Friday, October 29, 2004

Penafiel - SPORTING

O jogo de sábado parece-me uma incógnita total. Não consigo antecipar de que maneira a equipa vai reagir ao que se passou nas últimas jornadas. É possível que dê para ganhar o jogo de forma inequívoca, seria uma confirmação de que se está a progredir para melhor. Do mesmo modo que é possível aparecer em campo uma equipa temerosa e passiva, seria a constatação de que afinal não mudou muita coisa.
Acredito que o SPORTING possa fazer uma boa prestação. Mas não vai ser fácil, não vai não.

Wednesday, October 27, 2004

Taça de Portugal

Missão cumprida. Em mais um jogo em que a equipa do SPORTING, ao que parece, não entusiasmou muito. Eis algumas constatações óbvias: Rochemback é do melhor que há na Superliga; o plantel do SPORTING é desequilibrado; Liedson necessita claramente de quem o apoie no ataque; a equipa do SPORTING não consegue gerir o desenrolar do jogo e acaba por se prejudicar bastante por causa disso. Acreditemos que ainda vamos melhorar mais.
Referência de quê?

Admito o engano. Citei a assistência do Galinhas com o Nacional a partir do que vi no Público. E este jornal, que adora tomar-se como referência do jornalismo, tinha um número que, vim a concluir, estava errado: todos os outros apontam números abaixo dos 25ooo. Fica a rectificação, e o alerta: estes lampiões não perdem uma opurtunidade para sobrevalorizar o seu benficazinho.

Tuesday, October 26, 2004

Aldrabices

SPORTING - Belenenses, 34000 espectadores

Porto - Penafiel, 31000 espectadores

Galinhas - Nacional da Madeira, 25000 espectadores

Alguns estádios fizeram-se para estar vazios (de gente que use a cabeça para pensar).

Monday, October 25, 2004

Aí está

Deram duas seguidas com dois golos de seguida. Quanto a futebol... falamos noutra altura.

Friday, October 22, 2004

Está na hora

Vamos lá ver se conseguem dar duas seguidas.

Thursday, October 21, 2004

Conhecem?

Chama-se Coridon e consegue meter frangos na capoeira com o calcanhar. Proporcionou-nos ontem uma das imagens mais bonitas do futebol: Baía, de mão na anca, a ir buscar a bola dentro da baliza.

Wednesday, October 20, 2004

Mas há mais

O discurso corrente começa a ir no sentido de que isto bateu no fundo e que pior é impossível (e indesejável).
Se me disserem que isto é insustentável eu concordo: o futebol português e todo o chavascal que o rodeia está à beira da implosão. Não se trata de catastrofismo barato. Agora que isto ainda vai descer mais, lá isso vai. Basta conhecer os personagens para se esperar o pior.

Tuesday, October 19, 2004

Não são os mesmos?

Foram os mais empenhados na candidatura que saiu vencedora nas eleições para a Liga. Disseram que era muito importante ter dirigentes afectos ao clube nos orgãos de decisão do futebol. Tentaram parodiar quem criticava o «sistema» do futebol português. Disseram que só se queixava dos árbitros quem não é capaz de vencer no campo. E agora descobriram que afinal está tudo mal. Protesto para o governo, para a Liga, para a Federação e, como se não bastasse, vão fazer queixa do árbitro em tribunal. Não sei, nem me interessa, o que vão juridicamente invocar para processar a equipa de arbitragem. Só sei uma coisa no meio disto: depois da peixeirada de mau gosto vem uma tentativa de acabar com o humor. Porque a queixa aos tribunais só pode mesmo dar para rir.

Monday, October 18, 2004

Céptico, não sei muito bem porquê (ou, se calhar, até sei)

É como me sinto depois da vitória do SPORTING por 4-1 contra o Estoril. Jogou-se um pouco melhor, é certo. Alguns jogadores mostram uma subida de rendimento. Rochemback é muito importante na equipa e Liedson o melhor avançado da Superliga. Mas isto não chega. O SPORTING continua a mostrar grandes debilidades, sobretudo defensivas - só uma equipa amadora pode sofrer um golo como aquele que o SPORTING sofreu no Estoril. De repente, a maior parte dos adeptos volta a ficar «convencida». E eu acho que o que se viu ainda não chega para convercer. Mas espero estar enganado, até seria bom, para bem do SPORTING.
Viram?

Parece que houve um jogo de futebol no meio de um arraial de baixaria do mais ordinário que se possa imaginar. O que se passou esta semana entre Porto e Benfica faria corar de vegonha a Gisela do Masterplan. Ainda há quem dê para este peditório?
Mais uma excepção

Já sabíamos que Baía pode jogar com a mão fora da grande área que, no máximo, leva amarelo. Agora ficámos também a saber que os frangos dele não contam. Pudera, são tantos que, se valessem o Porto era no final da época uma das equipas com mais golos sofridos.

Friday, October 15, 2004

Estoril - SPORTING

E assim se chega à situação em que um jogo com o Estoril à 6ª jornada decide parte do futuro da equipa do SPORTING. Ou talvez não. Não me admiro muito que se o SPORTING não ganhar ainda haja algum responsável que venha dizer que está tudo bem porque só estamos a x pontos do Porto ou do clube galináceo.
Daquilo que interessa continuamos a saber muito pouco ou quase nada: quem manda no futebol do SPORTING? o que é que a SAD exige dos seus funcionários (equipa técnica e jogadores)? quais os verdadeiros objectivos do treinador para a equipa? qual a política da SAD no que respeita às relações com as instâncias que gerem o futebol português (liga e federação)?
Talvez consigamos algumas respostas nos próximos tempos. Força SPORTING!
Segurança

Essa táctica de pressionar os árbitros nas vésperas dos jogos já passou à história. O Pinto do Costume e os lampiões do mesmo género resolveram arranjar um novo tema de palhaçada: a segurança. Não interessa muito quem é que tem razão: o que importa é que isto só serve para desviar as atenções do essencial: o jogo que se joga no campo. Já não há paciência para estas diversões de gente que o que pretende é servir-se do futebol para os seus proveitos pessoais. E o ministro da tutela, bem como o secretário de estado deviam aprender que, se não sabem, mais vale estarem calados: disparate já há muito.

Thursday, October 14, 2004

Qual é a novidade?

Ficou tudo muito contente com o resultado de ontem no Estádio Alvalade XXI. E eu não percebo muito bem porquê. Primeiro porque não é inédito. E depois porque o 7-1 da década de 80 foi muito mais interessante. Agora já todos os portugueses podem dizer que ganharam uma vez na vida por 7-1. E alguns até podem dizer que ganharam por duas vezes: os melhores, claro.

Monday, October 11, 2004

Uma boa escola

O indivíduo que acendeu o fósforo e o atirou para o palheiro - Rui Gomes da Silva - tem como aspecto determinante do seu currículo a berraria nas hilariantes assembleias gerais do Benfica. Nada de mais há a destacar na sua carreira que possa ser motivo para ocupar tal lugar. Se fazer barulho nas palhaçadas do pavilhão da luz é motivo para se ser ministro, então Jorge Máximo também deveria ser prendado com uma pasta. Eu sugiro a dos transportes, ao menos o homem tem experiência na área.

Friday, October 08, 2004

Preparem-se

O que quer que se venha a passar com a direcção do SPORTING e com a sua equipa técnica, uma coisa é certa: está óptimo para a venda de papel e intoxicação dos sócios e adeptos por parte de alguma imprensa. Vamos ter nomes, muitos nomes; muitos «diz-se que» e «consta que»; muitos treinadores e muitas aquisições para Janeiro; estratégias de bastidores e outras diatribes até fartar.
Os sócios do SPORTING que se preparem. Muito cuidado com o que vai ser dito e com aquilo em que se acredita. Já começou a saga mas promete vir a ser mais intensa ainda. Serenidade, acima de tudo ao ler e ouvir tudo o que se diz do SPORTING é o que há a fazer.

Thursday, October 07, 2004

Já cá faltava

Estava o campeonato a começar, suscitando algum interesse, e eis que aparece mais um estágio e uns jogos da selecção. Nos próximos tempos vai ser quase à razão de um por mês. Até parece que o mais importante são as qualificações da selecção do que as competições profissionais.
Será que já alguém se lembrou que são as várias ligas que sustentam as selecções? E será que já pensaram que não há competição profissional que resista parando praticamente uma semana por mês?
Não quero desiludir a malta da bandeirinha mas estou-me completamente nas tintas para estes jogos da selecção. Bem sei que as qualificações são necessárias mas, ou a FIFA / UEFA tratam de organizar o calendário de competições de outro modo, ou isto não aguenta assim muito tempo. No futuro imediato o que teremos cada vez mais serão as «estratégicas» lesões em vésperas de jogos da selecção. Talvez um dia os multimilionários «suiços» que gerem o futebol se lembrem que o que sustenta a sua bela vida são, em muito larga medida, os clubes e não as equipas nacionais.

Wednesday, October 06, 2004

Assim não

Vou ser breve porque as palavras para descrever tamanha borrada começam a rarear. José Peseiro mostrou que não tem capacidade para fazer do plantel do SPORTING uma equipa vencedora e capaz de lutar pelas competições em que entra. Aquilo não é uma equipa, é um grupo de rapazes que jogam à bola; há grande diferença. Não venham com a conversa de que Peseiro é um bom treinador, jovem e que já deu mostras de ser capaz de assumir tais funções: isso é paleio de jornalistas, sempre com esse tipo de compromissos.
O que interessa mesmo é que Peseiro não é capaz de treinar a equipa do SPORTING. E, como tal, deve ceder o seu lugar. Quanto à direcção, tem que ser capaz de gerir situações difíceis como esta. E neste momento essa mesma direcção prima pela ausência: porque , para mim, falar na estabilidade e na confiança no «jovem técnico» é, neste momento, não enfrentar a realidade dos factos.
E, para finalizar, o disparate supremo é o facto de se dar o jogo contra o Estoril como a última possibilidade de continuação de Peseiro. Parece apenas o adiamento do inevitável. Vejamos, se Peseiro não conseguiu montar uma equipa em 3 meses não vai ser agora nos 15 dias antes do jogo que o vai fazer. Aliás, agora é que se tomam as medidas; não é daqui por um mês quando tivermos que disputar jogos teoricamente mais difíceis. Fica a questão: se ganharmos ao Estoril adia-se por mais quanto tempo, um semana?
As direcções são eleitas para tomarem decisões mas também para darem a cara perante as situações adversas. Que era o que José Eduardo Bettencourt sempre fez e estes senhores agora não estão a fazer. Depois do que se passou com o União de Leiria «envia-se» para a sala de imprensa um jogador e o treinador?
Temos o direito de exigir que a SAD, de viva voz, nos diga: não alteramos a nossa estratégia porque acreditamos que é a correcta. Depois, cada um de nós tirará as suas ilacções.

Monday, October 04, 2004

Esse gajo é pior do que o Bin Laden

Deixem-se de tretas. A culpa é do Queiróz.
SPORTING - U. de Leiria

Já não há paciência para as declarações de José Peseiro. Tudo aquilo parece deslocado da realidade: nem sei muito bem de que equipa e de que jogos é que ele anda a falar. Se ele quer ser ouvido só tem um caminho: começar a jogar futebol, lutar a sério e ganhar jogos. Doutra maneira, pode fazer todo o tipo de declarações que lhe venham à cabeça que só estará a prejudicar-se ainda mais.
Tem hoje uma oportunidade de mudar o rumo. Sim, mudar. Porque, ao contrário do que ele pensa, a equipa não está nada no «bom caminho». Portanto, ou muda a direcção da equipa ou é ele que é mudado. Por mais garantias de continuidade que a direcção lhe dê.
Força SPORTING!

Friday, October 01, 2004

Rapid de Viena - SPORTING

Jogo desinteressante. Futebol muito fraquinho, ao nível do que se (não) tem jogado nos últimos tempos. Vale o facto de termos passado para a fase seguinte. Nem contra uma equipa tão fraca como o Rapid, que joga muito pior do que Rio Ave e V. de Setúbal, se aproveitou a oportunidade para demostrar alguma consistência em termos de futebol. Não sei se nos próximos tempos apanhamos com um adversário assim tão fraquinho. Os problemas voltaram a ser os mesmos: ataque inoperante, meio campo confuso que quebra a equipa e defesa que tem «brancas» daquelas que dão para o torto. Junte-se a isto a irregularidade na constituição do onze e temos uma equipa completamente espartilhada. Acerca da constante imprevisibilidade da equipa do SPORTING, sugiro a criação de um novo jogo: o TotoSporting. O objectivo será acertar nos onze jogadores que entram em campo jornada a jornada... não é fácil.
Podem não ter jeito para jogar à bola mas de negócios percebem eles

Apanhados na imprensa:

"Câmara de Gaia oferece benesses ao FC Porto num negócio com contornos pouco claros"

"EPUL Perde 2,5 Milhões de Euros no Negócio com o Benfica"

Benfica e Porto jogam, neste momento, tanto como o SPORTING, ou seja, quase nada. Em matéria de arbitragens, não vale a pena dizer grande coisa. Prefiro que seja o João Tomás e aquele gajo do Estoril que ia a correr para a baliza do Baía e foi rasteirado por trás com o árbitro a mandar seguir que digam alguma coisa.
Mas no que respeita a esperteza-saloia negocial, essa actividade que a maior parte dos dirigentes futeboleiros portugueses tão bem pratica, temos que reconhecer que os dois do costume estão em grande forma. Claro que estas notícias surgem de mansinho, apenas nalguns jornais e em dias de jogos com grandes equipas mundiais como o Dukla Bystrica. Convém não fazer grandes ondas: se o Benfica anda mal , mais de metade do governo fica triste e isso não deve ser nada bom. E no Porto, a mesma coisa. Portanto, continuaremos todos a assistir a esta madeirização de algumas zonas do continente. Que é para o Avelino poder dizer: «não faço nada que os outros não façam».