Wednesday, December 06, 2006

Eliminação das competições europeias

O SPORTING voltou a fazer um péssimo jogo. E assim se vê eliminado das provas europeias, nas quais tinha sido depositada alguma esperança. A equipa mostrou falhas graves, daquelas que já tinha mostrado no jogo de 6ª feira. Atravessa um mau momento de forma, com uma evidente quebra física.
Maus momentos toda a gente tem. E eu acredito que, não só nós vamos recuperar desta fase má, como os nossos adversários directos, até ao fim do campeonato, vão ter também este tipo de quebras. Deixemo-los inchar que é para depois o estoiro ser maior.
Percebo que neste tipo de alturas os sócios necessitem de se fazer ouvir. É da natureza humana: todos queremos, em certas alturas, desabafar, arranjar engenhosas justificações, culpar alguém e culparmo-nos a nós próprios.
Apenas algumas horas depois do jogo, vejo por aí uma proliferação de teorias sobre a tal crise do SPORTING que a única coisa imediata a constatar é que o SPORTING é motivo de atenção para muita gente, o que não deixa de ser surpreendente de verificar tratando-se de um clube que não aparece no Guinness.
Os que mais vão opinando são precisamente os que não são sportinguistas. Por parte das televisões, por exemplo, abriu a caça ao comentador instantâneo: não há borra-botas nenhum que não tenha já debitado meia-dúzia de parvoíces sobre «a juventude da equipa», «as falhas nos momentos decisivos», as «precipitações do treinador», a gestão «mais económica do que desportiva da direcção», só para falar de coisas que ouvi de ontem para hoje.
Nada disto me interessa. Todas as opiniões destes comentadores - uns mais ocasionais do que outros - valem para mim zero. A homilía nocturna do sr. Rui Santos concorre com programas tipo Gato Fedorento, não é sobre desporto. Aquele programa da RTPN, que nunca vi do princípio ao fim, vale apenas pelo tipo do Porto, o único capaz de dizer coisas inteligentes. O cineasta, então, é do target Malucos do Riso, sobretudo quando antecipa a constituição das equipas e se mete a falar daquilo que ele acha que são as tácticas. E se nomeio estes artistas é apenas para mostrar o que vale para mim toda esta indústria da opinião. Nada. Se ao menos convidassem alguém que percebesse um bocadinho de futebol...
Quanto ao que os sportinguistas vão dizendo, tudo me parece normal à excepção das críticas ao treinador. Dá a impressão que andava por aí muita gente a encher e à espera de uma falha para soltar tudo cá para fora. As críticas são de louvar. Algumas das apreciações que têm sido feitas sobre o Paulo Bento parecem-me exageradas. Paulo Bento, para mim, é tão bom treinador hoje como era na pré-época quando muita gente se deliciava com a juventude da equipa por si estruturada. Não vejo razões para mudar. Acredito que ele vai saber dar a volta por cima tal como a deu na época passada ao pegar numa equipa que tinha sido treinada, de seguida, por dois desastres como Peseiro e Fernando Santos.
A nossa equipa tem valor. E vai acabar por mostrá-lo. Erro tremendo seria o de mudar de estratégia ao sabor dos resultados. Este trabalho implica continuidade. Por muito pior passou Alex Ferguson no Manchester. Por muito pior está a passar Arsène Wenger no Arsenal e não consta que os dirigentes do Arsenal considerem colocar em causa o rumo traçado.
Acho que devemos fazer o mesmo. Reflectir bem sobre os erros que estamos a cometer - e estamos mesmo a cometer alguns de alguma gravidade - e tomar as decisões sem precipitações de ocasião potenciadas pelos resultados do momento. Devemos continuar a acreditar nos nossos jogadores, sobretudo nos mais inexperientes porque é com eles que vamos ter que contar para dar a volta por cima. Devemos continuar a apostar numa rigorosa gestão financeira. E devemos continuar a acreditar no potencial do nosso clube e dos preciosos adeptos que possui.
Sem querer ser demagógico, acredito que não somos tão maus como se vai por aí dizendo. E vamos saber superar isto. O que não nos mata vai-nos dar força.
SPORTING sempre!

No comments: