Saturday, September 29, 2007

O Pereira nas suas sete quintas

Vítor Pereira conseguiu, em poucos meses, o que mais queria: lançar a confusão na arbitragem para desse modo ser ele a por e a dispor. As entrevistas pré e pós jogos de árbitros e dirigentes da arbitragem; os cínicos pedidos de desculpa dos árbitros; os seus textos interpretativos do International Board; as tiradas que vai mandando para os jornais; a defesa dos árbitros incompetentes perante a evidência da sua incompetência; o seu silêncio quando deve falar. Tudo contribui para revelar a mediocridade deste dirigente - não mais do que a continuação da sua mediocridade enquanto árbitro. O que ainda nos pode causar alguma estranheza é o à-vontade com que actua.
O que é que Hermínio Loureiro faz na Liga? Quem é que manda no futebol português?
Cuidado com a camisola

Santana Lopes amuou com a SIC por causa de ter sido interrompido por mais uma das patéticas e enfadonhas entrevistas de Mourinho. Pela primeira vez concordei com Santana, mesmo sabendo que ele fez aquilo muito mais como número pessoal do que propriamente para reclamar a desconsideração.
Deixo-lhe um aviso: tenha cuidado com a roupa que veste.

Friday, September 28, 2007

Os lobos

Foi positiva a prestação da selecção de rugby no mundial. Mais do que a história do hino, do amadorismo, dos familiares atrás e outros fait-divers tão do agrado dos jornalistas que não percebem nada da modalidade, o que acho que devemos destacar é a capacidade competitiva que esta equipa demonstra. Mesmo perdendo por grandes margens, mostraram que são capazes de jogar ao mais alto nível. Quem sabe alguma coisa do assunto entende o que eu estou a dizer: há uns anos atrás o fosso entre as selecções de topo e a nossa era enorme; mesmo que perdessemos por margens mais reduzidas, bastava olhar para o comportamento da equipa em campo para percebermos que estavamos perante dois mundos distintos. Isso agora já não acontece. A nossa equipa joga um rugby competitivo, dá luta a qualquer adversário e torna interessante assistir a um jogo. As vitórias hão-de vir. Basta continuar e não desistir.

Wednesday, September 26, 2007

Jogo fraco

O SPORTING fez em Guimarães, contra uma das melhores equipas do campeonato, um jogo pouco interessante. Valeu a vitória.
Roubo institucionalizado

O que se passou na Amadora, onde a equipa local foi posta fora da Taça da Liga por uma equipa de arbitragem desqualificada, mostra até onde pode ir a falta de vergonha desta gente.
Que no futebol português se rouba, já todos sabemos há muito tempo. Que em Portugal a corrupção desportiva é um crime que compensa, é o que vamos vendo com o andar dessa carroça que dá pelo nome de Apito Dourado.
Novidade, novidade apenas tem sido a falta de vergonha com que as coisas são feitas. Há uns anos atrás ainda tentavam disfarçar. Agora já nem se dão a esse trabalho. E assim vemos um presidente do conselho de arbitragem sobrepor-se às leis a que deve obedecer. Vemos um jogador como o Abel ver cartão amarelo por ter sofrido penálti. E vemos um trio de arbitragem em desespero inventar um penálti completamente fora do contexto do jogo. Quem rouba assim sabe que nada lhe acontece. E esse é que é o mal disto tudo: impunidade. O resto é conversa, daquela que só serve para desviar as atenções. Muita treta vai ser papagueada depois do jogo da Amadora. O essencial ninguém o diz: aquele trio de arbitragem tem que ser afastado do futebol. E quem o mandou para lá deve ir atrás.

Monday, September 24, 2007

Péssimo jogo

O resultado acaba por ser justo. O SPORTING fez uma das piores exibições dos últimos tempos. Não me agrada nada ver a equipa do SPORTING com uma abordagem tão passiva face aos jogos: jogam descontraídos julgando que a vitória acaba por aparecer. E nem sempre aparece. Temos que atacar os jogos de início, tal como fazíamos na época passada. É assim que se ganham as competições.

Thursday, September 20, 2007

Pouco satisfeito

Ficou-me atravessada a derrota contra o Manchester. Esta era a altura ideal para termos feito um bom resultado. A equipa do SPORTING temeu o adversário e faltou-lhe um pouco de ousadia.
Passar à fase seguinte seria óptimo. Ficarei contente se seguirmos para a UEFA.
40 pontinhos para a história

A minha primeira vitória numa prova de golfe.

Wednesday, September 19, 2007

Quando é que este é posto a andar?

Não suporto Vítor Pereira. Nunca suportei e sempre me intrigou a mania que alguns sportinguistas tinham de achar que ele era competente. Foi um árbitro tão mau como a maioria daqueles que têm passado pelo futebol português. Distinguia-se apenas pelo facto de fazer sempre muito sorrateiramente o que os outros faziam e fazem às claras. Não vale a pena estar aqui a invocar derrotas com que ele nos presenteou ao longo dos anos, como aquela nas Antas em que perdemos por 3-2, com o Porto a marcar três golos, qualquer um deles ilegal. E sempre me irritou aquela mania de ele, a torto e a direito, mandar para os jornais o recadinho do seu sportinguismo. Pessoas como Vítor Pereira não têm clube. Têm chefe a quem puxar o saco. E o chefe a quem se tem que agradar é desde há alguns anos Pinto da Costa e o seu gang. A história do comunicado escrito e do posterior comunicado "interno" transmitido aos árbitros é apenas um episódio a demonstrar a preocupação que ele tem consigo próprio. Cometeu o erro de defender a asneira de um seu afilhado e agora anda a usar todos os meios que tem ao seu alcance para legitimar esse disparate, limpando a sua imagem. Nem que para isso tenha que adulterar as regras com que o futebol se joga. Enviar comunicados internos aos árbitros que apitam jogos sem deles dar conhecimento às equipas que são arbitradas por esses mesmos árbitros é o mesmo que julgar pessoas em tribunal com leis que elas desconhecem e lhe foram ocultadas. Mas adiante. Espero que o SPORTING faça muito barulho com este assunto. Para que alguém ponha termo ao rídiculo da situação.
Mas o nomeador de árbitros não desarma. Esta jornada que se segue é um bom exemplo do que são os critérios da sua actuação. Paços de Ferreira - Porto: bastou que se começasse a dizer que o jogo poderia trazer dificuldades ao Porto para o Vítor, sempre atento a estas coisas, para lá mandar Benquerença, esse árbitro capaz de tudo para oferecer uma vitória ao Porto. Braga - Benfica: jogo que não vai ser fácil para o Benfica. Aí vai um dos árbitros mais incompetentes das últimas épocas. E quanto ao nosso jogo, levamos com Paulo Batista, suspeito de corrupção, benfiquista e mau árbitro para tomar conta da ocorrência.

Tuesday, September 18, 2007

Uma grámática (com bigode)

Da sua cartilha de literato fazem parte os imprescindíveis póssamos, têinhamos, quaisqueres e hádem. Esta semana, este verdadeiro tesauro ambulante, ilustrou-nos com mais uma relíquia da língua portuguesa: comigo ou sem migo.
O que é que este homem está a fazer no Benfica? Está visto que ele nasceu para voos mais altos.
Impossível caminhar sem escorregar

Com tanta gente a chorar baba e ranho por causa do golo do Rui Costa, as ruas do país tornaram-se escorregadias, propícias a quedas. A babugem vai de canto a canto: não há ninguém que não vomite sobre o assunto
Não quero desiludir mas, daqueles, eu, quando tinha 14 anos, marcava um todas as semanas. É que era uma finta que me saía sempre muito bem.

Monday, September 17, 2007

Loucura

A arbitragem portuguesa passou da fase Alcoentre para a fase Júlio de Matos. O que se passou na nossa vitória contra o Estrela da Amadora já não é apenas do domínio da gatunice dourada. É preciso estar já num avançado estado de loucura para converter aquela penalidade contra o Estrela num lance contra o SPORTING, com amarelo e tudo. Só alguém num avançado estado de insanidade mental tem lata para considerar que aquilo não foi penalty.
Mas há mais. Vítor Pereira prossegue uma patética campanha para se defender a si próprio. Desta vez resolveu que as regras do International Board valem segundo a interpretação que ele próprio lhes dá. Fantástico: emitiu um comunicado a papaguear uma asneira e agora vem reforçar essa mesma asneira, alertando os clubes 10 minutos antes de os jogos começarem. Sobre isto é que eu gostava de conhecer a posição da UEFA. A não ser que o futebol português já se tenha separado definitivamente do resto do futebol. Se assim é, dava jeito que Vítor Pereira emitisse comunicado. Ele que gosta tanto de emitir comunicados.

Friday, September 14, 2007

O Donál

Quaresma é o jogador do momento. É, pelo menos, o jogador que dá mais trabalho, não aos adversários, mas aos paineleiros do Porto que ainda o campeonato está a começar e já quase esgotaram a cartilha de argumentos para o defender. Com o jogo da Supertaça já vamos com quatro jogos oficiais. Em todos eles Quaresma fez merda. Fazer merda, em futebol, é fazer o que fazem os que não sabem jogar futebol: marcar auto-golos, dar fífias, dar porrada no adversário só para lixar, etc. Pois Quaresma está apostado em bater records, não de trivelas, mas de cacetadas porcas para encostar adversários. Dentro do fazer merda parece ser esta a sua especialidade. E nem se pode queixar muito: o pior que lhe aconteceu foi ver amarelo quando já justificava ter visto dois ou três vermelhos. Mas enfim, esta é mais uma daquelas que fica para a excelentíssima doutora Morgado um dia nos explicar, com desenho e tudo.
Ao contrário do resto da malta da bola - geralmente penso ao contrário da malta da bola, o que me deixa sempre com a certeza de ter razão - o que eu mais lhe aprecio não é a cena das trivelas - no fundo, uma paneleirice futebolística. O que eu gosto mais no Quaresma é das entrevistas. Aí é que eu me divirto mesmo. Quando vejo que o homem vai botar faladura, largo tudo e vou logo a correr. Dá sempre grandes momentos televisivos. É que o tipo parece o boneco Donál do ventríloquo: mexe a cabeça rodando-a apenas no eixo horizontal, sem nunca fixar o olhar, e coça a bochecha com o dedo indicador, de cinco em cinco segundos. Tenho tentado ver onde está o braço que está por trás mas ainda não consegui. Estou à espera de um dia destes o ver virar-se para o lado e dizer: "não gosto de ti", como fazem todos os Donál que animam feiras por esse país fora. No fundo, a minha curiosidade é saber quem é o gajo que o manipula.
Tudo isto para dizer que também gostei do número que apresentou no jogo da selecção contra a Sérvia. Mais um dos que poderíamos incluir no capítulo do fazer merda: no fim do jogo agarrou a bola, dirigiu-se ao careca da Sérvia fazendo-lhe peitaça e, quando o Dragutonovic veio ver o que se passava, afastou-se de mansinho como se não fosse nada com ele. Quando Scolari aviou aquele murrinho da treta no Sérvio já o Quaresma estava no balneário a tomar banho. E ainda bem. Se a borrasca se tivesse resumido ao binómio Quaresma - Dragutinovic, a polícia ia ter muito trabalho para tomar conta do acampamento todo que não ia precisar de mais de 15 segundos para se juntar à porta de Alvalade. E a polícia portuguesa tem andado muito ocupada.
Também tenho umas coisas a dizer sobre a besta quadrada que treina a Sérvia mas isso fica para depois, lá por alturas do Euro 2008 quando ele já estiver de férias.

Thursday, September 13, 2007

Aquilo não é gancho, upper-cut ou coisa que o valha

É uma vergonha o seleccionador nacional não ser capaz de dar um murro a um gajo. Mais não fez do que dar um murro de menina: o braço todo esticado enquanto dá um saltinho. Imagino que a Zezinha Nogueira Pinto teria dado um murro daqueles ao Portas se realmente se tivessem cruzado. Scolari não esteve ao nível do que se exigia. Tem que ter umas aulas com os Pintos (João e Sá). Até o Zequinha deve ter pensado: tenho que ir para a selecção AA para ver se dou umas dicas ao Scolari.
Uma vergonha este brasileiro. Desonrou a nobre tradição lusa da "porrada no fim quando as coisas correm mal". Precisamos de um seleccionador à altura do nosso historial. A identidade nacional corre perigo.

Wednesday, September 12, 2007

O homem tem mérito

Acho exageradas as críticas que estão a ser feitas a Scolari. O homem está quase a conseguir não ser apurado para o Euro. O que, convenhamos, com os jogadores de que dispõe e o grupo em que se encontra, é uma tarefa díficil. Temos que ser capazes de admirar esta malta dada a missões impossíveis.

Wednesday, September 05, 2007

Malabarismos

Isto é gente perigosa. Não têm vergonha na cara - o que se comprova pelo facto de publicarem coisas como esta. Ninguém lhes pediu nada, mas eles entenderam vir com justificações atabalhoadas. Só vem com explicações quem, no fundo, se sente em falta. Ainda por cima com a falta de carácter de se referirem a um jogo - Porto-SPORTING - e a um lance concreto, sem nunca referirem os intervenientes. Chama-se a isto cobardia. Nenhuma comissão de arbitragem publica comentários sobre decisões correctas tomadas por um árbitro.
Se alguma coisa eu queria ver explicada era o critério que levou à escolha de Pedro Proença para arbitrar o Porto - SPORTING depois do que ele tinha feito na semana anterior no jogo do Guimarães.
3 pontos

Devido a razões superiores - torneio magnificamente organizado pelo Joel Neto - não pude assistir ao jogo contra o Belenenses. Já sei o que de importante se passou: vencemos bem e obtivemos uma merecida vitória.
O SPORTING continua a ser a cobaia dos testes de arbitragem. Desta vez o atraso ao guarda-redes vai servir para mais um comunicado da Liga dizendo que foi tudo muito bem decidido. Contra o SPORTING é sempre tudo muito bem decidido. Resta saber qual a posição da tal comissão relativamente à falta atacante invocada pelo treinador do Belenenses...