Monday, July 21, 2003

Os Novos Rigorosos

Desde que o SPORTING nas últimas semanas contratou alguns jogadores, surgiu no Benfica uma espécie interessante de adeptos: os novos rigorosos.
Estes novos rigorosos caracterizam-se pelo facto de, desde há duas semanas, o seu discurso ser todo na base de expressões tipo «contenção financeira»; «pagar dívidas»; «rigor de gestão»; «não cometer loucuras»; etc. Ora o que há aqui de novo é que este discurso tem apenas duas semanas de vida, nas épocas passadas tinha sido substituído pela «contratação do dia», tão do agrado dos dois jornais do Benfica: Bola e Record. Como esta teoria dos novos rigorosos se desmonta mais depressa do que duas peças de LEGO, ficam aqui algumas perguntas:

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Benfica foi contratar o Zahovic pagando-lhe 25 mil contos por mês?

- Onde estavam os Novos rigorosos quando o Benfica foi ao Barcelona buscar o Simão por 3 milhões de contos só porque «tinha jogado no SPORTING»?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Vieira vendeu a si próprio o Mantorras (Alverca/Benfica)?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Benfica foi buscar o Drulovic em final de carreira oferecendo-lhe 3 vezes mais do que ganhava no Porto?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Vieira entra aos pulos no estádio, com o Nuno Gomes atrás de si, depois de o ter sacado a um clube à beira do fim, e pagando-lhe, entre prémio de assinatura e vencimento, 40 mil contos por mês?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Benfica contratou o Peixe pagando-lhe mais do que auferia quer no SPORTING, quer no Porto?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Benfica pediu um empréstimo para contratar o Roger para depois o dispensar?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o Argel foi contratado «porque tinha jogado no Porto», ganhando no Benfica mais do que no Porto?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando o J M Pinto assinou com o Benfica um contrato como nunca tinha tido antes?

- Onde estavam os Novos Rigorosos quando George Jardel foi contratado como forma de saldar uma dívida?

Já chega de perguntas. Até porque eu sei a resposta: os Novos Rigorosos andavam todos entretidos a contemplarem as capas do Record e da Bola deliciando-se com aquelas dezenas de jogadores que eram apontados para o Benfica, sendo que muitos deles vieram.

E tudo isto sem venderem nenhum jogador.

Os Novos rigorosos são-no porque esta época já nem dá para contratar: no tempo do Azevedo ainda contratavam não pagando, agora nem isso.
Falam do Sporting e não entendem que o Sporting para tentar algum equilíbrio financeiro tem vendido alguns jogadores bastante valiosos ( H Viana, R Quaresma, por exemplo)

A conversa dos Novos Rigorosos não passa, afinal, de uma dor numa zona do corpo entre o braço e o ante-braço só porque o Ricardo, «benfiquista desde pequenino» foi contratado pelo Sporting.

O Sabry, o Mauro Aires e a Euroárea são outra conversa.

No comments: