Wednesday, August 25, 2004

Olha, olha, ganhei um Oscar e nem sabia!

Parece que fui premiado no Concurso I do blog Tetas & Bolas. E graças ao V. Baía. E eu que pensava que este gajo só me dava alegrias quando o via ir bucar a bola dentro da baliza?
Um abraço ao Furball do Tetas & Bolas (um blog absolutamente obrigatório).
Ponto da Situação

Parabéns aos nossos (do SPORTING) Francis e Rui. Assim é que é. Já agora, parabéns também para o medalha de ouro no Lançamento do Peso que é um ucraniano atleta do SPORTING. E também para o Sérgio Paulinho.

Não vou poder ver a estreia do SPORTING no campeonato. Espero que corra da melhor maneira possível. Para a semana cá estarei para retomar a regularidade habitual: como já repararam, assunto não falta.
Saudações leoninas.
Também tenho uma cassete

É verdade, encontrei à porta de casa uma cassete BASF Ferro II 60 min. que contém a gravação de um diálogo entre o Eng. Fernando Santos e alguém do Benfica, que passo a reproduzir. Não quero, de modo nenhum, entrar nessa histérica polémica das cassetes roubadas que por aí vai. Mas sinto, para com os leitores deste blog, a obrigação de partilhar tão pertinente conteúdo. É por isso que trancrevo aquilo que ouvi. Aqui vai:

Fernando Santos: Está lá.
Voz de menina: Sport Lisboa e Benfica, boa tarde, em que posso ser útil?
FS: Eu queria falar com quem manda.
VM: Quem manda é o sr. Veiga e ele, neste momento, não está.
FS: Mas onde é que ele anda?
VM: Deve estar no Estoril.
FS: No casino a torrar dinheiro?
VM: Não. Ele deve estar no Estoril-Praia.
FS: Então ele vai assim para a praia sem mais nem menos, é para isso que lhe pagam aí no Benfica?
VM: Nada disso. Ele está no Estoril-Praia que é o clube dele. Aquele que o sr. já treinou; deve andar à procura de treinador porque mandaram embora o que lá estava.
FS: Eu pensava que o clube dele agora era o Benfica. Pode deixar recado?
VM: Sim, tenho aqui uns post-it próprios para recados. Mas se é para se candidatar ao lugar de treinador devo dizer que ainda é cedo porque o Benfica só deve despachar o Mister Trapa lá para o natal.
FS: Não, nada disso que eu agora vou encavar uns gregos. O que eu quero é desancar em vocês.
VM: O quê?
FS: Sim. Fui para a rua por ter dado o 2º lugar ao Benfica e agora vocês vão à pré-eliminatória jogar com aqueles belgas e fazem aquela merda?
VM: Tenha calma Mister Santos.
FS: Calma o caraças. Pensa que nós, os benfiquistas, não ficamos tristes? Uma oportunidade destas pelo cano abaixo... vocês pensam que foi fácil conseguir ficar em terceiro para vocês irem à champions?
VM: Aqui também está tudo muito triste.
FS: E esse Trapattoni põe o Carlitos a titular...
VM: Sabe, é que o Carlitos esteve lesionado e o Mister Trapa nunca o viu jogar. O que conhece dele é pelo que leu na imprensa e julgou que ele era tão bom como diz n'A Bola.
FS: Mas esse Trapattoni veio para cá para fazer fitness ou para treinar a equipa?
VM: Olhe, o clube está muito satisfeito com ele. Ele teve excelentes resultados nos testes médicos.
FS: Bem parecia... Peço-lhe que dê mais um recado ao Veiga: pergunte se ele tenciona fazer ao Benfica o que fez à carreira do Jardel?
VM: Será entregue.
FS: Passe bem.
VM: o sr. também.

Pronto. Aqui fica. Como diria o outro: que se lixe o segredo de justiça. Os meus leitores tinham que ficar a saber do teor destas conversas por ser de relevante interesse público.

Saturday, August 21, 2004

É entrar, é entrar que o circo está a começar

A prestação da seleccção olímpica; um jogo oficial disputado com duas bolas diferentes; as conferências de imprensa de Álvaro Magalhães; uma equipa (o SPORTING) que só a uma semana do início do campeonato é que tem o seu plantel completo porque os seus jogadores andaram pelas selecções de sub-12, sub-15, sub-17.5, sub-19, sub-21, sub-23, sub 42 e sub-136; um jogo disputado num batatal de areia num país que gastou milhões e milhões de contos em novos estádios de futebol; a investigação Apito Dourado suspensa; Trapattoni a fazer flexões sempre que vê uma câmara de TV por perto; o estágio, em «período experimental», de del Neri no Porto; um jogo com 68 faltas e quarenta e poucos minutos de tempo útil; as desculpas de José Romão; um semi-analfabeto (Paulo Sousa) nomeado «acessor de comunicação» da Federação Portuguesa de Futebol; um dirigente (Valentim Loureiro), impedido de entrar em estádios de futebol por ordem judicial, num estádio de futebol num dia de jogo... isto e muito mais. Meninos e meninas, senhoras e senhores, o circo voltou à cidade. Não percam (e agora na TVI).

Até para a semana.

Thursday, August 05, 2004

Contratações

Não há nada como esperar pelo início das competições «a sério». De qualquer dos modos uma coisa é certa: dentro das limitações existentes, a SAD do SPORTING actuou de forma rigorosa. Vejamos algumas decisões extremamente positivas: não entrou em loucuras pelo Quaresma; agiu correctamente no caso de Paulo Assunção; não contratou Sérgio Conceição; obteve o regresso de Hugo Viana; contratou um brasileiro de qualidade em circinstâncias bastante propícias (Rogério); não fez regressar Contreras; contratou um chileno a bom preço (vamos ver o que vale o Pinilla); contratou um central jovem e bem referenciado (Enakarhire) e ainda despachou uns quantos que não andavam ali a fazer grande coisa.
A juntar a isto temos ainda a promoção de 4 ou 5 jovens jogadores que, pelo que têm mostrado, prometem vir a ser futebolistas com potencial.
Para o fim fica a melhor decisão tomada pela SAD: a rescisão com Fernando Santos (depois da colossal asneira que foi a sua contratação). Sobre José Peseiro o que se pode dizer é que ainda é muito cedo para tirar conclusões. Uma coisa é certa: a equipa do SPORTING, em campo, já revela uma organização e uma atitude perante o jogo completamente diferente, para melhor, do que o que mostrava na época passada. E isso é um bom começo.
Até daqui a alguns dias.

Tuesday, August 03, 2004

O Violino vai de férias - (e só vai fazer umas aparições esporádicas)

Ligeira alteração no ritmo de funcionamento disto: apenas algumas intervenções dispersas, quando a disponibilidade o permitir. Nos princípios de Setembro cá estaremos em força. Para tentar ganhar o campeonato, claro. Até lá, divirtam-se e gozem boas férias, se for caso disso.

Monday, August 02, 2004

Coerência, acima de tudo

Este rapaz, que esteve a um passo de poder jogar no SPORTING, optou, no meio de um processo muito mal contado, por ir «jogar» para o Porto. Dizia ele que ali é que sim senhor e pois então. Afinal de contas, parece que vai jogar para a Grécia. De indispesável a dispensado. Sim, todos sabemos que Pinto da Costa o contratou, não para o impedir de ir para o SPORTING, mas porque precisava dele. «Brilhante» acto de gestão: será que os accionistas da SAD do Porto, minimamente inteligentes, acham o mesmo?