Wednesday, March 31, 2004

Declarações

Scolari terá dito que não se importava se não ganhasse à Itália pois o seu objectivo é «jogar bem». Conhecem algum jogo em que o objectivo não seja ganhar?

Monday, March 29, 2004

Falando de coisas boas...

Parabéns ao FRV. Temos mais uma sportinguista.
SPORTING - Paços de Ferreira

Infelizmente, nada de que não se estivesse já à espera. E até ao fim do campeonato poucas perspectivas de mudança no horizonte. Aguentemos.
Selecção de Rugby

Parabéns ao pessoal do Rugby. Venceram o Torneio das Nações B e, como tal, sagraram-se campeões da Europa. O jogo foi excelente; incerteza no resultado até ao fim. Só que uma grande vontade de vecer deu para ganhar. Trata-se de uma selecção que desfruta de reduzidos apoios e que chega a ter que pagar para jogar. Os jogadores da selecção de futebol bem que podiam olhar para este exemplo antes de virem com aquelas reclamações acerca dos prémios de jogo.

Friday, March 26, 2004

O treinador do SPORTING

Confesso que estou farto do treinador do SPORTING. Aliás, estou farto desde o dia em que ele foi contratado. Não sou adivinho mas tive o pressentimento de que isto ia acontecer: um treinador que não tem «mãos» para levar a equipa. Não se trata de embirração com o personagem que até acho correcto e cordial. Trata-se apenas de sempre ter achado que ele nunca tinha demonstrado reais capacidades para treinar uma equipa como a do SPORTING ou como qualquer outra que lute pelo título.
Como se não bastasse a prestação desportiva da equipa que, ao contrário do que ele diz, não é boa mas sim péssima: eliminados da Taça de Portugal e da Taça UEFA por duas equipas inferiores, com o 2º lugar no campeonato em risco e com exibições verdadeiramente pobres, ainda temos que aturar as suas declarações. Declarações estas que, à medida que as coisas vão piorando desportivamente, se vão tornando cada vez mais descabidas e despropositadas. Não vale a pena estar aqui a enumerar, porque isso até incomoda.
O que está mal no meio de tudo isto é percebermos que a equipa do SPORTING está sem rumo, em termos de futebol jogado, tal como estava no início da época, e algumas exibições razoáveis não chegam para contrariar isto. E fica tudo muito pior quando vemos que o indivíduo que, literalmente, não conseguiu nada de positivo esta época já anda a falar da próxima e da construção de uma equipa europeia e mais não sei quê. Mas ele não percebe que ainda não garantiu o 2º lugar? E que este 2º lugar não passa de um consolo? O que foi esta época? Transição? Mas transição para quê? Por que carga de água é que temos que lhe proporcionar «épocas de adaptação» não se sabe muito bem para quê? A SAD proporcionou-lhe condições de trabalho, sobretudo em termos de aquisições, de que poucos treinadores que passaram poderam usufruir.
E a imprensa tem muita culpa disto: qualquer outro treinador do SPORTING, sobretudo se fosse estrangeiro, estava sempre a levar recados de por em sentido. Mas a este não. A imprensa trata de arranjar umas oblíquas estatísticas que mostram que este treinador fez uma das melhores épocas dos últimos anos. Mas quem é que pensam que podem enganar. Esta história de haver treinadores portugueses com uma protecção doentia por parte da comunicação social só demonstra a falta de profissionalismo do jornalismo desportivo português.
Esclarecimento

O clube turco do nome esquisito afinal foi eliminado pelo Valência. Deram luta nesta eliminatória mas não conseguiram. Parabéns à mesma.
Afinal as leis são iguais para todos

A equipa de Futsal do Benfica foi penalizada com três derrotas pelo facto de não ter cumprido os regulamentos em vigor para a competição. Até aqui nada de novo; assim é que devia ser, em todas as modalidades. Mas confesso que estou um pouco surpreendido. Como foi possível tal atrevimento ao penalizar aquele clube? Ou será que o Futsal quer dar o exemplo? Se assim for, que sejam benvindos. Aguardamos então pelo pelos próximos desenvolvimentos: já estou a imaginar um desses pinhões que para aí escrevem a debitar artigalhada dizendo que não chegam ao 1º lugar porque foram impedidos «na secretaria». E nem sequer iam em 1º.

Wednesday, March 24, 2004

Ponto da situação

O Porto soma e segue; o Benfica diz que «quer voltar a ser grande»; o treinador do SPORTING é pretendido por clubes gregos e o Scolari também disse qualquer coisa de que já não me lembro. Mas o que interessa é que está tudo mais ao menos na mesma. Ainda bem; o povo é sereno e não gosta de grandes balbúrdias.

Tuesday, March 23, 2004

Boas novas

Segundo o jornal A Bola, há um clube grego interessado em Fernando Santos. Pois isso é que é uma boa notícia. Pena é não dar em nada.

Monday, March 22, 2004

Rio Ave - SPORTING

Quem eram aqueles rapazes que, no sábado à noite, andaram vestidos com o equipamento do SPORTING a correr atrás da bola lá para os lados de Vila do Conde? E quem era aquele tipo que estava junto à linha a tentar dizer não se sabe bem o quê lá para dentro?

Friday, March 19, 2004

O costume

O nosso animador de serviço, P. da Costa, depois de ver a sua equipa apurada para a final da Taça de Portugal lembrou-se que era melhor que o assunto fosse tratado em duas mãos. Agora, a dois meses da data. Não é normal chamar batoteiro aos que querem mudar as regras a meio do jogo?
Vila do Conde

O Rio Ave nunca é um adversário fácil. Temos que ir em grande força mesmo com a equipa desfalcada. Precisamos dos 3 pontos para a luta pelo 2º lugar. E esperamos que o ataque do SPORTING seja um pouco mais eficiente.

Wednesday, March 17, 2004

O homem do momento

Há mais dirigentes a quererem este gajo a dirigir o respectivo clube do que homens a quererem passar uma tarde com a Charlize Theron. Chiça, o gajo deve ter mel...
SPORTING - Alverca (Benfica C)

Jogou-se um bocadinho melhor mas tem que se melhorar o ataque. A vitória é inteiramente merecida. O árbitro fez os possíveis para estragar o jogo, permitindo todo o tipo de entradas aos jogadores do Benfica C. De salientar o comportamento do treinador, director desportivo ou outro cargo qualquer do Benfica C: trata-se de um indivíduo que tem a mania que é distinto e superior aos outros mas não passa de um típico arruaceiro da bola ao melhor estilo «tenho sempre razão». Que se porte como deve ser e então depois diga alguma coisa.

Monday, March 15, 2004

Hora de provar

Vamos lá então constatar se efectivamente «estamos mesmo melhor do que no ano passado» tal como diz o treinador do SPORTING. O Alverca costuma dar luta suficiente. Ponham-se a pau!
Quem?

Como é que se chama aquele clube turco que, na Taça UEFA, entre outros, eliminou o Valência, o Parma e o Blackburn Rovers?

Friday, March 12, 2004

Sobre Madrid

Às vezes, não sabemos muito bem por onde é que devemos pensar: não somos capazes de colocar as perguntas.

Thursday, March 11, 2004

O Arsenal e o resto é conversa

Se ainda havia dúvidas, elas ficaram desfeitas: a melhor equipa inglesa do momento é o Arsenal. E quanto ao melhor jogador, para lá de toda a subjectividade inerente, Thierry Henry merecia a distinção, não só porque aqui nos 5 Violinos somos grandes adeptos deste jogador, mas também porque o seu rendimento para a equipa é, desde há 2 ou 3 anos, absolutamente fantástico. Será que tem que mudar de patrocinador de chuteiras?

Tuesday, March 09, 2004

Naide Gomes e Rui Silva

São portugueses, atletas do SPORTING e foram os únicos medalhados nos campeonatos mundiais de pista coberta. Merecem a nossa admiração e servem para mostrar que lá fora não se fala apenas de um clube de Benfica. Aliás, o maior símbolo desportivo de Portugal de todos os tempos - Carlos Lopes - foi também um grande atleta do nosso clube, o maior de Portugal se considerarmos o conjunto de todas as modalidades ao longo dos últimos 100 anos.
Papel e caneta para o Pedro Barbosa e o João Pinto já!

Estes dois jogadores devem imediatamente prolongar os seus vínculos com o SPORTING. É também com atitudes como esta que se ganham equipas, e é com equipas que se ganham campeonatos.

Saturday, March 06, 2004

Destino: Aveiro

E agora vamos a Aveiro mostrar que temos equipa para lutar por aquilo que ainda nos resta.
Parece que há por aí muitos «compadres» a «observar» jogos de futebol. Tudo bem, é gente que no futebol só mesmo a «observar» porque pouco mais conseguiriam fazer além disso. Mas vejam lá o que «observam». E por falar em «observar»; alguém «observou» um adepto arruaceiro a invadir o campo insultando o árbitro no Marco de Canavezes? E também «observaram» a atitude da GNR perante esse hooligan parolo?
É que na Multiópticas há agora um atractivo desconto em função da idade. E, a avaliar pelos anos que alguns já têm disto, essa promoção deve dar algum jeito.

Tuesday, March 02, 2004

Ainda dizem que ele não existe

Um adepto exaltado resolve desatar a insultar o árbitro junto à linha só porque este não assinalou um pretenso penalty. Esse adepto vem para a televisão dizer que paga os ordenados dos jogadores do seu bolso. Esse adepto até já foi responsável por nomeações de árbitros na associação do Porto. A GNR age passivamente perante esse adepto. Ele reafirma que faria tudo na mesma. A Liga abre inquéritos. A associação dos árbitros protesta, mas de uma forma passiva se a compararmos com outras situações - lembram-se da greve aos jogos do SPORTING aqui há uns anos?
Pois, o sistema não passa mesmo de fantasmas com que Maria José Morgado e Dias da Cunha sonham.

Monday, March 01, 2004

SPORTING - Marítimo

O resultado foi melhor do que a exibição. Pontos muito importantes na luta pelo 2º lugar. Jogadores em quebra de forma. Entusiasmo incansável dos adeptos. E para a semana que vem vamos a Aveiro.