Thursday, September 30, 2004

Taça UEFA

Mais uma oportunidade de mostrar que estão enganados todos aqueles que contestam a equipa técnica e a gestão do clube. Portanto, aproveitem. Os adeptos, estou certo, vão apoiar. Aliás, como têm feito desde sempre. Como isto é tipo relação gajo-gaja, tem que se dar e receber. E acho que já vai sendo hora de nós começarmos a receber qualquer coisa da nossa equipa. Não é pedir muito, pois não?
Força SPORTING.

Wednesday, September 29, 2004

Long time ago...

Há quanto tempo não elogio a equipa do SPORTING?

Tuesday, September 28, 2004

A palhaçada segue a bom ritmo

O futebol da Superliga não presta: estamos na 4ª jornada e o que se viu de jogo jogado está ao pior nível europeu. Já no que respeita ao futebol falado, no início da competição já se atingiu o pico de forma. Os jornais deliram: há lá coisa melhor do que ter um bando de palermas, trajados de fato e gravata estilo Maconde, a debitar parvoíces dignas de idiotas-de-tasca-já-depois-de-uns-copos?
O grande bobo da corte, sempre eficaz na sua tarefa de animar a malta, resolveu picar-se com o fundador da Casa do FC Porto do Luxemburgo. O tema é: Raimundos & Batanetes com Escolas da Noite à mistura. O que é isso? Não sei nem me interessa. Mas o séquito de lambe-botas que cada uma destas figurinhas arrasta consigo já toma posição: a favor ou contra, é para isso que servem.
E são também os jornaleiros que querem ter papel activo na coisa. Acham a palhaçada tão interessante que também querem contribuir. E vêm com historietas destas. Verdade ou mentira? Também não me interessa muito. Trata-se sobretudo de manobra de diversão, ainda por cima muito mal arquitectada.
Que venham os jogos. Pode ser que assim esta gente se cale...

PS: Pinto da Costa acusou José Veiga de dar pontapés na gramática. É grave. Mas, pontapé por pontapé, eu confesso que gostei mais de ver o do Avelino no «aparelhómetro que fui eu [ele, claro] que paguei». Já o pontapé do Argel no Everson (quem é?) está a causar polémica mas eu devo dizer que o Argel pontapeia muito melhor os computadores do Porto.
Só vejo uma solução para José Veiga: disponibilizar-se para umas explicações de língua portuguesa aplicada a conteúdos futebolísticos, dadas pelo agora escritor Rui-"Acabámos de assistir a um golo substantivo que não pode ser adjectivado."-Tovar. A língua portuguesa agradece.

Monday, September 27, 2004

É por essas e por outras...

O [eng.] José Peseiro afirmou - por entre risos e sorrisos - na véspera do jogo com o Rio Ave, que não se sentia pressionado pela SAD. Pois aí é que está o mal: a SAD, enquanto entidade patronal, deve servir é para isso - exigir dos seus funcionários. Alguém imagina que um empregado de uma fábrica de sapatos venha dizer, com entusiástica alegria, que ainda não colou sola nenhuma mas que o seu patrão não o está a pressionar nada?
Quanto ao jogo? Nem me apetece falar muito. Fico a aguardar...

Friday, September 24, 2004

Ainda nos lembramos...

... que na época passada levámos com uma monumental derrota frente ao Rio Ave. Se tal voltar a acontecer temos uma séria questão para resolver. Por agora vamos acreditar que vai tudo correr bem: ganhamos e iniciamos a recuperação rumo à vitória final.

Wednesday, September 22, 2004

Almas ideias sobre o momento do SPORTING

A actual situação do SPORTING é complicada. Percebo a vontade dos dirigentes e equipa técnica de fazer os possíveis para acalmar os ânimos dos sócios e de todos aqueles que se interessam pelo clube. Mas o que se está a passar sugere que se tomem medidas a bem do clube. É neste contexto que deixo aqui algumas reflexões acerca do momento que a equipa de futebol vive.
Começo com a constatação de que o que não está bem no SPORTING não é apenas o facto de não ter ganho os últimos dois jogos do campeonato. As coisas assim colocadas, sugerem que se considere um verdadeiro disparate proceder a mudanças no clube só porque não se ganharam dois jogos. O problema é outro: é que o facto de não termos ganho os últimos dois jogos é, acima de tudo, revelador de que há qualquer coisa no SPORTING, actualmente, que não está bem. E isso é que nos deve interessar discutir. Serve isto para avisar, quem quer que seja, que lançar dúvidas ou sugestões acerca da condução do clube não implica necessariamente que se esteja a gerir o clube da bancada ao sabor dos resultados. Estamos todos de acordo que esse tipo de gestão à Vale e Azevedo e, num certo sentido, à Florentino Perez é péssima para qualquer clube com ambições, como se está a verificar. Aquilo para que aponto é antes um reflexão acerca de um momento mau, reflexão essa que não pode ser adiada, sob pena de termos que vir a suportar danos irreparáveis, ou quase.
A direcção do SPORTING foi eleita democraticamente nas urnas, sem pressões de capangas de centro de musculação como nalguns clubes que temporariamente por aí andam felizes da vida. A actual direcção da SAD, depois da enigmática demissão de José E. Bettencourt, também está no desempenho de funções com plena legitimidade. Quero, acima de tudo, que essa mesma legitimidade continue a ser respeitada, como é característica do clube. Contudo, convém não esquecer que os estatutos do clube prevêem possibilidades e mecanismos de interpelação e contestação do rumo seguido pelos dirigentes, que são absolutamente legítimos e não têm nada que ver com o populismo de serem os que berram mais alto no estádio a dizer o que se deve fazer com a equipa técnica. Era o que mais faltava, os sócios de um clube terem que estar calados ou cegamente devotos perante a actuação de uma direcção.
Devo referir que a actual direcção tem tomado medidas bastante positivas para o rumo do clube. Neste momento difícil é justo que se diga que a construção do novo estádio, a construção da Academia SPORTING de Alcochete, a redução de algum do passivo, a negociação dos necessários financiamentos à banca, bem como as tentativas de equilíbrio financeiro devem ser referidos como aspectos positivos. Porém, esta direcção também tem cometido erros, e é sobre esses que importa aqui falar um pouco, pois são eles, segundo creio, os responsáveis pela situação actual de algum desacerto. A política de aquisições de jogadores, sul-americana demais para o meu gosto; a contratação da equipa técnica liderada por F. Santos e, ao que parece, da liderada por J. Peseiro, a política de relações com outros clubes, bem como a metodologia de comunicação com o exterior podem, a meu ver, ser indicados como aspectos negativos da gestão do clube. Aqui radica um dos pontos que eu considero vital – qualquer um considerará – no que deve ser a política de aquisição de activos do clube: a contratação de equipas técnicas e de jogadores. E aí entendo que tem que se assumir com frontalidade o facto de se ter que considerar como um grande falhanço a contratação sucessiva de duas equipas técnicas incapazes de servir os objectivos do clube. O mesmo se pode dizer dos jogadores. Alguns dirão que falhar contratações acontece a todos, pois não se trata de matemática. É certo. O que não se pode é falhar em catadupa. Para mim passa os limites do aceitável o número de erros na constituição do plantel nas duas últimas épocas.
Que fazer? Demissão imediata de direcção, equipa técnica e despedimento de alguns jogadores? Nada disso: tal não é possível e em vez de aligeirar o problema só o agravaria mais ainda. Entendo, a este respeito, que devem ser seguidos os procedimentos normais em instituições de bem, geridas por pessoas de bem. A direcção deve convocar com alguma brevidade uma assembleia geral onde proporia a votação de uma moção / voto de confiança que, a ser aprovado, legitimaria os dirigentes, a ser recusado conduziria a um situação de eleições antecipadas. É claro que todos os mandatos devem ser levados até ao fim, dirão alguns. Mas também é óbvio que há alturas em que as instituições, devido ao que nelas se passa, mudam substancialmente e é para isso mesmo que a assembleia geral é soberana no que respeita aos destinos dessa instituição. Dirão os dirigentes que o voto democrático lhes confiou um mandato que ainda não terminou e que, em virtude disso se acham legitimados a dirigir os destinos do clube até ao fim desse mesmo mandato. É a opinião deles. A minha é a de que as assembleias gerais devem servir para mais do que bater palmas àqueles que se inscrevem para durante os dois ou três minutos concedidos mandarem umas bocas ao clube galináceo. Para nos divertirmos com esse clube temos meios mais eficazes como assistir às conferências de imprensa do A. Magalhães ou às inaugurações de «casas» que o rei da borracha tenta arranjar todas as semanas. Dão sempre excelentes momentos televisivos. Verdadeiramente fantástico para nós era ter Vilarinho a marcar penáltis todos os dias, lá nas festas do PSD. Mas o homem retirou-se, paciência. Voltando ao que interessa, creio que a assembleia geral é uma forma de devolver a palavra aos sócios. E também uma maneira de fortalecer a posição dos actuais dirigentes caso a sua prestação seja apoiada. Muita coisa mudou desde as eleições; importa perceber a vontade daqueles que são o bem mais precioso do SPORTING, os seus sócios. E digo isto numa perspectiva de dar seguimento aos trâmites legais do clube, já que é assim que querem. Eu – o gajo que assina com o pseudónimo Violinomaster – se fosse responsável pela falha na contratação de duas equipas técnicas seguidas, demitia-me. Porque entendo que há erros que não podem passar em claro, como se de factos absolutamente normais se tratasse. Se ainda assim achasse que poderia continuar a gerir os destinos do clube, só tinha que me voltar a candidatar e esperar pela soberana decisão dos sócios. Os dirigentes que lá estão agora acham que têm condições para continuar na liderança do clube? É a opinião deles. Vamos então ver qual a opinião dos sócios.
Quanto à continuidade da equipa técnica, no imediato? Seria normal que J. Peseiro já tivesse posto o lugar à disposição, para que a direcção pudesse decidir o seu destino. J. Peseiro acha que tem condições para continuar. É a legítima opinião dele. Caberá à direcção decidir o que fazer. De qualquer dos modos, em caso de mudança da direcção acho que é absolutamente legítimo que seja «reequacionada » a situação do treinador. Por isso é que acho vital que se faça esse «ponto da situação» em assembleia geral. Será absolutamente insustentável que uma direcção desapoiada pelos sócios consiga manter uma equipa técnica inoperante. Para que as coisas não cheguem a esse ponto é altura de parar para pensar. Sem histerias, sem agitações à saída dos jogos e sem cânticos insultuosos para com representantes do clube: é de uma forma serena que o SPORTING deve encontrar o seu caminho.
Desejo é que não se esqueçam que há decisões que tomadas no momento certo são óptimas, tomadas um pouco depois são desastrosas.

Tuesday, September 21, 2004

O problema

Não está nada fácil a situação do SPORTING. O que se passou ontem foi mau, muito mau. E não é apenas com o despedimento do treinador que se vai lá.
Por falta de tempo, falarei nos próximos dias mais detalhadamente sobre o assunto.
De malas aviadas

Bobby Robson foi visto em Londres no aeroporto de Heathrow pronto a embarcar. Só não embarcou ainda porque está com uma grande dúvida: não sabe se deve apanhar o avião para Lisboa ou para o Porto.

Monday, September 20, 2004

E agora... ganhar

Perante o que se passou esta jornada, a equipa do SPORTING só pode pensar num resultado: a vitória. É claro que não vai ser fácil, o Marítimo fará tudo para não perder. Mas, se a equipa do SPORTING está realmente interessada em prosseguir rumo à vitória no campeonato, tem que ganhar este jogo. Acabaram os períodos de adaptação e outras tretas do género: a época começou e é desde o início que se deve começar a não vacilar. Porque os momentos decisivos não são apenas no fim. Quantas das vezes o início do campeonato não determina a classificação final?
Força SPORTING!

Saturday, September 18, 2004

O amigo de Braga

Foi tranquilizadora a arbitragem do Porto - Estoril. E isto porque ficámos todos a saber que afinal está tudo bem na arbitragem portuguesa e a única coisa mal no meio disto é o que Dias da Cunha anda para aí a dizer.
O árbitro teve uma prestação péssima, tal como um dos seus fiscais-de-linha, prejudicando sempre a mesma equipa, mas não há razão para alarme porque ao amigo de Braga vai ser atribuída uma classificação muito baixa pelo observador do jogo. Houve 4 erros grosseiros durante o jogo, todos eles prejudicando o Estoril, a saber:
- Foi assinalada uma grande penalidade inexistente a favor do Porto;
- O segundo golo do Porto é marcado no seguimento de uma falta inexistente;
- O árbitro deu 5 minutos de desconto num jogo em que 3 já seria muito;
- E no final do jogo não foi assinalada uma falta a favor do Estoril (e respectivo cartão) quando um jogador do Estoril se dirigia para a baliza de Baía.
Portanto, pessoal, não se preocupem. O relatório do observador vai ser severo e o árbitro deverá ter para aí um 3 na escala de 0 a 10. Assim se moraliza e edifica o futebol português. Os protestos da namorada do Pinto da Costa e do capanga que estava ao lado dela - insistentemente difundidos pela TVI - são apenas foguetório. Os lampiões que dirigem o Estoril vão solicitar cópia do relatório do observador do jogo e todos vamos poder ver o sr. Duarte a ser severamente castigado. Assim sim: o futebol português está bom e recomenda-se.

Friday, September 17, 2004

Podia ter sido bem melhor

Não gostei da exibição do SPORTING. Futebol complicado, jogo afunilado pelo meio, gerando confusão, jogadores em nítida falta de forma e equipa, em geral, sem ritmo para jogos um pouco mais difíceis. Valeu-nos o facto de o Rapid de Viena ser uma equipa fraca, muito fraca mesmo: duvido que tenhamos, nos próximos tempos, uma equipa tão macia pela frente.
O SPORTING deveria ter feito mais; assusta pensar que qualquer equipa da Superliga defende melhor e contra-ataca melhor do que o Rapid de Viena.
As mudanças feitas por Peseiro na equipa não chegam: Hugo Viana; Pinilla; Pedro Barbosa e Rogério não têm, de momento capacidade física para aguentar um jogo produtivo. Não consigo perceber porque é que a equipa parece já entrar derrotada em campo; o que é que está a pesar assim tanto?
Aguardam-se substanciais melhorias, e depressa.

Thursday, September 16, 2004

SPORTING - Rapid Viena

É agora. Vamos em força dar início a uma bela época de futebol.
Força SPORTING
Mais uma estrela na constelação

Hoje de manhã acordei com uma data de gajas aos gritos à porta de minha casa e a quererem pedir autógrafos.
É que parece que este blog foi referido no jornal o Jogo (edição de papel - a que só lêem mesmo os tripeiros)
Passo a trancrever o que lá está escrito

"Futebol domina Blogosfera

O Fenómeno atingiu uma dimensão considerável. Os blogs sobre o desporto-rei multiplicam-se e o interesse dos adeptos parece crescer.O blog de Pacheco Pereira, Abrupto,é, o mais visitado dum universo de páginas pessoais publicadas no vasto universo da web. Mas, reflectindo o interesse dos portugueses no futebol - que tanto parece exasperar o mesmo Pacheco Pereira-, a difusão e consulta de blogs desportivos cresce a grande ritmo, impulsionando nesta fase pelo início da temporada desportiva.Entre os que têm uma média de visitas mais elevadas, encontram-se o "Megafone" (3º), o "Terceiro Anel" (5º) e o "Bola na Área" (24º). Numa linguagem mais directa, os comentários e críticas abundam nesta nova forma de comunicação que não deixará de reflectir a opinião de massas associativas e,porque não?, a sua...cultura táctica.Alguns desses blogs contam mesmo com a participação de jornalistas desportivos mas a esmagadora maioria alinha uma posição clubística.Os três "grandes" estão, compreensivelmente, mais bem representados, com dezenas de blogs representados.
Exemplos:
" Bitaites portistas" , " Coisas Variadas" e "Sou Portista com Orgulho" ( afectos ao FCPORTO);
"5 Violinos" , " Sporting...Sempre!" , " Sangue Leonino" ( Sporting);
"O Ninho das Águias" , " Mar Vermelho" e " Calcio Rosso" (Benfica).
O Fenómeno é extensível à generalidade dos clubes da Superliga. Alguns estão mesmo entre os mais consultados ( Briosa Soccer, Blog do Belenenses , Portal Beira-Mar e Rio Ave Blog, por exemplo) e a diversidade coloca-os em competição com os próprios sítios oficiais dos clubes na web, beneficiando da ausência de constrangimentos críticos.Análises aos jogos, às opções de mercado, às escolhas do treinador ou à política desportiva...de tudo se encontra. Este fenómeno já não é recente mas está a afirmar-se progressivamente como veículo relevante de opinião, proporcionando uma interactividade quase ilimitada.Vale a pena espreitar."

Pronto, está feito. Sou uma estrela, já posso ir jogar para o Real Madrid.
Curso de Má Gestão Futebolística

Abertas as inscrições

Local do curso: Madrid, Espanha, Estádio Santiago Barnabéu.

Destinatários: Todos aqueles que se acham capazes de assumir um «tacho» qualquer numa equipa de futebol de modo a fazerem a maior borrada possível.

Objectivos: Explorar as várias vertentes da destruição de uma equipa de futebol.

Estrutura curricular:
(nome da cadeira e respectivo docente)

Técnicas de Marketing para Clubes Pretensiosos - Jorge Valdano

Atelier de Impreparação Física - Preparador físico do Real Madrid (esta cadeira implica uma visita de estudo a um país do oriente numa altura despropositada)

Atelier de Treino Galáctico - José A. Camacho

Técnicas de Marketing para Jogadores Pretensiosos - David Beckham

Maquinação de Balneário I - Roberto Carlos

Maquinação de Balneário II - Gutti

Técnicas de Jornalismo para Meios de Comunicação que Sobrevalorizam Equipas Artificialmente - leccionada por vários jornalistas espanhóis que acham que o Real Madrid é o único clube à face da terra; está previsto o convite a alguém dos jornais portugueses A Bola ou Record.

Destruição de Carreiras de Jogadores (antes de conseguirem fugir a tempo) - José Veiga

Seminário Final de Destruição Populista de Clubes - Florentino Perez (o actual primeiro ministro português, com currículo nesta área, foi convidado mas uma das suas várias acessoras recusou, alegando indisponibilidade de agenda)

Desde já se convocam todos os inscritos a participarem na conferência de abertura do curso, proferida por Luís Filipe Vieira e subordinada ao tema «Como conseguir comprar e vender, ao mesmo tempo, um jogador de futebol - Mantorrras, o Alverca e o Benfica»


Nota do chefe deste blog:

Disponibilizo esta informação no meu blog por verificar que ele também é lido, entre outros, por aqueles lorpas - sobretudo afectos ao clube galináceo - que debitam em tudo o que é jornal e televisão elogios à gestão do Real Madrid (pudera, não vão ser eles a pagar a factura)

Wednesday, September 15, 2004

Começo a entender

Quem comprou a Gamebox desta época recebeu, entre outras coisas, um papel dobrado aos quadradinhos com uma fotografia do Rochemback e um poema (eu acho que se trata mais de um puema mas isso fica para outra altura).
Nessa pérola da puezia reza assim o primeiro verso da terceira estrofe: «Quero uma época que me faça sofrer».
Muito obrigado sr. pueta. Não precisava era de estar a falar no assunto. Podia falar de coisas mais interessantes. Porque para época a sofrer já tivemos a do eng. O que nós queremos é uma época que NÃO nos faça sofrer. Se não for pedir muito...
Pronto, pronto, já cá não está quem falou

O Tinga diz que não pediu desculpas e acha que não tem o dever de interrogar o treinador sobre substituições; Peseiro também diz que essa está história está toda mal contada; deve ser mais uma aldrabice da imprensa galinácea; casaram-se, tiveram muitos filhos e foram felizes para sempre. Tudo está bem quando acaba bem. E venha o Rapid de Viena que nós estamos é a precisar de uma vitória.

Tuesday, September 14, 2004

Isto é demais

Parece que José Peseiro pediu desculpas a Tinga pela sua substituição no jogo com o Setúbal. Para começar, é inaceitável que tal assunto salte para a praça pública. Ninguém, de fora, tem nada que saber acerca das conversas internas do SPORTING. Por outro lado, se é verdade que Peseiro o fez, isto ainda fica mais feio. Era o que mais faltava agora um treinador andar a pedir desculpas a todos os jogadores que ficam insatisfeitos com a suas decisões. Para alguns, a atitude de Peseiro pode parecer correcta, para mim ela revela um caminho perigoso no sentido da falta de autoridade. Não há nada que inventar: este tipo atitudes dão sempre mau resultado.
Peseiro é um jovem treinador. É bom que perceba agora qual é o papel que cabe a quem tem que liderar um grupo, seja do que for. Doutro modo, vai-se arrepender, que não restem dúvidas. Calma e bom senso, mas com firmeza, é o que se pede. E acho que até nem é pedir muito.

Monday, September 13, 2004

V. de Setúbal - SPORTING

Não são precisas muitas palavras para falar de um jogo tão mau por parte do SPORTING. Pelas declarações, parece que jogadores, equipa técnica e dirigentes perceberam a trapalhada que mostraram. O primeiro passo está dado: reconhecer o erro. Esperamos agora pelo segundo: mudar o que tem que ser mudado. Ficamos à espera.
Entretanto...

Um jogo com mais de 60 faltas (adivinhem qual era uma das equipas); expulsões por agressões a colegas; um jogo com 200 espectadores apenas (num estádio novo que custou alguns milhões); porrada nas bancadas protagonizada por indivíduos que são pagos pelos clubes para «os apoiar»; simulações dignas de verdadeiras aulas de representação teatral. A superliga, assim lhe chamam, segue a todo o gás.

Friday, September 10, 2004

2ª jornada

Vamos a Setúbal. Não vai ser fácil; o Setúbal em casa é sempre uma equipa muito forte. Temos que jogar bem e, sobretudo, exercer forte pressão sobre o adversário, coisa que o SPORTING ainda não está a fazer muito bem. O campeonato é uma prova de regularidade e jogos como estes, no início da época, são sempre muito importantes.
Força SPORTING!

Wednesday, September 08, 2004

De volta

Depois de alguns dias de afastamento do futebol português, com o regresso, fica-nos a sensação de que isto não passa de uma verdadeira palhaçada. Refiro-me, em concreto, ao tema desportivo da ocasião: a publicação de mais um livro por parte de Mourinho. Está um tipo à espera de saber as últimas do campeonato, ou até da selecção, e somos prendados com conferências de imprensa e sessões de autógrafos dignas daqueles programas de mau humor mau tipo Malucos do Riso. E o que é que há aqui que se aproveite? Mourinho tratou de fazer um resumo, para um dos canais de televisão, do que este livro tinha de novo face ao anteriormente publicado. E o que toda a gente com dois dedos de testa conclui é o seguinte:
- Mourinho rasgou a camisola do Rui Jorge e, como eu disse há uns tempos atrás, deve o respectivo dinheiro ao SPORTING. Preste-se atenção às declarações da claque que são bem sintomáticas.
- Silvino é estúpido que nem uma porta. Não precisava de o dizer, humilhando um colega seu, até porque já todos o sabíamos, há muitos anos.
- O Plano falhou. Sim porque esta trapalhada das ameaças de morte não é mais do que o que resta de um plano que tinha sido montado por Pinto da Costa para Mourinho poder sair do Porto sem grandes ondas. Inventou-se esse número das ameaças e meteu-se até a claque ao barulho. O que acontece é que, a certa altura, por falha de alguma das partes - Pinto da Costa não acerta sempre - o plano aborta e saltam para os jornais dados avulsos, que só poderiam dar nesta confusão: pior a emenda que o soneto. Agora temos cada um a tentar safar-se da melhor maneira possível - uns com livro, outros com conferências de imprensa - a quererem livrar o pêlo da salganhada em que se meteram. E o mentor da coisa caladinho que nem um rato. Que, para quem o conhece sabe que isso significa que se sente acossado, doutra maneira já estaria para aí a falar a torto e a direito. Tristeza é pensarem que ainda alguém acredita, o que quer que seja, do que andam para aí a dizer. Poupem-nos.