Wednesday, November 22, 2006

Factos, até ver no que isto vai dar

Custa-me bastante falar de José Veiga. Quando tenho que abordar certo tipo de porcaria é sempre com uma sensação de desconforto pela situação. Mas convém dizer duas ou três coisas, referindo-me apenas a evidências.

José Veiga sente-se acossado e como qualquer pessoa pouco inteligente quando se sente acossada, começa a disparar para todo o lado, a ver se acerta em alguém. Mas não assusta. Os seus tiros são de pólvora seca. São os tiros de quem anda a queimar os últimos cartuxos. Cercado por todo o lado, é daqueles que acha que, na queda, alguém vai ter que ir com ele. Escolheu o SPORTING, um dos seus ódios de estimação desde que se converteu ao benfiquismo. O primeiro passo foi dado com a destruição da carreira de Mário Jardel só para prejudicar o clube onde este jogava. Começou aí a entrega à sua nova religião, que mais tarde veio a ter confirmação com o baptismo que culminou com o emprego de director de qualquer coisa do galinheiro.

Agora, na tentativa de escapar a um dos inúmeros processos judiciais que pendem sobre a sua cabeça, resolveu vir atacar o SPORTING e alguns dos seus dirigentes pelas falhas detectadas numa das negociações em que entrou como empresário. Com alguns argumentos mal amanhados lá vai fazendo o circuito dos populistas que tentam usar os meios de comunicação a seu favor. Convém então fazer alguns esclarecimentos.

O SPORTING e alguns dos seus dirigentes prestaram declarações à polícia e nenhum se viu constituído como arguido e com o passaporte retido. O arguido é José Veiga: ele é que teve que pagar uma pesada caução para poder sair em liberdade. Casca-grossa como ele é, vem agora dizer que quer um debate na praça pública porque, diz ele, o SPORTING está a mentir. Sobre este ultimato, o SPORTING nem lhe deve responder. A polícia é que o deve voltar a interrogar para o obrigar a dizer as tais «coisas» que ele diz que sabe e que só revela se o SPORTING não vier para as televisões chafurdar em directo, actividade na qual ele se dá muito bem. Porque se sabe «coisas» que ainda pode vir a dizer é porque não disse tudo à polícia quando foi interrogado, o que é grave. O SPORTING não discute estes assuntos na praça pública, discute-os nos tribunais, onde Veiga não os quer discutir porque sabe que isso não lhe interessa.

O SPORTING deve registar todas as alarvidades que o indivíduo vai despejando pelos meios de comunicação e avançar com processos-crime contra ele. Quanto ao resto, é esperar para que no tribunal seja esclarecida a situação. Para já, o arguido é ele, convém não esquecer.

E já que estão com a mão na massa, sugiro a quem está a trabalhar em torno do assunto que avance para investigações ao Estoril-Praia e ao Alverca bem como aos seus últimos proprietários e dirigentes. Todos nós gostávamos de saber um pouco mais sobre o assunto, como, por exemplo, quem é o maior accionista da SAD do Estoril-Praia? Quem foram os dirigentes que levaram o Alverca a uma situação de insolvência finaceira?

No comments: