Friday, April 30, 2004

Domingo

Já falta pouco para o jogo que vai definir o 2º lugar. Espero que a equipa do SPORTING jogue bem e ganhe o jogo. Espero que o árbitro não interfira no resultado. E espero também mais duas ou três coisas que agora não digo.
Pedro Barbosa

É com grande satisfação que leio a notícia da renovação de contrato do Pedro Barbosa, um dos melhores jogadores do plantel. Como este, gostava eu que houvesse muitos no SPORTING.
Aguardamos com muito interesse...

Não, não estou a falar do Euro 2004. Também não estou a falar de uma «puesia» do poeta Alegre sobre a corrupção no futebol. Refiro-me ao que tem para dizer a luminária da legalidade em Porugal acerca das novas investigações que por aí andam a ser feitas sobre as relações da política com o futebol, nomeadamente acerca de uns terrenos que foram oferecidos ao FC Porto por um ex-atleta desse clube que ocupou a presidência da Câmara sem ter sido eleito e que, quando foi a eleições, perdeu.
Já agora, faço uma pergunta: quantos artigos é que a criatura escreveu insinuando que o SPORTING tinha sido ilegalmente favorecido pela Câmara Municipal de Lisboa em matéria de trocas de terrenos? Muitos, não foi? Então com tanta artigalhada sobre o assunto, a criatura já deve estar especializada na matéria, o que lhe permitirá explicar convenientemente as tais trocas entre FC Porto e CM Porto.

Wednesday, April 28, 2004

Casa cheia

Uma coisa é certa: chega-se ao fim do campeonato e um jogo que serve para muito pouco tem a lotação esgotada. Eu sei que ainda está em causa o 2º lugar mas, sejamos realistas, isto tem um ar de prémio de consolo. Até porque, do 2º lugar até à Liga dos Campeões, ainda vai uma longa distância. A maior parte das vezes difícil de percorrer.
Que ao menos seja um jogo interessante porque, para 90 minutos de chatice, temos mais que fazer.
Não há pachorra

Alguém é capaz de dizer ao sr. Scolari que já não há paciência para o aturar? Ou é capaz de por a selecção a jogar futebol ou então que esteja calado. Conversa mole para esconder incapacidades é que a malta já não engole.

Monday, April 26, 2004

Apito dourado

Parece que o caso agora encerra para «férias» durante uns dias. De modo que, novidade mesmo, era Manuel Alegre esgalhar um poema acerca da coisa. O tema é propício e com a «ligeireza poética» que o deputado Alegre tem para as coisas da bola... havia de ser lindo.
Rui Jorge

É triste mas a vontade que dá é a de dizer algumas coisas eventualmente desagradáveis. Vamos esperar pelas conclusões a que a SAD vai chegar - e espero bem que concluam alguma coisa! Não havendo ainda dados definitivos acerca das responsabilidades, vale no entanto a pena deixar algumas notas simples:
Rui Jorge não merece o que lhe fizeram. Isso é para mim o mais importante da questão; como é que vão ressarcir o atleta da macacada que lhe arranjaram?
Sejam quais forem as conclusões a que se chegue, não podemos esconder que o fantasma da incompetência paira cada vez mais por ali. Tanta vontade de profissionalizar e de gerir segundo novos padrões e depois vão ter um esquecimento destes? Não pode ser.
Termino com uma palavra de gratidão ao Rui Jorge: o SPORTING (que é muito mais do que a SAD) sabe bem quem merece a nossa dedicação. E o Rui Jorge é um deles.
U. Leiria - SPORTING

Muito mau. O SPORTING já pouco se parece com uma equipa de futebol. Cheira a fim de festa; e o 2º lugar ainda não está garantido. Muita coisa tem que ser reequacionada para a época seguinte, se é que queremos melhorar. A equipa do SPORTING tem que render mais do que tem rendido até aqui, sejam quais forem as desculpas.

Friday, April 23, 2004

É destes que os operadores de telemóvel gostam

Parece que a PJ escutou, a Valentim Loureiro, 14947 chamadas no espaço de 3 meses. Feitas as contas isto dá uma média de, mais ou menos, 160 chamadas por dia. Porra, isto é que é dar à língua. Quantas são? Quantas são? 14947, sr. Major.
Já cá faltava

Um dos articulistas do costume botou faladura para defender Pinto da Costa. Outra coisa não seria de esperar. A criatura pugna pela legalidade em todos os sectores, inclusivé atacando o presidente da república a propósito da defesa do meio ambiente, falando sempre como se isto fosse um antro de corruptos onde só ele é que sabe ver as coisas de «maneira correcta». Até aí tudo bem. Nem sequer nos custa partilhar com ele algumas das coisas que diz e escreve.
O que admira é que, sempre que se fala de futebol, fica em suspenso tuda essa fúria de legalidade que lhe dá sempre para «partir de cima a baixo». Repare-se: admite que há tráfico de influências no futebol tal como há em todos os sectores da sociedade. Então, se assim é, porque é que não trata de tomar isso como tema de artigo em vez de descredibilizar as investigações, que é o que tem vindo a fazer por todos os meios desde 3ª feira?
Ele sabe isto tão bem como nós. E por ser experiente nas «coisas» do jornalismo trata de recorrer a truques de retórica - alguns bem elaborados, diga-se - para defender o seu Pinto da Costa. Ao que consta, tem formação jurídica como advogado, deve ser por isso.
Vejamos apenas 2 ou 3 exemplos:

- Dizer que o Gondomar está na 3ª divisão. Trata-se de uma imprecisão deliberada: visa indicar que o Gondomar é um clube de uma divisão muito inferior, querendo afirmar com isso que o assunto não é importante. Ora, feita a desmontagem, o que resta é que o Gondomar é da 2ª B e luta pela ascensão à liga de honra, competição profisssional. Portanto, o assunto não é assim tão pouco relevante. Esta hiperbolização deliberada é um truque retórico barato mas que, se formos ver bem, serve: há pessoas que dirão «deixa lá, isso é de uma divisão inferior». E mesmo sendo de uma divisão inferior, se se trata de uma ilegalidade, deve ter a mesma atenção que a superliga, ou não é assim que funciona o estado de direito?

-Afirmar que a pista Pinto da Costa é uma pista lateral. Mas a quem é que compete defenir o que é uma pista lateral? Não é à polícia e aos tribunais? Ou será que o articulista teve acesso às investigações e já sabe o que é lateral e central? Trata-se aqui de utilizar o truque retórico, mais uma vez barato, de querer centrar tudo numa remota questão Gondomar / D. Sandinenses, por forma a desvalorizar a importância que tem o facto de o presidente da liga e do conselho de arbitragem, entre outros, serem suspeitos, estando também envolvidos presidentes de clubes da superliga como Pinto da costa. É boa a tentativa, caro articulista, mas não colhe.

-Um dos mais interessantes truques é aquele de dizer que não é credível o tráfico de influências entre Valentim e Pinto da Costa porque Pinto da Costa foi oposição à liga e não se dá muito bem com Valentim. Ora, não é preciso ser muito atento a estas coisas da bola para perceber que, em Pinto da Costa, as zangas e as amizades vão sendo construídas ao sabor dos resultados e das eleições para orgãos do futebol. E pergunta-se: em algum momento de relevo esteve Valentim afastado de Pinto da Costa? Valentim, apareceu ou não, sempre que Pinto da Costa precisou? A resposta é óbvia.

E podíamos continuar. Trata-se de um caso de «muita retórica por mestro quadrado». Mas o que espanta mais, no meio de tudo isto, é o facto de já se tratar de uma defesa de quem ainda não foi acusado. Porquê esta ânsia de «provar» que Pinto da Costa e o Porto não são contas deste rosário? Porque tanta decisão ao afirmar que esta investigação é dispensável e inútil? Se está tudo bem lá para os lados das Antas, então que se investigue que quem não deve não teme. Ou não é assim?

Thursday, April 22, 2004

Mentiroso

Aquele rapazola que arbitrou o Boavista - SPORTING, não satisfeito com a pilhagem que fez durante os 90 minutos, deu-se ao trabalho de continuar a encomenda depois do jogo terminar, no momento da escrita do relatório. E aconteceu aquilo que já se esperava: aldrabice atrás de aldrabice para justificar a sua incompetente prestação. Pensa ele que as pessoas são parvas como ele e não percebem o que ali se passou.
Nada de novo. Aliás, para completar a «obra», só falta vir o relatório dos observadores atribuir uma excelente nota à prestação da criatura. O costume ao longo dos anos.
Agora pergunta-se: não é por causa disto que alguns «homens do futebol» já estão a ser investigados pelas autoridades competentes? Até onde é que esta gente tem a lata de continuar?

Wednesday, April 21, 2004

And the oscar goes to...

José Guímaro!

Da catadupa de declarações com que ontem fomos prendados, as mais interessantes foram as que saíram da boca de José Guímaro - lembram-se dos quinhentinhos?
Entrevistado em sua casa, esta eminente figura do futebol luso sai-se com esta:

"Não há corrupção no futebol português. O Major Valentim está inocente; sei que é uma pessoa séria porque trabalhei com ele e conheço-o bem."

Se o Guímaro diz, quem somos nós para discordar?

Tuesday, April 20, 2004

Quem diria?

Um indívíduo de bigode, que preside a um clube da zona de Benfica, disse hoje que estava «solidário com o major». Eu cá por mim gosto mais de brigadeiros, mas um croissante com doce de ovos também não vai nada mal.
Nem assim?

Já todos sabemos que Valentim Loureiro não é para demissões; cargos, para ele, quanto mais melhor, é o seu lema. Mas o presidente da liga, neste momento, não estado ainda acusado, já é suspeito, estando a ser investigado em função disso. Ora, isto é o suficiente para se demitir da presidência da liga de modo a serem convocadas eleições urgentemente. Não venham com a conversa da «presunção de inocência até à constatação da culpa» que isto não passa por aí. Trata-se sim de moralidade, integridade e carácter: resta-lhe a demissão.
E agora?

Ponto prévio: hoje é dia 20 de Abril de 2004. Já passaram portanto 19 dias desde o 1 de Abril, dia das mentiras.

Aconteceu qualquer coisa de interessante no futebol português. Parece que a polícia judiciária percebeu finalmente que quem gosta de futebol paga impostos e que, como tal, quer que o estado de direito também chegue aí. Ainda não sabemos no que isto vai dar; até pode não dar em nada de conclusivo. Mas é um sinal. Desde já serve para calar aquelas marias paineleiras que atacam cobardemente Dias da Cunha sempre ele profere declarações sobre a bandalheira a que chegou o futebol português. Serve também para alertar os guilhermes de que o gamanço pode ter um fim; há paixões que têm assim altos e baixos.

E não deixa de ser irónico o facto de se dar 3 dias depois do verdadeiro show de roubalheira que foi o Boavista - SPORTING. Onde havia dirigentes do Porto com chachecóis do Boavista, a direcção de um clube da zona de Benfica a gritar alto nos golos do Boavista e etc.

Aguardam-se desenvolvimentos: uma coisa é certa, dê no que der, no SPORTING sabemos que temos razão: grande parte das competições de futebol em Portugal não são decididas nos relvados.

Monday, April 19, 2004

Missão cumprida

Ele é o homem indicado para missões destas. É um daqueles que consegue fazer disparates do mais incrível que há sem se incomodar muito. Isto porque, pelas suas actuações ao longo dos últimos anos, já toda a gente percebeu que ele não tem o mínimo de vergonha na cara. Há um jogo que tem que terminar de uma determinada maneira? Bruno Paixão apita porque ele é capaz de resolver a coisa em 5 minutos, como se viu no jogo contra o Boavista. E vai continuar. Com uma brilhante carreira pela frente: o rapaz tem que ser premiado de alguma maneira pelos fretes que vai fazendo por esses estádios fora. E a missão é muito simples: dá pelo nome de código de «Benfica no 2º lugar». Custe o que custar. Nós até já sabemos que tipo de árbitros é que vão ser nomeados para arbitrar os jogos do SPORTING. Porque o Guilherme, desde que largou a bandeirinha, não dorme, nem que tenha que esperar pelas últimas 4 jornadas.

Mas eles já têm solução para isto: uma lei que proíba que se comente tudo o que se relaciona com arbitragens. Muito democrático, à maneira deles, claro.
Se a tropa de futebol não é capaz de por o próprio futebol em ordem, pois que venha alguém de fora. Assim não vão longe, mesmo que consigam por o Benfica a disputar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Isto, um dia, estoira de vez. E esse dia já esteve mais longe.
As desculpas também têm limite

Não basta dizer que o árbitro roubou. É certo que roubou, e muito. Mas uma equipa que, a 10 minutos do fim está a ganhar não pode sofrer 2 golos, mesmo que escandalosamente roubada. Serve isto para dizer que a atitude da equipa falhou, e de que maneira: veja-se como Rui Bento foge da bola no lance do empate.

Friday, April 16, 2004

Boavista - SPORTING

Se o SPORTING ganhar este jogo a questão do 2º lugar ficará provavelmente esclarecida. Mas não vai ser fácil, sobretudo se atendermos à recente prestação do Boavista: será o jogo da época para eles, aquele que poderá salvar a face de Loureiros e Pachecos. Se calhar para não «terem vergonha de andar na rua».
Mais um

O eng. que treina a equipa do SPORTING acha que precisa apenas de 2 ou 3 reforços. Eu quase que concordo. Apenas acrescentava mais um reforço, talvez o mais importante: uma nova equipa técnica.
Porque é que ninguém se tinha lembrado disto antes

Nem sei como é que a Manuela Ferreira Leite não se tinha lembrado disto. Está aqui a solução para a redução da despesa pública, que tanta polémica tem levantado. O inventor da «coisa» é génio da finança e o Fonseca Santos não sabe nada, assim é que é!
Segundo um dos jornais não oficiais de um clube da zona de Benfica - não é o Fófó, é o outro - uma das milhentas contratações desta época de primavera «vai ficar mais barato do que o que se previa». Dá pelo nome de Carlitos - eles não tinham já um com este nome? Ou será que já foi para o Milão? - e é estrela, claro. Quanto ao preço... ora o tipo que o vende é o mesmo que o compra - uma espécie de incesto negocial - e nós não duvidamos nada que o jogador seja uma pechincha, daquelas que nem nos saldos.

Thursday, April 15, 2004

Há aqui qualquer coisa que não bate bem

Vi 15 minutos do Nacional - Porto. E não gostei nada; estava lá o que há de pior no futebol português: porrada quando não se consegue jogar futebol; um árbitro incompetente a tentar gerir os cartões no fio da navalha e errando como consequência disso; jogadorzecos empertigados com a ocasião como César Peixoto que resolve entrar dentro do campo apenas para ver um cartão - este garoto quando estava no Belenenses falava assim? - e declarações enigmáticas a lembrar o provincianismo com que as coisas da bola são analisadas em Portugal. Deve ter havido ainda pior; felizmente não vi o jogo todo.
O que me parece estranho no meio disto tudo é o facto de uma equipa como a do Porto, que mostrou ao longo do campeonato ser superior em termos de futebol, só tem esta vantagem pontual a 4 jornadas do fim. Até parece que isto deu luta; e o que se viu claramente foi que o SPORTING não estava preparado para lutar pelo título, sobretudo ao nível da orientação técnica da equipa. Já nem falo aqui dos 6 pontos roubados nos jogos com o Marítimo e o Moreirense: se isso fossem cartas deste baralho, teríamos mesmo luta até ao fim. O que me parece de tudo isto é que o Porto, apesar da sua superioridade, é uma equipa vulnerável e que podia muito bem não ter ganho este campeonato. Bastava que tivesse tido concorrência à altura.
Serve isto para as pessoas responsáveis do SPORTING pensarem que não há papões e que a equipa do SPORTING, com dois ou três acertos de plantel, com qualidade, pode muito bem lutar eficazmente pelo título da próxima época. Para isso implicava também uma orientação técnica credível, que é o que eu julgo estar a falhar no nosso clube.

Sunday, April 11, 2004

Mais 3 pontos

Resultado melhor do que a exibição. Continua a luta pelo 2º lugar.

Thursday, April 08, 2004

Mais um jogo

Jogamos contra o último classificado, isso não quer dizer que o jogo seja fácil. O 2º lugar é importante e, como tal, é bom que a equipa do SPORTING pense que ainda tem algo a ganhar. Força SPORTING!

Wednesday, April 07, 2004

Liga dos campeões

Lamento a eliminação do Arsenal, uma das equipas que pratica actualmente um futebol do mais estimulante que há.

Monday, April 05, 2004

Saíram da toca

Num clube ali da zona de Benfica, um determinado tipo de adeptos, conhecidos pelo termo «notáveis» resolveu sair da toca e abrir a boca. Nada de novo, nesse clube existe esse tipo de adeptos cuja função é partir a loiça quando menos se espera e desatar a disparar para todo o lado; geralmente são adeptos que, de quando a quando, também ocupam o cargos directivos. Não se sabe muito bem para serve todo este circo mas lá que tem piada isso tem, sejamos sinceros.
Em Braga

O SPORTING ganhou mas não convenceu. Terminou o jogo «encostado às cordas» como só uma equipa desgovernada pode terminar. Até nas vitórias se vê a falta de rumo que para ali vai. Não ouvi o treinador do SPORTING falar sobre o assunto mas já estou a imaginar: «dominámos o jogo»; «o adversário não teve mais ocasiões de golo»; «os meus jogadores lutaram muito e são grandes campeões»; etc. Tenho é a impressão que já ninguém o ouve. É que não é fácil.
Baía versus Scolari

Ao contrário do que se diz por aí, entendo que o «caso Baía na selecção», para Scolari, não é caso nenhum. Se há jogador sobre o qual Scolari bem como a maior parte dos adeptos de futebol - à excepção dos do Porto - não têm dúvidas é precisamente Baía: não tem lugar na selecção e ponto final. Acredito que outros jogadores lancem mais questões na cabeça de Scolari. Agora o Baía... só mesmo quem não o vê jogar.
Confirmação

Parece que ainda havia por aí alguns ideólogos da bola com dúvidas acerca do facto de, para Vitor Baía, haver regras diferentes, sobretudo no que respeita a jogadas com a mão fora da área e não amostragem de cartões vermelhos em situação de penalty. Isto não é de agora, já vem dos tempos dos inomináveis Calheiros de má memória. Houve outros artistas que deram o seu contributo: Martins dos Santos; José Pratas; Duarte Gomes e Lucílio Batista, entre outros. Mas eis que chega o momento da confirmação: um cavalheiro de nome Pedro Henriques deixa passar, sem nada dizer, uma fotográfica defesa de Baía bem fora da área. Como é possível? Não é possível e a ausência de medidas por parte do árbitro só serve de confirmação: para Baía as regras são diferentes. Pois, a única coisa que os adversários têm a fazer é adaptarem-se: as regras vão mudando ao longo dos tempos.

Friday, April 02, 2004

Braga- SPORTING

Jogo difícil, difícil, dificil. Agora é que o nosso campeonato parece estar a começar. Vamos ver se a nossa equipa não o acabou já.
Tão preocupado que ele está com a selecção...

O animador de serviço brinda-nos desta vez com umas sentidas declarações acerca da perda de ligação à selecção, por parte dos portugueses. Se ele não fosse já batido nestas andanças até diríamos que o homem anda mesmo preocupado. Mas o que o preocupa mesmo é o facto de, com Scolari, Pinto da Costa não mandar nada ali dentro; não tem nada que ver com a história do Baía nem do Maniche. O que acontece é que esta criatura adora, sempre, ter uma palavra a dizer acerca da selecção. E quando não consegue trata de vir logo estrebuchar para a praça pública: já tinha sido assim com Humberto Coelho. Esse é o verdadeiro problema dele; sentir que agora não manda nada ali dentro. A sorte dele é que ainda há os que acreditam nas suas comovidas palavras - na entrevista à SIC só faltou chorar - acerca da ligação dos portugueses à selecção. É que no tempo do seu fiel Oliveirinha os portugueses tinham uma grande «empatia» com a selecção, como se viu quando a equipa chegou a Portugal... o Oliveira só não levou porque não calhou.

Thursday, April 01, 2004

1 de Abril

Sobretudo no futebol, há muitos engraçadinhos que se divertem com as petas do dia 1 de Abril. O problema do futebol português é que, dos disparates que ouvimos hoje, só uma pequena parte será desmentida amanhã. Significa isto que aqui, muito do que parece mentira, é realmente verdade.
Mais directores desportivos do que jogadores

Há por aí um clube que já tem um director desportivo de nome Simões; entretanto convidou um outro de nome Carraça para o mesmo cargo; convidou também um outro de nome Veiga para presidir à SAD e «gerir todo o futebol»; agora é também um de nome Damásio que já lá esteve e vai voltar para «gerir todo o futebol»; há também um presidente de nome Vieira e que se auto-intitula o «homem forte do futebol encarnado».
Se estes gajos fossem jogadores de qualidade havia equipa.
Declarações II

Porra Mister Scolari, nem se jogou bem nem se ganhou! Mas não se preocupem: está tudo dentro da «normal normalidade».