-nos como estes dois proferiram disparate a torto e a direito cada vez que as coisas não lhes corriam de feição. Mas nada.
É este o futebol português, aquele onde uma liga sem legitimidade moral aplica sanções que não estão previstas na lei só porque lhes apetece. E o poder político a assobiar para o lado; é que esta malta do dirigismo futeboleiro dá muitos votos. Não seria melhor se se dedicassem a isto em vez de chatear a tropa?

Monday, May 03, 2004

33ª jornada

SPORTING, 0 - Fernando Santos, 1
Plano de insegurança

A polícia portuguesa está cada vez mais profissional, no que toca a protestos. Reclamam, conjuram, pedem e argumentam mas na prática o que se vê é que, com os meios que têm, deviam fazer muito melhor. No jogo do SPORTING, no domingo, resolveram vir para a rua com o seu arsenal de tralha e era vê-los juntos à bombas da BP, com os respectivos cães, naquela pose do «isto agora é a sério». Parecia é que, dada a localização, estavam a guardar o Instituto Ricardo Jorge. No estádio estavam um rapazes de bibe fluorescente, totalmente incapazes de suster a confusão das claques. Aqueles que são pagos para zelar pela segurança das pessoas, ali estiveram, antes durante e depois do jogo, longe dos sítios de potencial confusão. Será medo? Não sei. O que sei é que esta polícia não está minimamente preparada para actuar contra grupos de violência organizada. Mas já estão a tratar das desculpas: não têm meios. Até ameaçam com greves e mais não sei o quê. Não entendem que, tenham os meios que tiverem, não é colocados a 300 ou 400 metros dos locais onde a confusão surge que vão resolver alguma coisa.