Monday, November 14, 2005

Mesmo a calhar

No Público de domingo foi publicada uma notícia sobre um estudo de uma empresa dinamarquesa – Mandag Morgen – acerca das relações entre o jornalismo desportivo e os acontecimentos que este cobre. Foram tidos como objecto de estudo cerca de 10 mil artigos de 37 jornais diferentes, respeitantes a 10 países. Nenhum jornal português foi alvo desta iniciativa.
Os estudos valem o que valem e como Sir Humphrey do Yes, Minister bem disse, há sempre estudos para corroborar tudo o que se possa imaginar, por mais disparatado que seja. Ainda assim, esta investigação parece ter sido determinada por critérios de rigor, e merece uma leitura. Não pretendo fazer desta investigação teoria. Refiro-a apenas porque me parece que contém conclusões muito interessantes, sobretudo se tivermos em atenção o que se vai vendo pelo jornalismo da área desportiva em Portugal.
A ideia global que se extrai desta análise pode-se resumir em poucas palavras: o jornalismo desportivo tem muito pouco de jornalismo e bastante de publicidade e marketing. Chegando ao ponto de se colocarem em causa valores que deveriam ser fundamentais na conduta do jornalista enquanto profissional que tem a função, acima de tudo, de informar. “Funcionalmente falando há poucas dúvidas de que os jornalistas desportivos actuam como relações públicas. A imprensa desportiva é um dos maiores fazedores de mitos e deixa muitas questões por responder.”, afirma Dante Chini do Centro para a Excelência do Jornalismo nessa investigação.
Isto cai que nem uma luva no que se passa no jornalismo desportivo português. Só o mais distraído dos leitores é que ainda não percebeu que por cá o jornalismo desportivo não tem quase nada de jornalismo e muitas vezes também tem pouco de desportivo. Poderia enumerar aqui um rol de lacunas de que ele sofre. Não vale a pena.
O que eu achei interessante foi associar este estudo a uma notícia do Expresso de Sábado – página inteira e chamada na capa – em que se “noticía” o facto de o clube galináceo ter elaborado uma lista de orientações acerca do modo como irá funcionar o seu centro de estágio. Até parece que este vai ser o primeiro Centro de Estágios em Portugal. A fonte são as declarações de um tal de A. Carraça que, ao que consta, foi sindicalista e agora é gestor lá no clube. E no que isto resulta não é mais do que uma não-notícia. Diz Carraça que pretende formar jogadores tendo dando especial atenção a aspectos como a “velocidade”; “criatividade”; “robustez”; “técnica” e “disciplina” – não sei se vão incluir um item qualquer sobre a proibição de dar entrevistas ameaçando com a saída do clube... talvez seja necessário. O que é fantástico é que isto não passa de um chorrilho de lugares-comuns daqueles que se atiram ao povo em comício eleitoral. Qual o treinador de clube da 3ª divisão que não tem o desejo de formar jogadores com aquelas 5 características? Onde é que está a novidade? Mas Carraça não se fica por aqui. Vai ao ponto de lançar os nomes do que ele considera serem os modelos que vão definir a formação das jovens estrelinhas. E aí temos uma lista de jogadores que mais parece a votação dos MVP internacionais do ano, à excepção de Nelson que é lançado apenas porque é a vedeta mediática que está em “fabrico” pela agência de marketing Bola & Record com TVI à Mistura – Invenção de Craques por Encomenda, empresa a que este clube frequentemente recorre sempre que precisa de inventar um estrelita. [Nelson é bom, mas não é tão bom como nos querem fazer crer]. Carraça quer ser levado a sério e trata de polvilhar a sua estratégia com muito palavreado do tipo “coordenação com as instituições de ensino”; “apoio de formadores ligados a universidades”; “formação do homem e não só do atleta” – é pena que este item não tenha sido posto em prática durante a formação da Maria João Pereira – e uma “proximidade entre o clube e a família”.
Talvez devido ao facto de o campeonato estar parado e as historietas da selecção de Scolari já não interessarem a ninguém, o Expresso, para encher os quilos de papel que tem que vender, tenha que encher uma página com uma manifestação de intenções que de notícia não tem nada. Podia ter colocado um daqueles economistas que nas horas vagas são comentadores de sofá a afirmar, numa página no suplemento de economia, que é preciso “produzir mais e melhor”; “normalizar a cobrança de impostos” e “dinamizar o sector empresarial de modo a reduzir o desemprego” que seria a mesma coisa. Ou seja, nada de novo: encher uma página com banalidades que qualquer palerma consegue atingir. Nada que tenha interesse jornalístico. Precisamente o que o estudo da Mandag Morten refere. Diz Knut Helland nesse estudo: “a maioria do jornalismo actual é publicidade editorial.” Pois é. E má publicidade acrescentamos nós.

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