Monday, December 12, 2005

Acabar com o jornal

Como de costume neste tipo de situações, o boato é lançado e ninguém com responsabilidades aparece a dar a cara pela decisão. Parece que a direcção do SPORTING pretende terminar com a publicação do jornal do clube.
Com a recorrente desculpa da contenção finaceira legitima-se uma medida que não é nada consensual entre os sócios do clube. O jornal tem sido desde há muito tempo um forte elo de ligação entre os sócios e o clube; nenhum jornal de nenhum outro clube conseguiu cumprir essa função. Por isso, a comparação com os outros não é legímima. O que nós temos de bom é para se manter, quer sejamos os únicos ou não.
Mas há um aspecto da questão que me espanta ainda mais: porque é que uma direcção que está prazo, uma vez que deveriam ser marcadas com brevidade eleições para os orgãos sociais do clube, faz tanta questão em tomar esta medida? Até pode ter legitimidade legal. Mas não tem legitimidade moral, na medida em que, se cumprir o que prometeu, dentro de poucos meses estará de saída dando lugar a uma direcção legitimamente eleita que tomará conta do clube. Há muitas coisas importantes no clube com as quais estes nomeados e cooptados administradores se deveriam preocupar. Deixem que a questão do jornal seja debatida, por exempmlo, na campanha eleitoral, para que os sócios possam perceber o que é que os candidatos pretendem fazer da gestão clube.
O fecho do jornal, a dar-se assim no imediato, cheira-me a desonestidade intelectual. Inaceitável numa direcção que se diz «interina».

No comments: