Friday, May 27, 2005

Muito mau para ser verdade

A serem verdadeiras as notícias que vão saindo dos lados de Alvalade, não temos grandes garantias para a próxima época. Reparem só no que isto já deu só no espaço de uma semana.
Pedro Barbosa e Rui Jorge saem do clube. Entendo que tanto um como outro poderiam fazer, pelo menos, mais uma época ao serviço da equipa. São jogadores muito experientes e de grande qualidade técnica que podem ser muito úteis em momentos de maior pressão. Por outro lado, são jogadores com inteligência e bom senso muito acima da média do jogador de futebol. Se pensarmos no actual plantel, podemos mesmo dizer que se trata de duas referências do clube. Ou seja, mesmo que a SAD entendesse que já não estavam capazes de cumprir enquanto jogadores, deveriam ser convidados a ficar no clube no desempenho de outras funções; ao longo dos anos já mostraram que o seu empenho pelo clube merece mais do que um fim como este: triste e injusto. Não se deixa um jogador como o Rui Jorge chegar ao fim do contrato sem lhe dizer nada. Isso é ingratidão. E nós não somos um clube de ingratos, mesmo que algumas pessoas que por lá passem o sejam. O SPORTING está certamente muito acima de todos os seus dirigentes.
Depois temos os arrependidos: o Polga e o Douala. Ora, qualquer pessoa que acompanhe minimamente «estas coisas da bola» sabe que estes arrependimentos não valem nada. Uma equipa de futebol não é um grupo de escuteiros e, ou muito me engano ou assim que Peseiro tomar uma decisão que não agrade a Polga ou a Douala, o verniz irá estalar. Por outro lado, isto é um exemplo do que é a falta de liderança numa equipa.
E já há contratações: aí a imaginação dos srs. administradores supera até a dos mais criativos. Vou assumir aqui toda a subjectividade de adepto, correndo todos os riscos inerentes, e dizer que Manoel é um jogador que nunca me entusiasmou muito; Edson pode ser importante mas dificilmente o vejo como titular; Marcos está longe de ser um valor absoluto para substituir Ricardo (Helton já era porque estes srs. estavam mais uma vez desatentos) e Fernando Ávalos é mesmo para rir. Como é possível alguém oferecer 2 milhões de euros por um jogador como este? Será que alguma vez o viram jogar, no Boavista ou no Nacional? E há ainda uma agravante: com que cara é que os administradores do SPORTING vão negociar com o presidente do Nacional depois do que se passou a época passada com a história do Paulo Assunção? Se eles não se importam de passar por vergonhas destas, então que se lembrem que o nome do SPORTING deve ser mantido acima destas rebaldarias.
Mantenho o que ando a dizer há muitos meses: esta direcção do clube (e SAD) não tem condições para continuar. Não se trata de impaciência da minha parte ao não deixar que os mandatos cheguem ao fim. A actual administração é muito diferente da que foi eleita pelos sócios - sairam, nomeadamente, as duas pessoas mais importantes da gestão do clube: Ribeiro Telles e Eduardo Bettencourt. Mesmo que esta direcção ainda tenha legitimidade legal, há muito que perdeu a legitimidade moral, sobretudo se atendermos ao modo como todas as saídas foram feitas.
Quanto ao treinador, pouco há a dizer: está refém desta direcção e, enquanto ela lá estiver, ele continuará a achar que tem condições para continuar.
Pronto, a irritação é grande e a prosa já vai longa. Um bom fim-de-semana a todos.

No comments: