Tuesday, June 20, 2006

Tele-lixo

Tornou-se insuportável ver estes programas sobre futebol que as televisões arranjam por alturas do Euro e do Mundial. É certo que o que existia antes não era grande coisa, mas desde o Euro 2004 que a televisões – todas – resolveram dar cabo da paciência de quem trabalha durante o dia e à noite quer ver o que se passou.
Contas feitas muito por alto, podemos verificar que de futebol há para aí uns 20%. O resto são reportagens idiotas sobre assuntos laterais, comentários de gente que não entende nada de bola, artistas pimba desejosos de tempo de antena a fazerem play-back com o inseparável cachecol. Enfim, tudo aquilo que o adepto de futebol quer ver a milhas de distância. Trata-se de pegar no futebol, que aqui não é mais do que um pretexto, para fazer programas de entretenimento do género daqueles que os canais têm aos dias de semana de manhã. A algazarra é total, não sei se há quem goste daquilo, mas os jornas mostram estar satisfeitíssimos a falar de todas aquelas insignificâncias.
Um dia destes eu quis ver o que se tinha passado em dois jogos aos quais não tive oportunidade de deitar olho. Sintonizei um desses programas ao calha. E aquela merda irritou-me mesmo. Antes de poder ver um minúsculo resumo de cada um desses jogos tive que levar com uma interminável reportagem sobre um gajo qualquer que pintou o carro de verde e encarnado – infelicidade a dele. Outra reportagem sobre um grunho espanhol que toca tambor e diz que vai a todos os mundiais – azar o dos que ficam ao lado dele. Mais uma reportagem sobre um cámone qualquer que tinha uma camisola de Portugal mas nem sabia muito bem porquê – devia ser a única que estava lavada. E tudo isto pontuado pelos comentários patéticos do jornalista-pivot que mostrava achar muita graça a todas estas insignificâncias. De futebol quase nada: trataram de despachar resumos de dois minutos para cada um desses jogos. Ou seja, num programa sobre o Mundial DE FUTEBOL, fico sem poder ver futebol porque as televisões andam entretidas à procura do que não interessa para depois mostrarem. Chama-se a isto tele-lixo.

No comments: