Wednesday, October 31, 2007

Aviso à navegação

Não é o Rui Santos que manda no SPORTING. Embora ele tenha a mania que é uma espécie de prof. Marcelo da bola, há uma diferença fundamental entre os dois: as diatribes do prof. Marcelo acabam por ter influência naquilo a que se refere, ao passo que as divagações de Rui Santos não passam de umbiguismo e vaidade.

Tuesday, October 30, 2007

Fraco

A equipa não joga. Os jogadores não acertam. As lesões prejudicam. O treinador instabiliza-se. Os dirigentes calam-se. À oitava jornada é pouco. É mesmo muito pouco.

Wednesday, October 24, 2007

Go on!

Gosto desta equipa. É que gosto mesmo. Da sua história, dos seus adeptos, do seu equipamento, dos seus jogadores. Vamos a isso malta!
Quase

O SPORTING quase podia ter empatado o jogo, os mais optimistas dirão até que quase o poderia ter ganho. Mas perdeu. E perdeu porque a Roma, sem jogar grande coisa, foi uma equipa mais sólida, mais inteligente, mais ambiciosa. Mais profissional, no fundo. O que se passou em Roma foi o mesmo que se passou no Restelo contra o Fátima: displicência, lentidão e alguma falta de ambição. Esta foi a oportunidade de podermos ganhar ao Roma. Não adianta vir com a história de que em Lisboa é que vai ser: cheira a falsa motivação.
Numa competição como esta tem que se correr mais, estar mais concentrado, falhar menos passes, cair menos vezes, falhar menos cabeceamentos, fazer mais remates, etc. O SPORTING fez muito pouco para o que se exigia. E o que me incomoda mais nem são as derrotas. É a sonolenta chatice em que se transformam os 90 minutos quando vejo a minha equipa jogar.

Tuesday, October 16, 2007

A minha agenda

Não tive wild card para fazer o Portugal Masters. Por isso vou estar por cá na 5ª, 6ª, sábado e domingo. Aceito propostas.

Monday, October 08, 2007

Bem ganho

O Guimarães joga bem. Tem uma boa equipa, capaz de chegar a um lugar na UEFA. Não percebo porque é que só no fim do jogo contra o SPORTING é que se lembrou de começar a jogar futebol. Não sei se houve algum jogador do Guimarães que tivesse aguentado o jogo sem se atirar para o chão e chamar a maca. Sei que o guarda-redes Nilson é muito bom - não a defender remates de longe rematados por russos - mas a queimar tempo nas barbas do árbitro. Até se deu ao luxo de se por a dar toques antes de um pontapé de baliza. E nem um amarelo viu. Como vi o jogo no estádio não corri o risco de ser assaltado pela verborreia dos comentadores televisivos. Mas quando estava a ver o resumo num canal de televisão, o lambão que estava a fazer o comentário disse que o primeiro golo do SPORTING era ilegal e que "tínhamos ali mais um caso no futebol português". Não sei o que são casos no futebol português, nem me interessa. Sei que só um tipo muito burro, muito vesgo ou muito aldrabão é que omite que o Vukcevic, nessa jogada, cai em cima de um gajo do Guimarães porque é empurrado em falta. O árbitro mandou seguir e muito bem: não se pode apitar sempre mal.

Thursday, October 04, 2007

O cantinho da inteligência

É pena haver pouca gente inteligente a falar sobre futebol. Até eu comprava desportivos se, ao folheá-los, deparasse com textos assim. Bem haja o FJV.

Wednesday, October 03, 2007

Estas vitórias sabem bem

O SPORTING fez uma primeira parte fraca contra o Dínamo de Kiev. Na segunda parte as coisas melhoraram um pouco, o guarda-redes esteve bem e a equipa resolveu algumas das falhas mais evidentes do início do jogo. Não se pode jogar sempre bem. Obtivemos o que mais nos interessava: os três pontos.
E segue-se mais um jogo difícil contra o Guimarães. Esta fase da época implica uma inteligente gestão do plantel que não pode ser apenas fazer troca por troca. Concentremo-nos nos nossos objectivos.