Friday, April 29, 2005

Quase

O jogo não foi do melhor que já se viu; nada que se compare com o do Newcastle. A equipa está a mostrar cada vez mais o que são as quebras do fim da época. As mudanças no «onze» inicial, se servem para refrescar, também implicam uma certa quebra na ligação entre os vários jogadores.
Mas tudo ainda é possível. O golo de Pinilla vai fazer com que os holandeses tenham que abrir mais o seu jogo. O que para nós é bom porque ganhamos o espaço que é essencial para o nosso futebol. E, muito sinceramente, tirando dois ou três jogadores, o AZ Alkmaar que vimos ontem é uma equipa com enormes dificuldades técnicas. A não ser que estejam a fazer bluff, guardando os trunfos para a segunda mão, esta equipa holandesa é claramente inferior ao SPORTING. E o sinal já foi dado; agora falta irmos à Holanda e mostrarmos, em campo, porque é que merecemos jogar a final que se vai disputar no nosso estádio: faltam 90 minutos. Tratemos de ir buscar força onde pudermos para atingirmos o desejado objectivo.

Thursday, April 28, 2005

Ranking das participações nas competições da UEFA

1º Real Madrid (48 participações)

2º Barcelona (47 participações)

3º SPORTING (45 participações)

A Lista é enorme. Até o Leixões aparece lá mais para o fim.
Noite europeia

Jogamos hoje contra o Az Alkmaar. Temos que vencer, de preferência, com alguma vantagem. O Az Alkmaar é uma equipa mais perigosa do que aquilo que parece. E é determinante que possamos ir à Holanda com alguma vantagem de golos. Por isso, só nos resta vencer e convencer; que é o que temos que tentar a todo o custo para mostrarmos que somos merecedores da presença na final no Alvalade XXI.
Força SPORTING!

Wednesday, April 27, 2005

De vez em quando até acerta

Luisão, jogador do slb, ao jornalista no fim da rábula contra o Estoril, disputada no Algarve: "A vantagem do Benfica hoje foi ter jogado com 12 jogadores".

Certíssimo, Luisão. Só não era preciso dizeres. Porque nós, que vimos o jogo, já o tínhamos percebido.

Tuesday, April 26, 2005

Tudo em aberto

Difícil. Não adianta contornar a questão: como se vai vendo nestes últimos jogos, a coisa parece estar destinada. Mas é possível que aconteça uma surpresa e o SPORTING se agigante perante o que se está a ver à volta.
Temos a possibilidade de vencer o campeonato. Com determinação e muita vontade de superar as armadilhas que nos estão a montar, é possível chegar ao fim em primeiro lugar e trazer alguma justiça à tabela classificativa.
Força SPORTING!
Roubo

O que já era de esperar veio mesmo a acontecer: uma grande aldrabice com o único propósito de dar a vitória ao clube galináceo. Vitória esta que, jogando de igual para igual, dificilmente conseguiriam, uma vez que praticam um futebol do mais miserável que há na Superliga.
O esquema começou a ser montado com algumas semanas de antecedência. Era de ouro esta oportunidade de jogar com um adversário que poderia facilmente ser controlado porque é dirigido pelos mesmos que dirigem o galinhas. Nada foi deixado ao acaso: mudança ilegal do local de jogo; telefonemas nas vésperas a jogadores adversários; apoucamento e provocação da equipa técnica do Estoril e jornaleiros manipulados para argumentarem bacuradas no sentido de passar a ideia de que era «tudo perfeitamente normal», como diria o outro que já por lá treinou. A Liga tratou de dar o seu contributo, enterrando a cabeça na areia - não como fazem as cegonhas mas sim como fazem os cobardes - e tratou de nomear um árbitro mesmo à medida da «grande festança». Um daqueles árbitros que até descalço apitava pois a vontade era tanta... (arranjaram-lhe umas chinelas para o incómodo não ser muito grande). E lá começou a festa. 15 minutos de jogo e já todos tínhamos percebido como é ia ser até ao fim: ao mínimo toque de um jogador com outro lá estava o árbitro a apitar falta contra o Estoril. É assim muito mais fácil empurrar uma equipa para trás e dá muito menos nas vistas do que penalidades inventadas e golos anulados. E o Hélio mostrou como já aprendeu bem a cartilha. Foi também muito óbvio que iria ser extremamente difícil a tarefa do Estoril, pois estava a jogar contra catorze; 10 contra catorze, logo desde muito cedo.
Só que os representantes da «instituição» esqueceram-se de um pormenor importante: a equipa do Estoril é dirigida por bandalhos mas é constituída por jogadores dignos e treinada por uma equipa técnica honesta. Aí, a pandilha da «instituição» tratou de arrumar a questão dentro das possibilidades: expulsão de um treinador-adjunto e insultos e provocações ao intervalo e no fim do jogo. E pronto. Como disse o treinador do tal clube: «o importante era ganhar e conseguimos ganhar». Pois conseguiram. Só que também importa saber como é que o conseguiram fazer. E a esse respeito a única coisa que há a dizer é que este jogo se tratou de um caso de polícia. Do qual não se pode falar como simples espectáculo desportivo porque cedo se percebeu que as regras estavam viciadas. Por muito menos já houve gente a responder em tribunal e a ser condenada.
Enquanto tivermos um governo estrategicamente distraído a tutelar uma federação inoperante que deveria supervisionar uma Liga que é uma verdadeira balbúrdia administrativa, a instituição continuará a usufruir de todas as benesses que lhe poderem dar. É em períodos de confusão - como o que actualmente se vive na Liga em virtude do «apito dourado» - que estes chicos-espertos aproveitam para arrebatar o que for possível. A confusão como possibilidade de seguir em frente sempre foi motivo para estes carapaus-de-corrida. Tal e qual como aqueles que, por alturas de 1974, passaram de alunos do 2º ano da faculdade a finalistas com apenas uma cadeira por fazer: há quem saiba muito bem tirar dividendos da confusão.
Termino com uma palavra de apreço pelos jogadores do Estoril e pela sua equipa técnica que, perante as pessoas sérias deste país, ganharam muito mais do que 3 pontos. Aliás, mostraram possuir aquilo que dinheiro nenhum pode comporar: classe.

Friday, April 22, 2005

Mais um jogo muito importante

O SPORTING joga contra a Académica. Muita atenção: Nelo Vingada vai fazer o jogo da época, e desta vez com o grande desejo de poder ajudar o seu Benfica. Espero que a equipa do SPORTING saiba, em campo, dar a resposta adequada. Determinação e vontade vão dar muito jeito. Já faltou mais.
Força SPORTING!
Mais palavras para quê?

É uma (in)justiça portuguesa. O que uns artistas da misturadela jurídica fizeram ao Sá Pinto, ao Rui Jorge e ao Pedro Barbosa, é apenas outra prova de que o SPORTING está marcado: é o alvo a abater do final da Superliga.
Já nem vou perder tempo a repetir todas as incongruências em que se traduz esta aldrabice processual. Destaco apenas aquela que me parece ser a mais anedótica de todas as patetices: o Rui Jorge ter agredido um «adversário não identificado». Tem mesmo piada. Viram quem agrediu, viram que agrediu, mas não viram quem foi a vítima da agressão!
A debitar disparates deste calibre, começo a perceber porque é que Lucílio Batista passa o tempo todo a rir: é de si próprio que ele se ri.
A Negociata

Já tinha sido o Estoril. Com consequências desagradáveis para a equipa que vê o seu treinador ser colocado em causa por um ex-administrador que de ex não tem nada. Manda lá dentro muito mais do que os que lá estão oficialmente.
Agora vem também o presidente do Penafiel dizer que aceita mudar o local do jogo se a sua equipa «já não precisar dos pontos». Sintomático. Se dúvidas houvesse acerca das desvantagens desportivas decorrentes do facto de não se jogar em casa, Oliveira, no seu melhor estilo, tratou de as esclarecer: só aceita a mudança se «já não precisar dos pontos». Porque sabe que a alteração do campo de jogo coloca a sua equipa em desvantagem face ao visitante.
Claro que não precisávamos desta confirmação do presidente do Penafiel. Já todos tínhamos percebido que o slb anda a tentar comprar - com a promessa de maiores receitas - os clubes onde ainda tem que se deslocar, dando largas à batotice de se colocar numa posição desportiva diferente da dos seus concorrentes.
Devia ser para colocar estes batoteiros de meia tigela - que nem português sabem falar - na ordem que a Liga deveria existir. E não era preciso muito; bastava cumprir os regulamentos em vigor que não permitem que se altere o local de jogo apenas com a alegação de que os adeptos não cabem dentro do estádio.
Enfim, a vergonha no seu esplendor. E com palermas a baterem palmas.

Wednesday, April 20, 2005

Resposta ao post anterior

Ok, falhei. Mas por pouco. Eu julgava que os castigos ao Sá Pinto e ao Rui Jorge iam cair em cima do jogo com o slb. Andei lá perto: Sá Pinto não joga contra a Académica e o Braga e Rui Jorge não joga contra a Académica.
Depois há o outro lado da história: o que é que Sá Pinto; Rui Jorge e Pedro Barbosa fizeram para apanhar este castigo? Onde é que estão as imagens do túnel? Quais os critérios para estes castigos? Quem foram as testemunhas?
E poderia continuar aqui a colocar questões mas não o faço porque não vale a pena: é que para estas perguntas a única resposta é a seguinte: a arbitrariedade dos conselhos da Liga e da Federação.
Tudo teria sido bem mais simples se tivesse aparecido um Alex qualquer a dizer que não tinha sido nada. Como isso não aconteceu vamos disputar estes jogos com vontade de ganhar e com a convicção que estes ataques rasteiros a 5 jornadas no fim só serviram para nos dar força e manter o grupo unido. Espero que os tribunais tratem do resto e que não fiquem só pelo Porto; façam uma descida até Lisboa para ver se temos uma operação com um apito de outra cor.

Tuesday, April 19, 2005

Prognóstico

Em que altura do campeonato é que irão sair os «resultados» do inquérito aberto aos jogadores do SPORTING no seguimento do que dizem que se passou no final do jogo Boavista - SPORTING?
Eu já tenho a minha aposta...
Mais uma vitória

Cumprimos com efiência mais um objectivo a que nos tínhamos proposto: vencer o jogo contra o Moreirense. A exibição do SPORTING não foi das melhores mas também não foi das piores. Valeu sobretudo pela coragem e pela vontade de vencer. Agora vem a aí o jogo contra a Académica, uma equipa treinada por um treinador para quem os jogos da época são os jogos contra o SPORTING. Muita vontade de vencer é o que nós precisamos nesta nossa difícil caminhada rumo ao...

Monday, April 18, 2005

Vamos lá então

O SPORTING tem hoje uma batalha decisiva contra o Moreirense. Chegou o momento em que não se pode vacilar; a luta pelo título vai durar até ao fim e promete ser rija. Concentração máxima e muita dedicação; temos que estar no pleno porque o Moreirense não é nada fácil.
Força SPORTING!
Alguns estádios fizeram-se para estar cheios (de malta que entra à borla)

O jogo entre o Benfica e a União de Leiria tinha o estádio cheio. Não duvido; dava para ver pela TV. Já depois do jogo chegou-me a informação - de fonte absolutamente segura - de que uma grande quantidade de bilhetes tinha sido distribuída por várias escolas secundárias de modo a que professores e alunos pudessem entrar à borla; até para amigos de professores a coisa dava. Não tenho nada contra; cada um faz o que quer com os bilhetes do seu estádio. Não se esqueçam é de descontar essas borlas nos dados das assistências médias ao longo da época. Um bocadinho mais de rigor não fica nada mal. E é com estas - e com outras - que se cria a onda vermelha (que esperemos que não vá além destas insignificâncias).

Friday, April 15, 2005

De volta à Superliga

Agora o que é preciso é concentração total e o máximo empenho para o jogo com o Moreirense, equipa que precisa tanto dos pontos para não descer como nós precisamos deles para ganhar a Superliga.
Só a vitória nos serve. Se estivermos bem temos plenas possibilidades de vencer. Contra tudo e contra todos.
Já agora, um útil aviso a todos os sportinguistas que estiverem interessados em assistir ao vivo ao jogo: não se esqueçam que a partida se realiza mesmo em Moreira de Cónegos e não em Èvora, Bragança ou Loulé. Pelo menos não ouvi nenhum Figueiredo a debitar bacoradas nesse sentido.

Força SPORTING!
FANTÁSTICO

Magnífica exibição da equipa do SPORTING. Vitória concludente para mostrar que, quando queremos verdadeiramente, somos mesmo dos melhores da Europa. A equipa estava nos seus dias e a vontade de ganhar foi tanta que, ontem, qualquer adversário teria dificuldade em aguentar a força do SPORTING. Com esta determinação temos possibilidades de passar o AZ Alkmaar e chegar à final da Taça UEFA na nossa casa.
Só quem lá esteve no estádio é que conseguiu perceber o que foi a marcação do 3º golo: momento histórico para o nosso clube com verdadeira loucura nas bancadas.
Não é muito simpático estar a destacar jogadores mas João Moutinho mostrou a diferença entre um jogador a sério e um Lélé, desses que andam por aí a aparecer nas capas de certos jornais a toda a hora.
Com força e determinação, faremos tudo para seguir em frente

Thursday, April 14, 2005

SPORTING - Newcastle

Chegou a hora. Agora tem que ser a valer. E é se queremos aproveitar esta oportunidade.
Força SPORTING!

Tuesday, April 12, 2005

Regresso ao bom caminho

Dias da Cunha proferiu, antes do jogo com Beira-mar, umas afirmações sobre o seu tema de eleição: o sistema e as suas variantes. No meio disso, disse aquilo que já há muito tempo devia ter dito: que o clube que mais tem sido beneficiado é «a instituição» presidida pelo sr. Vieira.
O sr. Vieira não perdeu a oportunidade de armar em Virgem ofendida e largou mais uns disparates sobre a Superliga; parece que a carapuça lhe serviu bem. Pelo meio terá dito que as relações entre a sua «instituição» e o SPORTING já não são as melhores. Resultado: momento de alegria aqui na loja. É com grande satisfação que eu vejo que no SPORTING se diz o que há para dizer, sem compromissos com ninguém. Se o sr. Vieira não gostou, problema dele. Eu sei bem do que não gosto. E não gosto mesmo nada de ver qualquer tipo de ligação entre o SPORTING e esse clube.

Monday, April 11, 2005

Mais uma vitória

Absolutamente justa foi a vitória do SPORTING contra o Beira-Mar, uma equipa que apenas pretendeu empatar o jogo. A haver um vencedor teria que ser o SPORTING, claro. Temos que continuar com muita determinação e muito empenho. Do modo como estão as coisas, vamos ter que trabalhar a dobrar: a malta dos conselhos (justiça e disciplina) não descansa; e, como diria o outro, ter gente na Liga é mais importante do que contratar jogadores. Mas vale a pena: ser campeão e colocar alguma justiça nesta Superliga é um prémio merecido.
Justiça

Já corre por aí a teoria da sorte aliada à teoria do golo válido anulado. Pois bem: sorte é uma equipa como a do slb ainda estar no primeiro lugar. Quanto ao golo do McPhee, tenho mesmo muitas dúvidas que ele esteja em posição regular. Já agora, convém não esquecer os golos limpos anulados ao SPORTING, bem como os foras-de-jogo escandalosos que podiam dar golo, como o do João Moutinho no Domingo que parece que nenhum opinador viu.
Inimputável

Há toda uma composição bastante reveladora: olhar perdido; a tentativa de falar sem mexer os dentes; uma pronúncia inqualificável e um monte de disparates a sair da boca em catadupa.
Percebo agora porque lhe chamam Petit: o cérebro é mesmo diminuto. Se não se tratasse de um inimputável, seria caso para a Liga - que gosta tanto destas coisas - abrir um processo devido a declarações descabidas. Mas deixemo-lo falar. Os tontos não têm culpa de o ser.

Friday, April 08, 2005

SPORTING - Beira-Mar

O que se espera e o que se deseja é que o SPORTING não repita asneiras passadas. É preciso enfrentar o jogo como se se tratasse de uma partida muito difícil. A perseguição ao primeiro lugar vai ser muito dura; qualquer falha terá consequências desagradáveis.
É possível vencer esta Superliga.

Força SPORTING !
Taça UEFA

Calma. Ainda falta metade. E dá para ganhar e passar.

Thursday, April 07, 2005

Freud explica

Estava cansado e com muito sono. Deitei-me e adormeci logo. Depois o SPORTING ganhou ao Newcastle e chegou à final da Taça UEFA. Venceu; não me lembro do outro finalista. A seguir, fomos disputar a Supertaça europeia contra o Chelsea. Ganhámos. Um dos golos foi um auto-golo de cabeça de Tiago; lembro-me de o ter visto na estrevista no fim do jogo a dizer que tal se tinha devido ao facto de a bola ter inesperadamente escorregado da sua cabeça e que, para evitar situações idênticas, ia mudar de marca de gel. Depois veio o Mourinho dizer que tinha visto o Paulinho a falar com o árbitro durante o intervalo; parece que era mentira. Mourinho disse também que se confirmavam os rumores de que ele seria o próximo treinador do Real Madrid. Luís Campos também apareceu a dizer que achava legítimo que ele pudesse ser um dos nomes na lista do Abramovich para a sucessão de Mourinho.
Acordei.
E deixo um aviso à navegação: não me costumo lembrar dos sonhos, mas já tenho sonhado com coisas que vêm a acontecer.

Força SPORTING!!!
Isto é que é ser mais papista do que o Papa

No futebol português, quando pensamos que já vimos tudo, chegamos à conclusão que pior é sempre possível. Esta história do relatório está aí para o provar. Há um polícia qualquer que veio dizer que o árbitro viu e que o árbitro comentou. Isso mesmo: não se espera pelo que o árbitro diz que viu. O «zeloso» agente é que trata de afirmar que os outros viram, numa clara atitude de quem está a exceder as suas funções. Porque se ele fosse um polícia a sério, teria também visto e ouvido o resto e actuado em conformidade, impedindo que as coisas tomassem aquelas dimensões. E - vá-se lá saber porquê - o polícia só viu incidentes por parte do SPORTING. Ao contrário de tudo aquilo que nós vimos na TV, enquanto pudemos ver, que foi precisamente um comportamento incorrecto por parte do Boavista.
Para atestar acerca da credibilidade das afirmações destes «polícias do bessa» invoco aquela história passada aqui há dois ou três anos: certo dia a velha loureira foi multada por estacionamento incorrecto numa das pricipais ruas de Gondomar. Conseguiu chamar o polícia, insultou-o alto e bom som de modo a toda a gente ouvir, e disse que não pagava multa nenhuma porque quem mandava ali era o marido. O polícia embrulhou e ela ainda se ficou a rir.
Portanto, o que os «zelosos» polícias do bessa dizem, para mim vale zero.

Monday, April 04, 2005

Excelente exibição

O SPORTING obteve uma excelente vitória perante o Boavista. Se jogarmos assim até final do campeonato ainda podemos ser campeões. Este jogo também deu para ver o que vai ser a sina do SPORTING até ao fim da Superliga: vamos ter que lutar contra tudo e contra todos. Alguns pensaram que já estávamos arrumados e eis que o SPORTING demonstra força. A luta promete.
Os alfredos

Ao longo dos anos fomos ganhando o hábito de assistir a um espectáculo dentro do espectáculo sempre que o Boavista joga em casa: a palhaçada dos alfredos. Quem são os alfredos? Um conjunto de assessores e adjuntos que se sentam no banco de suplentes ao lado do mestre Pacheco e cujo único propósito é lançar a confusão para dentro do campo, tentando provocar árbitros, jogadores e dirigentes adversários. A táctica é velhinha mais vai resultando. A seguir a um lance um pouco mais polémico entram os alfredos dentro do campo e, num abrir e fechar de olhos, já estão a distribuir empurrão e insulto nos alvos que foram definindo ao longo do jogo. Sempre com muita passividade por parte dos árbitros e delegados: há que lembrar que no intervalo e fim do jogo os alfredos vão actuar para o túnel, o seu verdadeiro «local de trabalho», e aí é que as coisas fiam fino. Armada a confusão vem um Loureiro à sorte, com ar artificialmente grave, dizer que vai para a polícia porque tem provas, mas passado 15 dias já não há nada porque entretanto os alfredos já arranjaram confusão noutro túnel e os Loureiros já têm novo dossier nas mãos.
Faz parte da estratégia desta equipa; a actuação dos alfredos só é possível num futebol onde eles têm protecção por parte de quem os devia meter na ordem. Mas nada disso. Os alfredos, na típica atitude carapau-de-corrida, já perceberam que vale a pena. No jogo com o SPORTING voltou a haver exibição desta trupe. Só me admiro é com o facto de ainda haver quem dê crédito a esta palhaçada. Pelo que fomos ouvindo, e sem saber o que realmente se passou, podemos constatar que a táctica voltou a funcionar: o SPORTING vai, provavelmente, ficar com jogadores impedidos de jogar como consequência disto.
Ou seja, tudo na mesma há vários anos. Até quando?