Tuesday, November 30, 2004

SPORTING - Sochaux

Vamos tratar de resolver já o apuramento para eliminatória seguinte da Taça UEFA. Temos fortes possibilidades; calma e determinação serão vitais.
O jogo com a Académica é de extrema importância. Não podemos falhar agora. Olhando para o que jogam os adversários podemos considerar que, mesmo com os pontos mal desperdiçados, ainda temos possibilidades de chegar ao primeiro lugar.
Paragem de alguns dias aqui no estaminé. Volto na próxima semana. Com mais duas vitórias, espero.
Força SPORTING!

Monday, November 29, 2004

Mais uma

Excelente vitória sobre o Moreirense. O SPORTING entrou em grande força e, tirando aquele início de 2ª parte a fazer lembrar velhos tempos, mostrou vontade e competência para vencer o jogo. Saúda-se o regresso de alguns jogadores - como Pedro Barbosa e Sá Pinto - que tiveram exibições, atendendo às circunstâncias, positivas. A equipa está a mostrar um futebol cada vez mais consistente e mostra-se, agora, capaz de se bater com as melhores equipas da Superliga. Tudo isto acentuado por golos de «encher o olho». Vamos então continuar e esperar com paciência para ver no que isto vai dar.
Sá Pinto

Vai daqui uma saudação para o regresso desse jogador que sabe muito bem o que é ser do SPORTING.
E agora...

... a quem é que os dirigentes do piu-piu vão entregar o DVD com o jogo de Leiria?

Thursday, November 25, 2004

Taça UEFA

Não tenho grandes informações acerca do nosso adversário de hoje. Sei que as condições climatéricas bem como a distância da deslocação não facilitam muito. Mas acredito que o SPORTING pode levar de vencida o Dínamo de Tbilissi. Força pessoal!
Desviem-se!

Se passarem ao pé da janela do gabinete do ministro Chaves mudem para o outro lado da rua. Se não o fizerem arriscam-se a levar com o DVD dos jogos do clube galináceo em cima da cabeça. E não deve ser nada agradável. Tudo isto porque o inenarrável ministro Chaves disse que se sentiu tentado a defenestrar o tão empolgante conteúdo audiovisual que Vieira dos pneus e a sua corte resolveram oferecer ao ministro, uma espécie de reis magos antes do tempo onde Eusébio ou Mantorras deveriam ter estado para dar mais realismo visual à coisa.
Que raio de ministro é este que recebe aquela tropa e depois trata de os achincalhar na praça pública? Será que ainda não percebeu que esse clube não precisa de ser gozado: eles gozam-se a eles próprios sempre que os seus dirigentes abrem a boca ou tomam atitudes destas. Enfim... a perigosa mistura de rídiculo com ignorãncia no seu esplendor.

Tuesday, November 23, 2004

A pergunta

Ora aí está ela. Estavam todos ansiosos, à espera e cheios de curiosidade. Pois aqui vai a pergunta do próximo referendo, com todos os jeitos e trejeitos linguísticos que, pelo vistos, são apanágio da situação:

Ao contrário do que dizem por aí, não é esta:
"Concorda com a Carta de Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União Europeia, nos termos constantes da Constituição para a Europa?"

Aqui vai a verdadeira:
"Concorda que o Benfica seja desde já decretado campeão, mesmo sabendo que o Argel vai continuar a fazer das suas, que o Veiga é ali dirigente e que há equipas que jogam muito melhor nos termos constantes de uma superliga de futebol?"
Amadorismo

Não gostei nada do jogo contra o Beira-Mar. Mesmo que o SPORTING tivesse tido uma prestação brilhante durante os 90 minutos - e não a teve - a displicência demonstrada durante os descontos serviria para ficar com uma má imagem do jogo. Uma equipa que quer lutar pelo título não pode perder assim pontos num jogo. Venham lá com aquelas frases feitas do «jogámos bem» e do «lance fortuito contra a corrente de jogo» que isso não quer dizer nada. É em situações como esta que se vê quem está preparado para vencer. E o SPORTING demonstrou neste jogo uma ingenuidade que não é admissível num candidato ao título. Assim se vão perdendo os pontos que dão os títulos. Claro que ainda é possível chegar ao primeiro lugar; nunca nos últimos anos tivemos um campeonato como este em que parece que ninguém quer ganhar: um Porto fraco como não há memória; um SPORTING que insiste em desperdiçar oportunidades e um galináceo mau como nos últimos anos que nem com a desesperada «vaga de fundo» de alguns meios de comunicação lá consegue ir. Pode ser que o Marítimo e o Setúbal queiram.
O rídiculo

Uma delegação do galinhas foi recebida por um ministro, não interessa qual. Cada um recebe quem lhe apetece, é o que os mangas-de-alpaca do costume trataram logo de dizer. Pois não é bem assim. É claro que cada um recebe quem quer mas não quando tem como obrigação governar o país. Estes senhores que arranjaram logo tempo para ouvir as queixinhas do galinhas por causa de um hipotético golo num lance de difícil julgamento, são os mesmos que há dois anos deixam arrastar uma situação de verdadeira bandalheira como aquela que se passa com a segunda modalidade do país - o andebol. Para resolver assuntos de interesse público como esse já não têm tempo. Para ouvir disparates de meia dúzia de patos bravos temporariamente dirigentes (ou dirigentes temporariamente patos bravos?) a porta abre-se logo. Cada um se vai qualificando com os gestos que vai praticando, e não há central de informação que os salve. Se o DVD contiver imagens do 2º golo do piu-piu contra o Rio Ave até é capaz de ter piada: o ministro, quando estiver a ver a empolgante colectânea, é capaz de ficar um pouco baralhado; se for capaz de pensar um bocadinho, o que duvidamos.

Friday, November 19, 2004

O jogo de Aveiro

Aí vamos nós jogar a Aveiro, contra uma equipa treinada por um daqueles treinadores que, quando ganham pontos ao SPORTING, ficam satifeitos da vida porque têm a época safa. Eu acho que é a atitude correcta: ganhar a um clube com a dimensão do SPORTING é um grande feito, e nessa medida eu compreendo-os.
Com o que nós nos devemos preocupar é mesmo com o jogo, que vai ser difícil. Temos que entrar em grande força como o fizemos contra o Boavista. Com grande determinação: vamos acreditar que quanto mais vezes lá formos com a possibilidade de marcar, maior será a probabilidade de o fazermos. Por isso, é ir para a frente sem medo porque queremos ganhar, e porque à hora do jogo todos os sportinguistas vão estar a torcer para que isso aconteça. O campeonato é uma prova de regularidade e só acaba daqui por uns meses. Até lá...

Monday, November 15, 2004

Bela vitória

Um excelente espectáculo foi o que o SPORTING nos ofereceu na noite de domingo. Ninguém contava com uma exibição deste nível; do melhor que se viu nos últimos tempos. É certo que a equipa do Boavista mostrou um futebol de 2ª B, no entanto esta goleada tem grande mérito por parte dos nossos jogadores e equipa técnica.
A constituição da equipa pareceu-me a mais adequada ao momento de forma dos nossos jogadores. Carlos Martins tem que jogar, sob pena do resto do plantel sentir que não há justiça nas escolhas. Enakarhire parece-me em excelente forma e Douala tem também lugar na equipa. Pinilla lá marcou e Liedson aponta um golo de verdadeiro ponta-de-lança com direito a comemoração de homem com H grande. Em suma, a Peseiro basta apenas não inventar como inventou na semana passada no jogo contra o Porto. Mas vamos com calma. Ainda não ganhámos nada e o caminho que temos pela frente vai ser duro e longo. É preciso pensar, no fim de cada jogo, que ainda está muito por fazer e que é preciso obter mais no jogo que se segue. Só assim nos podemos tornar numa equipa forte e consistente, daquelas que ganham títulos. Por isso, rapaziada, o caminho está aberto: ninguém está a pedir nada de impossível e vocês até já mostraram que são capazes. Não nos voltem a desiludir, por favor.
Não posso deixar de referir uma ideia que trago para aí há dois ou três anos sobre a equipa do Boavista: sempre disse que no dia em que, por várias razões, tiverem que jogar futebol já não vão ser capazes de o fazer. Nos últimos tempos dedicaram-se apenas a situações de anti-jogo, cacetada e provocações extra-futebol. Tomaram isso como estratégia e fizeram da porrada profissão de fé com a complacência de árbitros, dirigentes, comentadores, etc. E veio então o apito axadrezado, perdão dourado. Autarcas, vocalistas e outros artistas sempre tão disponíveis para conversa fiada e verborreia barata por tudo e por nada, sentiram que tinham que baixar a bola - apesar de terem um guarda-redes muito alto. É hoje absolutamente claro que o Boavista não goza da impunidade que gozava há dois anos atrás. Sentiram que tinham que começar a jogar futebol e o resultado está à vista: não conseguem. São uma equipa medíocre, com um futebol de meio da tabela e cujos espectáculos são do mais entediante que há.
Momentos

A frase da noite:

"Sofremos cinco ou seis golos, nem sei"
João Pinto

A resposta da noite:

Aquela que Liedson deu a J. Pacheco e este teve que engolir a seco. Andou a semana inteira a pedir e acabou por ser servido, e bem servido. Grande Liedson: eu gosto de jogadores inteligentes e com sentido de humor, predicados que, todos sabemos, não abundam naquela classe. J. Pacheco é um daqueles que não aprende a estar calado... «facas de dois legumes», é o que é.


Friday, November 12, 2004

Vamos lá recomeçar

Depois do jogo com o Porto regressaram alguns fantasmas de início de época. Que em boa verdade não tinham desaparecido, apenas se esconderam durante uns jogos em que a equipa conseguiu ganhar. Voltamos à situação de ter que ganhar alguns jogos de seguida para a equipa conquistar confiança, para o treinador se tranquilizar, para os adeptos se acalmarem e para os dirigentes se concentrarem noutro tipo de questões a resolver. Isto serve para se chegar ao final da época em terceiro. Foi o que aconteceu na época passada: cada vez que a corda esticava um pouco mais lá vinha uma vitória mesmo a propósito. E tudo passava a estar bem. Porque se «tinha ganho» e porque a equipa até «tinha feito melhor do que no jogo anterior». Grandes progressos, como se viu.
Assim seja. Lá estaremos a apoiar a equipa porque outra coisa não somos capazes de fazer. E ficar à espera para ver onde é que isto vai dar.

Thursday, November 11, 2004

Sinais

Os que vêm dos lados de Alvalade não são nada bons. Casos de indisciplina mal disfarçados; boatos e mais boatos sobre atrasos nos salários e sobre outras questões; declarações de funcionários do clube um bocado despropositadas e, acima de tudo, alguma sensação de falta de liderança. Paulo de Andrade - o administrador que só fala quando a equipa ganha - voltou a calar-se. Ora, é precisamente para estas situações difíceis que servem os administradores; para tomarem medidas evitando ao máximo a exposição desnecessária por parte de quem tem que se concentrar noutras coisas como jogar à bola, por exemplo. Nada disso, o Ricardo é que ainda tem que ligar para um canal de TV em directo para se defender - o que eu achei que não foi a melhor opção. Se ganharmos ao Boavista Paulo de Andrade - profissional pago para dirigir a SAD - aparecerá a dizer que estaremos a não sei quantos pontos do primeiro. «Gestão rigorosa», da SAD para a bancada e não da bancada para a SAD, dirão alguns...

Tuesday, November 09, 2004

Ainda sobre o «caso Rochemback»

Perante um problema declarado de indisciplina o que é que faz a direcção de um clube?

a) Assume a questão. Abre um inquérito disciplinar rigoroso e aplica a respectiva sanção, caso haja sanção, de uma forma que não deixe qualquer margem para dúvidas. Pode parecer uma medida dura de tomar, no curto prazo, mas é certamente a que melhor serve os interesses do clube - objectivo de qualquer direcção que se preze.
Exemplo: a tomada de posição do Chelsea perante as «diatribes» do sr. Adrian Mutu.

b) Esconde o problema, insinuando que se trata de especulações jornalísticas. Faz constar, de forma indirecta, que o assunto não passou em claro e os atletas foram punidos - nunca ninguém fica a saber muito bem qual é a punição - e seguem em diante como se nada fosse. Parece o mais correcto no curto prazo mas é certamente o mais prejudicial para o clube.
Exemplo: a tomada de posição do União da Madeira perante o que se passou com alguns jogadores na boîte, ou lá que raio era aquilo.

Agora escolham. Tenho a forte sensação de que a SAD do SPORTING já tem a «cantiga» preparada. Espero estar enganado, para bem do clube.
Cair na real

Mais um momento decisivo em que a equipa do SPORTING falha. Não vamos estar aqui com conversas do tipo "fizemos uns óptimos 25 minutos" ou "faltou a finalização". Porque o que faltou mesmo foi qualidade. Dos jogadores que não estiveram ao melhor nível e da equipa técnica que não arriscou. Resultado: uma presa extremamente fácil para uma equipa do Porto perfeitamente ao alcance. E esse é o verdadeiro problema: com um pouco mais de determinação, segurança e qualidade este Porto - do mais fraco que se viu nos últimos tempos lá para os lados das Antas - poderia ter sido vencido. Mas nada disso. O que tivemos foi mais uma vez o SPORTING a servir para "pagar a factura" de outros desaires sofridos pela equipa do Porto - coisa a que também já vamos estando habituados nos últimos tempos. É claro que à nona jornada seis ponto de diferença são perfeitamente recuperáveis, sobretudo se tivermos em conta que, quer Porto, quer Benfica estão longe de serem equipas convincentes. A questão é que nós ainda estamos pior: não se trata de uma desistência ou qualquer coisa do género. Trata-se sobretudo de realismo: esta equipa do SPORTING, assim, terá muitas dificuldades em atingir o terceiro lugar. E pior ainda, olhando para o que vai por ali em termos de direcção, não vejo grandes perspectivas de mudança. Custa, é claro que custa. Mas os problemas só se resolvem quando, depois de bem diagnosticados, se aplica a correcta terapia. E no SPORTING anda tudo com medo do diagnóstico - já nem falo em terapia porque isso nem sequer está no horizonte de quem manda.
Quanto ao "caso Rochemback": não sabendo nós ainda muito bem os detalhes do que se passou, uma coisa é certa: o que se decidir a seguir vai ser, a meu ver, emblemático da posição de quem manda no SPORTING; a direcção vai ter uma oportunidade maior de colocar "os pontos nos is". E eu tenho a vaga impressão de que vão optar pela pior estratégia. Veremos.

Friday, November 05, 2004

4-1

O resultado foi melhor do que a exibição. A equipa está claramente a subir de nível, porém, neste jogo voltou a evidenciar algumas das fragilidades do início da época. Nada de mal se atendermos ao resultado bem como ao facto de os jogadores já estarem inevitavelmente a pensar no importante jogo com o Porto. Daí que se possa considerar como positiva esta jornada da Taça UEFA.

Thursday, November 04, 2004

SPORTING - Panionios

Mais um jogo determinante para o SPORTING. Seria óptimo começar com um bom resultado esta fase da Taça UEFA. Por outro lado, uma prestação positiva alguns dias antes do jogo com o Porto seria também uma motivação para esse jogo de 2ª feira, jogo de extrema importância para as ambições do SPORTING.
Força SPORTING!

Tuesday, November 02, 2004

Daqui não saio, daqui ninguém me tira

Este artista da bola é um reincidente aqui nos 5 Violinos. É que nós gostamos de o ver actuar; vamos sentir a falta dos disparates do Linhares, sempre tão inventivo nas asneiras que diz e faz. Parece que foi destituído e não quer sair da sede do Salgueiros. Boatos - por confirmar - dizem que se barricou a cantar aquela tradicional música, tão ao seu estilo, «Daqui não saio, daqui ninguém me tira...»
Como é que o futebol português se vai aguentar sem este tipo?
Será o começo?

O SPORTING começa agora a ter resultados condizentes com as expectativas. Ainda é cedo para concluir seja o que for. Será que só agora é que as coisas estão a começar? Não sabemos. De qualquer dos modos, sauda-se o regresso da equipa que joga para vencer e que quer dar luta até ao fim. É disso que estamos à espera; força pessoal!
Novo líder

O campeonato começa a melhorar. Nota-se ao longe. Não foram só os resultados do fim-de-semana que contribuíram para isto. O facto de a Superliga ser agora liderada por um clube decente é um claro indicador de que as coisas estão no bom caminho.
Numa piscina em frente à baliza

Os jogadores do clube galináceo já estão cheios de saudades do verão. Acima de tudo do prazer de mergulhar nas piscinas. E não fazem a coisa por menos: cada jogo que disputam é vê-los mergulhar para o chão, sobretudo quando vêem a baliza adversária por perto. Parece que erraram na modalidade; talvez a natação pareça mais adequada.