Thursday, December 29, 2005

Mudanças no plantel

Ainda não sabemos como é que as coisas vão ficar. Do que se vai falando por aí já dá para ter algumas ideias.

Pinilla - Um bom jogador. Devia ter tido mais oportunidades de jogar.

Silva - Boa notícia a sua saída. Nunca percebi o que é que este jogador veio fazer para o SPORTING.

Rogério - Não sendo um fora-se-série era um lateral regular. Se calhar ainda nos vamos arrepender da sua saída.

Romagnoli - Não conheço. Espero que o Paulo Bento o conheça.

Wender - Mostrou qualidade no Braga. Se é para sair que saia em definitivo; muitos empréstimos em muito pouco tempo.

Caneira - Pouco elegante a forma como saiu do SPORTING. É hoje melhor jogador do que era há 5 anos atrás.

Semedo - Jogador com futuro. O empréstimo pode ser uma boa solucção porque ele precisa de jogar com regularidade.

Paíto - O melhor é que saia em definitivo.

Abel - Um óptimo jogador. Espero que continue a mostrar aquilo de que é capaz.

Hugo - Devia sair em definitivo. Não me parece bem a sua inclusão na equipa. Prefiro Semedo e Miguel Veloso que são melhores e muito mais jovens.

Edson - Parecia ser um bom reforço. Ainda ninguém percebeu muito bem porque é que não conseguiu ser titular.
Serviço Público

Ontem à noite a RTP Memória transmitiu um SPORTING-Benfica de 1986. Resultado: 7-1 e muito pano encarnado a ser queimado no fim do jogo.

Friday, December 23, 2005

Novo ciclo

Espero que não haja precipitação nas contratações e saídas de Janeiro. Ou seja: espero que fiquem os bons, que saiam os menos bons e que só entrem aqueles que possam trazer algo de novo. E por pouco dinheiro. Não é pedir muito, pois não?

Um verde (cheio de esperança) natal para todos vós.

Thursday, December 22, 2005

O que vale é que as televisões não transmitem cheiro

Porque se transmitissem, ontem, quando um comentador da TVI, a propósito do golo do clube galináceo vomitou que a bola tinha sido dominada «com a parte lateral do peito com o braço à ilharga», teria ficado um cheiro a vomitado nas casas de quem via o jogo, daqueles que só desaparecem depois de uma limpeza de 8 dias com lexívia e ácido muriático.

Agora começo a perceber porque é que até lá no parque de diversões do Colombo lhe chamam Amélia: para conseguir fazer aquilo «com o peito» tem que ter um grande par de mamas.

Wednesday, December 21, 2005

3 golos e, acima de tudo, 3 pontos

Não foi uma das melhores exibições da época. Mas isso não me interessa muito. Conseguimos, com todo o mérito, a vitória, que é o mais importante. A equipa mostrou que está viva e que pode vencer. Vamos aguardar pelos ajustes de Janeiro.
Saudação especial para o Rogério: há atletas que percebem num instante o que é o SPORTING.
Exemplos de boa gestão

Vieira dos Pneus foi dirigente do Alverca; o Alverca fechou o departamento de futebol profissional porque não tem dinheiro para pagar as dívidas. José Veiga, actual dirigente desportivo, foi empresário de vários futebolistas, entre os quais Jardel; uns, os mais espertos, fugiram-lhe a tempo, outros deixaram-se ficar e ninguém sabe por onde é que eles andam. José Veiga, secundado por uma tralha de dirigentes da era Manuel Damásio no Galinhas, foi dirigente do Estoril; o Estoril, depois de se ter vendido por uma viagem ao Algarve, na época passada, está sem jogadores e tem uma assembleia geral marcada para decidir a continuidade do futebol profissional.
Haja esperança: a história, às vezes, repete-se.

Monday, December 19, 2005

Agora venha o Rio Ave

Ganhámos o jogo contra a Naval; era o que interessava. De seguida vem o Rio Ave que é uma equipa que não é nada fácil. Temos que voltar a dar tudo por tudo porque os 3 pontos fazem-nos muita falta.
Repararam no que se passou este fim-de-semana no galinheiro da luz e em Setúbal (*)? Está visto que voltámos às rábulas da época passada. Por isso, há que estar alerta: esta época vai ser como a que passou: quando for necessário tudo será feito para os colocar lá em cima. Parece que lá para as bandas do galinheiro arranjaram uma expressão para isto: «recuperar o inferno», ou uma merda assim do género. Para se entrar na onda desses revivalismos só falta irem buscar o Carlos Valente para arbitrar uns joguitos. Ele certamente iria adorar.

(*) Sobre o que se está a passar com o Vitória de Setúbal vou esperar por 4ª feira. Depois direi aquilo que todos já percebemos acerca do timing da greve e das rescisões.

Friday, December 16, 2005

Nada está perdido

É preciso vencer o jogo contra a Naval. Ainda há muita coisa para ganhar; esta é a pior altura para que paire a desmotivação. Aliás, quem estiver desmotivado é só aproveitar o mês de Janeiro para tratar da vidinha. Só queremos no SPORTING quem estiver com vontade.
E neste jogo há um suplemento - sem nenhuma importância, eu sei - para nos proporcionar motivação: derrotar o actual treinador da Naval, uma das figurinhas mais patéticas do futebol português onde, como todos sabem, os patetas são tantos que é muito difícil estar no topo da patetice.
Força SPORTING!

Monday, December 12, 2005

Derrota contra o Estrela da Amadora

A equipa falhou. Temos que nos queixar apenas de nós próprios. Não sei se é com revoluções no plantel em Janeiro que as coisas se resolvem, mesmo que haja jogadores no SPORTING que não têm o mínimo de categoria para jogar numa equipa que ambiciona ganhar títulos.
Começo a achar que o melhor é começar já a preparar a próxima época, mesmo que ainda haja muita coisa pela qual lutar no imediato. E é por isso que acho perigosas estas «revoluções» de plantel, mais destinadas a acalmar os sócios depois de uma derrota em casa como a de 6ª feira.
Todos sabíamos que depois de Fernando Santos e de José Peseiro as coisas não iam ser fáceis para quem viesse a seguir. É nestas alturas que temos que ter a paciência dos santos: isto não está bem mais vai ficar melhor.
Acabar com o jornal

Como de costume neste tipo de situações, o boato é lançado e ninguém com responsabilidades aparece a dar a cara pela decisão. Parece que a direcção do SPORTING pretende terminar com a publicação do jornal do clube.
Com a recorrente desculpa da contenção finaceira legitima-se uma medida que não é nada consensual entre os sócios do clube. O jornal tem sido desde há muito tempo um forte elo de ligação entre os sócios e o clube; nenhum jornal de nenhum outro clube conseguiu cumprir essa função. Por isso, a comparação com os outros não é legímima. O que nós temos de bom é para se manter, quer sejamos os únicos ou não.
Mas há um aspecto da questão que me espanta ainda mais: porque é que uma direcção que está prazo, uma vez que deveriam ser marcadas com brevidade eleições para os orgãos sociais do clube, faz tanta questão em tomar esta medida? Até pode ter legitimidade legal. Mas não tem legitimidade moral, na medida em que, se cumprir o que prometeu, dentro de poucos meses estará de saída dando lugar a uma direcção legitimamente eleita que tomará conta do clube. Há muitas coisas importantes no clube com as quais estes nomeados e cooptados administradores se deveriam preocupar. Deixem que a questão do jornal seja debatida, por exempmlo, na campanha eleitoral, para que os sócios possam perceber o que é que os candidatos pretendem fazer da gestão clube.
O fecho do jornal, a dar-se assim no imediato, cheira-me a desonestidade intelectual. Inaceitável numa direcção que se diz «interina».

Friday, December 09, 2005

SPORTING - Estrela da Amadora

Só a vitória nos interessa. E é por ela que vamos lutar.
Força SPORTING!
Torquemadas

Se me garantirem que deixam o rapaz descansado e o poupam de um Auto-de-Fé em pleno Rossio, faço eu com os meus dedos o que ele fez a esses adeptos. E assim ele continuará a jogar futebol em paz sem ser incomodado por ratazanas moralistas que só descobriram o que é a educação na 4ª feira à noite.

Monday, December 05, 2005

Podia ter sido melhor (mas também podia ter sido pior)

O empate frente ao Porto acaba por não ser mau de todo. Podíamos ter ganho o jogo. Falhámos outra vez no capítulo da resistência física: o Porto acabou o jogo mais forte fisicamente e essa acabou por ser a razão de fundo para o golo que sofremos depois de estarmos a ganhar. Mas este é um problema que o Paulo Bento sabe que vai durar algumas semanas mais a resolver. Se o adversário tivesse apertado um pouco mais, nem sei se conseguiríamos aguentar o empate. Feitas as contas, acabámos por conquistar um ponto importante na casa de um adversário que luta pelos mesmos objectivos que nós e que ainda vai ter que jogar no nosso estádio.
Mas aquilo de que mais gostei foi de verificar que a equipa do SPORTING está a crescer, a ganhar maturidade e a tentar cada vez mais jogar um futebol eficiente. Começo a achar que, apesar de algumas dificuldades que ainda vão surgir - algumas delas internas, como já vai sendo uso no SPORTING - a equipa revela cada vez mais capacidades. E aí há que referir o bom trabalho que o Paulo Bento está a desenvolver. Uma ou duas mudanças bem feitas, em Janeiro, e a equipa poderá melhorar ainda mais.
Ficaremos à espera, e a apoiar.

Friday, December 02, 2005

No jogo de logo à noite

Espero que a equipa do SPORTING deixe de lado o que não interessa e se concentre no essencial: ganhar a uma equipa que está ao nosso alcance.
Força SPORTING!
Convidado de última hora

Depois de espalhar a sua imensa qualidade arbitral num jogo das competições europeias, Lucílio Baptista acaba de receber um convite de última hora para apitar um dos jogos em que ele mais gosta de fazer das suas: o Porto - SPORTING.
Sempre a rir, Lucílio voltará a actuar num palco que ele bem conhece. Está claro: já ninguém se lembra quem são os arguidos do «apito dourado».