Tuesday, July 22, 2003

O P. R.

Os disparates do Camacho têm sido tantos e tão insistentes que até tenho prestado pouca atenção a outra interessante figura do futebol luso: o professor-doutor-mestre-engenheiro-reitor-arquitecto-director geral-lente-comendador-etc. José Mourinho.

Pois parece que o presidente da república - a portuguesa, não a das bananas - se dignou fazer uma apresentação/lançamento do livro do Mourinho. Não vou aqui questioná-lo pelo facto de não ter ido ao lançamento dos livros do Simão, do Jardel e do Bölöni, pois acho que fez bem em não ir. Acho é que fez muito mal em ir ao do Mourinho (o Simão terá comentado com a filha Mariana, «grande malandro, foi ao lançamento do Mourinho e não foi ao meu! não querem que eu seja capitão, é o que é!»)

E fez muito mal porque a presença do P.R. não deve ser leviana a ponto de ir a lançamentos de livros sem valor literário nenhum, invocando depois falta de tempo para homenagear e apoiar pessoas e iniciativas com muito mais interesse para a dignificação de um país que se quer desenvolvido. Eu não me admiro que numa qualquer ditadura africana seja assim, mas calma lá.

Sendo assim, já que o P.R. está nessa, deixo-lhe aqui algumas sugestões para próximas iniciativas «culturais» da presidência da república:

- Ir ao lançamento e fazer a apresentação da próxima compilação do Bonga com os melhores êxitos da sua carreira;

- Estar presente na ante-estreia da revista 'Todos ao Penico' no Teatro Municipal de Vila Pouca da Matinha;

- Apresentar, em cerimónia nobre, a 342ª telenovela do To-Zé Martinho;

- Fazer uma leitura pública de poesia da Cristina Caras-Lindas;

- Inaugurar a próxima exposição de pintura naïf das alunas finalistas da Universidade da 3ª Idade, no Casino do Estoril.

Penso que estas sugestões, por agora, são suficientes. A «cultura» portuguesa agradece.

No comments: