Monday, July 14, 2003

Andebol em Portugal

Algo de muito estranho se passa no andebol português. E o que espanta mais é que a situação já dura há dois anos.
Quando foi constituída uma liga profissional de andebol, em Portugal, o presidente da federação, Luís Santos, não gostou nada da ideia. Sentiu que estava a perder poder, na medida em que a Federação Portuguesa de Andebol cedia a organização do campeonato a essa mesma liga.
E o que é que o sr. Santos resolve fazer? Nada mais, nada menos do que iniciar uma autêntica luta de guerrilha com os clubes participantes nessa liga e com a organização da mesma. Luta essa que foi ao ponto de o sr. Santos afirmar publicamente: «ceder direitos de organização à liga? Prefiro acabar com o andebol em Portugal…» Declarações como esta evidenciam o nível a que isto chegou. Pior ainda, o sr. Santos não admite publicamente que está, de princípio, contra uma liga profissional de clubes. Vai dizendo que concorda mas… e resolve ir mudando as regras do jogo como se isto não fosse mais do que um feudo seu.
Na época passada conseguiu levar os clubes da segunda liga às provas internacionais. E este ano resolveu inventar um jogo entre o vencedor da liga e o da segunda divisão – Porto e S. Bernardo, respectivamente – como o Porto, e muito bem, faltou, lá vai o S. Bernardo à Liga dos Campeões! Imaginem que o Porto, actual campeão nacional de futebol tinha de disputar um jogo com o primeiro classificado da 2ª liga para se decidir que vai à Liga dos campeões, surpreendente, não?
Para lá da salganhada há que destacar um facto que não passa despercebido: é que o Benfica, com uma equipa medíocre lá consegue – ou melhor, o sr. Santos ajuda a - ir às provas internacionais, duas épocas seguidas.
Muito bem, sr. Santos; isso deve dar direito a águia de ouro, ou coisa parecida!
E o secretário de estado? Diz que é preciso dialogar e não-se-quê-não-sei-que-mais e nada feito
Péssimo.
Num momento em que se avizinham cortes orçamentais nas modalidades ditas amadoras, o sr. Santos faz os possíveis e os impossíveis para cumprir a promessa… e ninguém o trava, isso é que é grave.

No comments: