Thursday, October 30, 2003

Adivinha

Qual a actividade principal a que os canais de televisão se têm dedicado nas últimas semanas?

Encher pneus.
Abençoada chuteira

Uma transferência milionária para o Barcelona por causa de uma chuteira? Nunca tal objecto tinha valido tanto dinheiro.

Tuesday, October 28, 2003

Um desporto parecido com futebol

Jogou-se ontem, no estádio do Boavista, um desafio de um desporto parecido com futebol: uma modalidade emergente em que vale dar porrada a torto e a direito e em que o árbitro faz apenas figura de corpo presente. Qualquer coisa deste tipo só se imagina nas divisões secundárias das competições sul-americanas e no futebol português. O tal em que um árbitro, depois de uma prestação como a do Paraty neste jogo, tem como brinde uma elevada classificação. Já estou a imaginar as carpideiras do costume a virem debitar demagogia depois de, um dia destes, um jogador se lesionar gravemente em consequência de uma destas brincadeiras parecidas com futebol.
Quanto ao Boavista... De que se queixam? O Porto não fez mais do que jogar como o Boavista tem jogado nos últimos 3 / 4 anos. E nessa altura era politicamente correcto chamar àquilo futebol moderno, viril e disputado com empenho. Atiraram pedras para o ar, agora estão a levar com elas em cima. O que é que isso tem de mais?

Thursday, October 23, 2003

Esclarecimento

No post anterior era lançada a dúvida acerca da quantidade de adeptos de um determinado clube. Mas hoje passei pela 2ª circular na zona do Colombo e as minhas dúvidas ficaram esclarecidas: há clubes cujos adeptos não vão aos jogos porque se estão a guardar para irem olhar feitos papalvos para uma obra. Inpedindo o trânsito de funcionar na sua normalidade. Mas eu também sei que a polícia tem mais para fazer do que andar a ver quem, na 2ª circular em pleno dia, estaciona o carro em 2ª e 3ª filas para olhar uma obra.

Tuesday, October 21, 2003

Onde estão os 6 milhões?

Benfica - Gil Vicente - 4 mil espectadores

SPORTING - Beira Mar - 30 mil espectadores

Monday, October 20, 2003

O que eu espero no jogo contra o Beira-Mar:

- Uma equipa da casa que mostre vontade de vencer

- Um relvado decente

Falta vir na TIME

Parece que João Pinto chegou atrasado a um treino. Nada de mais, digo eu:todos nós já chegámos atrasados a alguns sítios. O treinador do SPORTING é que parece que achou graça e vaí daí resolve dizer, no meio de uma gargalhada, que o jogador tinha sido multado. Porque é que ele se riu? Não me interessa para nada! Interessa-me é saber porque é que o assunto tem que saltar logo cá para fora, com confirmação, pela boca do treinador, em conferência de imprensa. Quando treinava o Porto também vinha para as conferências de imprensa com estes assuntos? Que me esclareçam os bloguistas mais atentos do que eu.

Thursday, October 16, 2003

Ao sr. Soares Franco

Saber estar calado e falar apenas nos momentos indicados é uma virtude.
Vitória na Suécia

O SPORTING venceu a equipa sueca. Tinha total obrigação de o fazer. A equipa continua a demonstrar dificuldades e alguns jogadores continuam a mostrar que ali não é o lugar deles. Esperemos pelos próximos tempos.
Quem é o Papa?

Pinto da Costa veio reagir violentamente a umas declarações de Soares Franco. A palestra teve direito a ida prévia ao cabeleireiro para fazer uma mise ao cabelo. A que se deve tão solene conferência de imprensa? No meio de um alinhamento de disparates, Pinto da Costa lá disse umas patacoadas acerca de Martins dos Santos e Duarte Gomes, entre outros. Há uma coisa que nem o Papa consegue explicar: porque é que cada vez que se fala em corrupção no futebol português Pinto da Costa fica tão exaltado? A esta pergunta pode-se acrescentar uma outra: se pouco ou nada mudou no futebol em Portugal, porque é que Pinto da Costa no ano passado dizia «cobras e lagartos» contra o «sistema» e este ano está sateisfeito da vida pelo modo como as coisas funcionam? É que a única coisa de substancial que mudou do ano passado para este foi a nomeação dos árbitros. Será que é essa a razão da nova atitude de Pinto da Costa?

Wednesday, October 15, 2003

Taça UEFA

O jogo que o SPORTING tem hoje pela frente não parece nada fácil. Ainda por cima com mais não sei quantas alterações que o treinador tem em mente.
Vamos acreditar que o SPORTING consegue passar a eliminatória. A margem de manobra começa a não ser muito grande. Força SPORTING!

Monday, October 13, 2003

Depois das férias, de volta ao trabalho

Houve mini-férias devido à selecção. Esta selecção, com tantos jogos amigáveis, já deve ter mais amigos do que a Amiga Olga - o problema é jogar tanto como ela. Não sei se o Scolari desta vez está contente ou não, nem me interessa. Nem sequer vi o jogo. Sei que, feito um balanço dos vários jogos de preparação, já era altura de jogarem um bocadinho mais de futebol. Tanta interrupção no campeonato, ao menos que seja para alguma coisa que se aproveite.

Thursday, October 09, 2003

Inveja

Na inauguração do novo complexo de salas de cinema Alvaláxia, vai estar presente Catherine Deneuve (a verdadeira, a francesa). Com a inveja que os do costume costumam ter nestas coisas, vamos ter Ágata a cantar no estádio da Luz, ai isso vamos.
Venha o debate

O único candidato não cadastrado à presidência do Benfica solicita um debate com o candidato Vieira. Antecipando já o interessante momento televisivo, eu sugeria que o ménage fosse à trois.
Que interessante, três cordiais cavalheiros a falarem sobre essa obra maravilhosa que é o centro de estágios do Seixal, sobre a excelente actividade que desenvolve o sector de formação do Benfica, sobre as infindáveis vitórias nas modalidades amadoras, sobre o sucesso que é o pagamento do novo estádio. Isso sim, vai ser bonito. É que para tristezas já bastam os outros sectores da sociedade.
Deixa lá, não é nada

Mantorras (parece que é jogador de futebol) pede, na capa de um dos jornais do Benfica, desculpas.
Mas pede desculpas porquê?

Wednesday, October 08, 2003

Dá para todos

Se o Arnaldo ganhou na Califórnia, o Guerra Madaleno pode ganhar no Benfica. Tenhamos esperança.

Tuesday, October 07, 2003

Algumas notas sobre o fim-de-semana desportivo

- O SPORTING jogou mal no jogo contra o Marítimo. Não venham com a história da 1ª parte muito boa. Os jogos têm noventa minutos e ganham-se depois do apito final do árbitro. Jogar bem na 1ª parte e só marcar 1 golo; não fazer nada na 2ª e depois vir dizer que a primeira parte foi muito boa...vitórias de Pirro.

- Parece que F. Santos deu um raspanete aos jogadores. Não sei muito bem em que termos é que isso aconteceu mas sei que os jogadores não perderam sózinhos. As substituições de F. Santos na 2ª parte são anedóticas. Cajuda, por exemplo, ganha o jogo quando resolve mexer na equipa. F. Santos mexe para fazer pior. Será que alguém dá um raspanete a F. Santos?

- O árbitro do jogo Marítimo- SPORTING esteve ao seu nível. Tenta ser discreto para não dar muito nas vistas mas aquele lance no último minuto foi demasiado óbvio; aí não deu para esconder qual era a sua tarefa naquele jogo: contribuir para a marosca armada por esse ex-bandeirinha de 2ª que dá pelo nome de não-sei-quê Guilherme.

- Se tivessem expulsado dois jogadores do Marítimo e nos tivessem oferecido um penálti também tínhamos ganho por 4-1. Aliás, bastava que nos tivessem dado o penálti a que tínhamos direito (cometido sobre Silva) que este jogo tinha sido ganho.

Friday, October 03, 2003

Jornada da semana

Vamos à Madeira, em força. E vamos também estar atentos ao que se passa noutros campos, para o que der e vier.

Thursday, October 02, 2003

Certeza

Depois do que se passou recentemente na arbitragem portuguesa, a nomeação de Paulo Costa para arbitrar o jogo Marítimo-SPORTING é, acima de tudo, uma provocação. Com as razões que o SPORTING apresentou, aquela gente, tinha é que mostrar que está interessada em contribuir para a melhoria do futebol português e nomear um árbitro que, à partida, fosse menos polémico para este jogo. Pois não. O que a malta faz é subir a parada, vincando a sua posição de provocação e toma lá um árbitro que sitematicamente prejudica o SPORTING. Ainda se lembram daquele penálti sobre Simão Sabrosa num Salgueiros - SPORTING, que só Paulo Costa é que não viu? Contas largas, nos últimos 5 anos esse cavalheiro foi responsável pela subtracção de cerca de 15 pontos ao SPORTING.
Isto é a confirmação do que disse Dias da Cunha: perderam a vergonha. Só não puseram os irmãos cangalheiros a arbitrar este jogo porque eles já mudaram de actividades. Talvez estejam no Brasil... com uma viagem paga pelo FC Porto devido ao engano de uma «menina» que trabalhava na secretaria da Cosmos.
Dúvida

Lucílio Baptista apitou um jogo do Chelsea para a liga dos campiões. Deve ter rido o jogo todo como sempre faz. (Espero um dia conseguir perceber como é que este homem consegue andar 90 minutos seguidos a rir.) A certa altura Desailly corre atrás da bola para tentar impedir que o adversário marque; tropeça sózinho e cai; Lucílio Baptista, correctamente, valida a jogada (muito semelhante à do golo anulado a J. Tomás por mergulho de Jorge Costa). A minha dúvida é esta: se Lucílio estivesse a arbitrar em Portugal e em vez de Desailly fosse Jorge Costa, teria ainda assim validado aquela jogada?

Wednesday, October 01, 2003

Preparem-se

Ricardo, guarda-redes do SPORTING, disse o que diria qualquer pessoa de bom senso: os árbitros, tal como qualquer outro interveniente num jogo de futebol, devem ser punidos sempre que excederem determinados limites nas suas actuações. Só os árbitros portugueses que apitam em Portugal, quando procedem a arbitragens escandalosamente prejudiciais para a prática do futebol, é que ainda têm direito ao brinde de receberem uma elevada classificação atribuída, em geral, por um ex-comparsa com quem tinham almoçado antes do jogo. Um árbitro pode falsear completamente o resultado de um jogo e estragar esse mesmo jogo, desrespeitando quem paga bilhete que nada lhe acontece. Todos sabemos como são cozinhadas as classificações das actuações dos árbitros. Muitas das vezes parece que o relatório do observador pertence a um outro jogo que não aquele que todos nós vimos. Aliás, grande parte da aldrabice que é, na maior parte dos casos, o nosso futebol, radica precisamente no papel que os observadores desempenham na classificação final dos árbitros. Sobre isso falarei um destes dias.
Por agora, alerto os adeptos do SPORTING. A vingança vem aí­. Não tenham dúvidas. Medíocres, incompetentes e velhacos como são a maior parte dos árbitros, o Ricardo, depois do que disse, no próximo jogo basta que passe a um metro do adversário para levarmos logo com um penalti. E se não repõe logo a bola vem o amarelo. E ai dele que abra a boca: o «vermelho por palavras», como dizem os nossos tele-jornaleiros, salta logo do bolso. E os outros que se cuidem que, por um, pagam todos.
De qualquer dos modos, força Ricardo, os adeptos do SPORTING estão contigo.