Tuesday, June 14, 2005

Pedro Barbosa e Rui Jorge

Como sportinguista sinto-me na obrigação de dizer que acho lamentável, errada e indecente a maneira como Pedro Barbosa e Rui Jorge saem do clube.
É certo que não se trata de um despedimento: os atletas estavam em fim de contrato. Mas, atendendo às circustâncias, parece ser ainda pior do que um despedimento. De certeza que já houve despedimentos mais simpáticos, mesmo na área do futebol.
O que eu acho mais surpreendente neste caso é que, de uma assentada, cometem-se uma data de falhas graves. Parece erro de principiante, ou se calhar é mesmo.
Primeiro é um disparate, numa altura em que escasseiam os jogadores com vários anos ao serviço de um só clube, dispensar estes dois atletas que já estavam no SPORTING há muitos anos, conheciam bem o clube e o seu funcionamento, sendo deste modo um factor de estabilidade numa altura em que as entradas e saídas são constantes. Se achavam que eles já não ofereciam grandes possibilidades para o plantel – o que qualquer pessoa que tenha acompanhado os jogos do SPORTING discordará – então abriam a possibilidade de integrá-los na estrutura do SPORTING. Pedro Barbosa é um jogador experiente, com personalidade vincada e capaz de assumir situações de liderança. Rui Jorge é um atleta com frequência universitária na área do desporto, experiente e corajoso, também capaz de assumir funções na realidade do futebol dos nossos dias. A direcção do SPORTING, vá lá saber-se porquê, entende que pode desperdiçar assim duas pessoas com este currículo. Devem achar que Pedros Barbosas e Rui Jorges (tal como os vice-presidentes, segundo a opinião de Dias da Cunha) há muitos . Eu garanto-lhes que não há aí «ao virar da esquina».
Depois há a questão do exemplo. Tratando assim atletas com a história sportinguista que eles possuem, o que é que os outros vão pensar? Que não vale a pena a dedicação e a fidelidade; no fim alguém manda alguém dizer para o atleta tratar da sua vidinha, depois de já ter adiantado, de forma cobarde, essa informação para a imprensa. Isto faz com que atletas como Liedson, no seu íntimo, ainda julguem – embora mal – que procedem bem ao atrasarem-se, ao pouparem-se para certos jogos, etc. No fim ninguém lhes irá agradecer, acharão eles.
E não nos esqueçamos dos valores sportinguistas. Espero que a direcção os conheça. Se assim for saberá que no SPORTING não tratamos assim as pessoas que nos serviram correctamente. No SPORTING sabemos agradecer a quem nos serve e temos memória. Na qual ficam inscritos todos aqueles que souberam servir o SPORTING. Porque foram esses, em conjunto com os sócios e adeptos, que fizeram do SPORTING aquilo que ele é: o melhor clube português, e um dos melhores da europa e do mundo.
Por tudo isto e muito mais, declaro aqui que estou totalmente em desacordo com a atitude tomada por alguns dirigentes do SPORTING. Espero – e acredito – que o Pedro e o Rui, por conhecerem muito bem o SPORTING, saibam que não devem confundir alguns dirigentes com o SPORTING. O SPORTING são os seus sócios e os seus atletas.
Obrigado Pedro e Rui. O SPORTING agradece-vos bastante. Para vocês a porta estará sempre aberta. Porque, para os bons, as nossas portas estarão sempre abertas. Esperamos por vós no SPORTING... e que não demore muito!

No comments: