Thursday, July 26, 2007

As salgadas

A grande animação futebolística deste defeso é a telenovela venezuelana As Salgadas. Há a Salgadasim e a Salgadanão. Contam histórias, dizem que conhecem, desdizem histórias, dizem que viram, acusam, dizem que estiveram lá, negam, publicam livros, afirmam saber mais coisas, dão-se com artistas, aparecem nas revistas, dão entrevistas e, como se isto não bastasse, são iguais. De fugir.
Apneia do sono

Na profissão de treinador é muito importante dormir bem. Oito horas por dia, sem pesadelos.

Thursday, July 19, 2007

Homens do futebol

Paulo Sousa, cujo facto mais relevante que me ocorre, é ser um dos jogadores/treinadores/comentadores mais analfabetos do futebol português, em vez de se entreter com umas aulitas de português para ver se fazia menos figura de estúpido sempre que abre a boca, resolveu armar em "homem do futebol". Em Portugal um "homem do futebol" é um indivíduo que, não tendo grandes capacidades para assumir com responsabilidade um cargo qualquer, opta por saltitar entre várias funções, sem ser capaz de desempenhar condignamente nenhuma delas. Um "homem do futebol" anda sempre de telemóvel na mão a ligar para todos, sempre na expectativa de que haja um cargo, uma assessoria ou um convite qualquer que "dê para arranjar". Os "homens do futebol" têm muitos amigos na área e aparentam sempre dar-se bem com toda a gente. Nas costas, estão sempre a intrigar para poderem ir orientando a sua vidinha. Com o passar dos anos começam por criar a sua capelinha, que depois pode passar a igreja ou até mesmo catedral. Ao fim de algum tempo fazem exigências, reclamam direitos adquiridos e invocam a sua condição de experts por tudo e por nada.
Parece que um dos novos "homens do futebol" a dar à praia - Paulo Sousa - resolveu tratar da vidinha a esse outro grande "homem do futebol" que é José Couceiro. Acontece que o muito experiente "homem do futebol" Gilberto Madaíl está com alguns problemas porque tem outros "homens do futebol" que não estão muito virados para as pretensões do "homem do futebol" Paulo Sousa.
Devo dizer que me estou um bocado nas tintas para o facto de estes "homens do futebol" andarem a servir-se das selecções de futebol. O que hoje ainda me perturba - e é que me incomoda mesmo - é lembrar-me que esse "homem do futebol", que dá pelo nome de Paulo Sousa, já foi jogador do meu clube. Isso é que me custa a entrar, mesmo com os anos que já se passaram. E foi apenas por isso que resolvi escrever este post.

Wednesday, July 18, 2007

Chama-se lei da oferta e da procura e já houve muita gente a teorizar sobre assunto. Ainda assim, ali para os lados do Colombo querem mostrar que andamos todos enganados há uma data de anos e que isso não é nada como os economistas dizem

Toda a gente quer vender o Simão. Até o Simão se quer vender a si próprio. Se alguém está 2 dias sem referir o assunto, o Simão vem dizer que está disponível, o seu empresário diz que tudo é possível e as "fontes próximas", de que os jornalistas tanto gostam, também dizem que sim. Só que propostas concretas para a transferência do Simão, zero. Querer vender quando ninguém quer comprar.
Sabem onde é que o Simão vai jogar esta época? Ok, esta era fácil. Resposta certa para todos.

Monday, July 16, 2007

O que vem aí?

Os resultados desta eleição intercalar para a Câmara de Lisboa são muito importantes para o nosso clube. Dois temas decisivos estão em cima da mesa: a aprovação do início das obras nos terrenos do antigo estádio e a possível construção de um pavilhão. Devo lembrar, a título de exemplo, que nós não tivemos uma Câmara de Gaia para nos pagar totalmente a Academia, por um período de 99 anos. Nem a temos já hipotecada como outros fizeram com a sua caixa.
O SPORTING teve azar. O período de discussão do destino dos terrenos coincidiu já com a balbúrdia que assolou o executivo da câmara. E, como consequência, ficou por aprovar. Ninguém se preocupou muito com o dinheiro que o SPORTING perde diariamente em virtude de mais uma das típicas guerrilhas politiqueiras à portuguesa. Alguns utilizaram a demagogia eleitoralistra para fazerem batota e apresentarem o caso à opinião pública como se de uma exigência extravagante - por parte do SPORTING - se tratasse. O que não é o caso. O SPORTING quer apenas que se cumpra o que foi acordado - que é o que se espera das pessoas sérias. O SPORTING não tem que ser prejudicado por razões que excedem o tema em causa. Isto não é o túnel do Marquês que dá para embargar à vontade porque as custas desse embargo são pagas pelos mesmos de sempre: nós com o dinheiro dos nossos impostos. No impedimento da prossecução das obras que estavam pojectadas no âmbito da construção do nosso novo estádio, a factura tem destinatário: o SPORTING, clube português de futebol que, com as dificuldades já conhecidas, ainda tem que arranjar reservas para fazer face a estas situações às quais é alheio. A verdadeira motivação dos que estão contra a aprovação do que foi protocolado é apenas a contabilidade politiqueira e não razões de urbanismo e legalidade.
E assim tivemos o seguinte resultado em termos de mandatos:
Abstenção - 13 (cadeiras vazias)
A. Costa - 2
Carmona R. - 1
F. Negrão - 1
Depois há as outras contas, com uma data de lugares para muito mais gente.
Resultados apurados. Vamos ver no que isto vai dar. Espero vigilância apertada por parte da nossa direcção ao executivo da câmara.

Saturday, July 14, 2007

Perca peso agora, pergunte-me como

David Beckham apareceu vestido com a camisola do novo clube que tem escrito "Herbalife". Começo a perceber onde se vai arranjar dinheiro para pagar o salário semanal do artista.

Friday, July 13, 2007

Couceirismo

O incompetente José Couceiro tem a mania das grandezas: pensa que é muito inteligente, dotado e bom gestor. Até pensa que é treinador de futebol. Quer ficar para a história e quase consegue: se não bastassem as suas prestações nos clubes, tínhamos agora o péssimo serviço que fez com as selecções jovens, uma a seguir à outra.
O discurso cobardolas de desculpar as suas asneiras com as falhas dos outros tinha que dar no que deu. Por tudo e por nada, Couceiro montava a argumentação a culpabilizar os outros pelas suas falhas. Estes jogadores portugueses das camadas jovens - na sua grande maioria fedelhos pouco inteligentes e mal formados - ouviram e perceberam o sinal. Acharam logo que, o quer que fizessem, teriam sempre a cobertura do mister.
E assim tivemos um excelente final de festa lá num daqueles mundiais sub-qualquer-coisa. Um tal de Zequinha fez um número exemplar e envergonhou toda a equipa bem como os que se revêm nela. Um gajo que se chama Zequinha dá logo vontade de lhe partir a cara, só pelo nome. É claro que a federação portuguesa não vai fazer nada além de relatórios inúteis. Ainda se lembram daquela história que se passou em França e em que os mentirosos dirigentes portugueses desculparam a canalhada dizendo que tinha sido apenas um jogador que deu um salto mais alto e tinha partido um candeeiro, quando nós o que víamos era um balneário todo destruído? A federação chilena, por exemplo, achou que umas bincadeiras de mau gosto com umas prostitutas num hotel davam direito a 20 jogos de suspensão. A federação portuguesa não vai fazer nada além de relatórios inúteis. Esperemos que a FIFA queira ser séria com isto e dê a esse parvalhão e outros como ele uma punição exemplar. Quero lá saber da juventude e dos álibis e do raio que o parta. Este comportamento vergonhoso que se repete com tanta frequência no futebol português tem que ser severamente castigado pela FIFA, uma vez que aqui na paróquia ninguém faz nada.

Wednesday, July 11, 2007

Impostos

Entendo que não deve haver qualquer regime de excepção para jogadores de futebol. Se todos temos que pagar, porque é que os futebolistas hão-de ter um regime diferente?
E o mais disparatado que já corre por aí é a história da concorrência desleal: já há quem - para manter esses privilégios - invoque uma suposta concorrência desleal entre os campeonatos dos vários países. Acontece que esse raciocínio é curto de vistas. Há quem só se tenha apercebido da concorrência desleal por causa do futebol. Era bom que se lembrassem que essa tal "concorrência desleal" é o que sentem milhares de empresas europeias face aos custos de produção na China, por exemplo. E não vejo ninguém com propostas de alteração à legislação fiscal como as que começam a ser lançadas pelos futebolistas e seus comparsas.
A questão fiscal tem que ver com a economia do país. Querem uma política fiscal mais branda? Só o desenvolvimento económico do país o vai permitir. Começar pelos salários dos futebolistas é começar pelo fim.
Ricardo

Que lhe corra bem a vida lá em Sevilha, é o que lhe desejo. O SPORTING está acima de qualquer jogador e não vou perder mais tempo com este assunto. Neste momento o que me interessa são os três guarda-redes que estão no nosso plantel porque é com esses que temos que contar para a época que vai começar.

Wednesday, July 04, 2007

O regresso

A nossa equipa voltou ao trabalho. Ainda incompleta mas já com alguns daqueles que nós esperamos que sejam mesmo reforços.
Bom trabalho. Que façam uma grande época.
Perder tempo

Causaram indignação entre os sportinguistas os escritos de um comentador sem ponta de interesse. Até no SPORTING a coisa deu origem a comunicado. Acho desnecessário: a criatura é insignificante e apenas provoca indiferença. Qualquer reclamação soará sempre a uma tentativa de emendar quem, por falta de talento e capacidade intelectual, não tem emenda possível. Insultos vindos dali soam, quando muito, a elogio. Se há quem lhe pague para debitar baboseiras, o problema é de quem lhe paga e não nosso. Há meios de comunicação que não devem ter onde gastar o dinheiro.