Thursday, April 15, 2004

Há aqui qualquer coisa que não bate bem

Vi 15 minutos do Nacional - Porto. E não gostei nada; estava lá o que há de pior no futebol português: porrada quando não se consegue jogar futebol; um árbitro incompetente a tentar gerir os cartões no fio da navalha e errando como consequência disso; jogadorzecos empertigados com a ocasião como César Peixoto que resolve entrar dentro do campo apenas para ver um cartão - este garoto quando estava no Belenenses falava assim? - e declarações enigmáticas a lembrar o provincianismo com que as coisas da bola são analisadas em Portugal. Deve ter havido ainda pior; felizmente não vi o jogo todo.
O que me parece estranho no meio disto tudo é o facto de uma equipa como a do Porto, que mostrou ao longo do campeonato ser superior em termos de futebol, só tem esta vantagem pontual a 4 jornadas do fim. Até parece que isto deu luta; e o que se viu claramente foi que o SPORTING não estava preparado para lutar pelo título, sobretudo ao nível da orientação técnica da equipa. Já nem falo aqui dos 6 pontos roubados nos jogos com o Marítimo e o Moreirense: se isso fossem cartas deste baralho, teríamos mesmo luta até ao fim. O que me parece de tudo isto é que o Porto, apesar da sua superioridade, é uma equipa vulnerável e que podia muito bem não ter ganho este campeonato. Bastava que tivesse tido concorrência à altura.
Serve isto para as pessoas responsáveis do SPORTING pensarem que não há papões e que a equipa do SPORTING, com dois ou três acertos de plantel, com qualidade, pode muito bem lutar eficazmente pelo título da próxima época. Para isso implicava também uma orientação técnica credível, que é o que eu julgo estar a falhar no nosso clube.

No comments: