Friday, July 08, 2005

Assim é que a gente se entende

O galinhas resolveu tirar a limpo a história dos seis milhões. Vai daí e contratou uma empresa para apurar os resultados com exactidão, muita exactidão. Eles julgavam que eram 12 milhões, só em Portugal, e queriam ter um dado rigoroso (salvo seja) para o poderem provar. Não faço link lá para o site não vá essa merda passar o vírus da gripe das galinhas. O estudo já saltou cá para fora há uns tempos mas, como devem calcular, tão profundo documento implicou um estudo apurado e é por esse motivo que eu falo do assunto com algum atraso.
Ainda assim gostava de partilhar convosco alguns dados pertinentes, sem os quais eu ainda estou para saber como foi possível falar-se de futebol em Portugal.
Comecemos pelo oriente. Apurou-se que no Vietname, no Laos e no Cambodja há 116 mil adeptos do galinhas. Quem sou eu para discutir? O que eu lamento é que esta informação tenha demorado tanto. Se tivesse vindo antes tinha-se evitado uma cena de porrada de deitar fumo como aquela que eu outro dia vi entre dois lampiões por causa de uma diferença de 2 mil adeptos no Vietname, no Laos e no Cambodja: o mais baixinho, que ficou sem um olho, dizia que eram 115 mil; o mais alto, que ficou sem uma orelha, dizia que eram 117 mil. E até nem falharam por muito.
Gostava também de apontar uma lacuna no precioso estudo: afirmam que nas Caraíbas são 5699, mas não dizem se contaram com os que lá estavam de férias. É grave. Quanto aos 81.559 da Austria tenho sérias dúvidas: tudo parece apontar para que sejam apenas 79.877. Depois veio outra desilusão: na China parece que são apenas 76.168 os que gritam pelo Paulo Almeida. Todos pensávamos que na China, sempre que se fala de pessoas, se aponta logo para os milhões. Vem agora esta malta falar em milhares... isso é um desrespeito pela instituição! Há também o continente africano: 3.803.123 em Moçambique mais 2.784.202 em Angola. Suponho que estes 2 de Angola são os pais do Mantorras e que os 123 de Moçambique são os sobrinhos do Eusébio; aguarda-se confirmação. Mas a grande desilusão é mesmo o número de adeptos em Portugal. Então não é que são apenas 4.752.354. Não pode ser! Eu deitava logo esse relatório para o lixo e cuspia na cara de quem o fez: este número é um ultrage aos bons chefes de família deste país. Passa um lampião a vida inteira a ouvir falar em 6 milhões - com a secreta convicção de serem 12 - e vêm agora estes «especialistas de meia-tigela» dizer que são apenas 4.752.354. O Barbas - que da outra vez se deitou no meio da 2ª circular em protesto contra as arbitragens - devia convocar imediatamente uma manifestação semelhante. Tipo: deitar frangos assados da ponte sobre o tejo tentando acertar em todos os barcos azuis ou verdes que passam, ou descer a Rua do Alecrim de gatas cantando uma versão rock do «ser benfiquista» feita pelos uhf. Isso é que era de homem!
Eu não podia deixar de partilhar convosco uma informação tão precisa e determinante, mas já chega de números. Ficamos assim todos muito mais tranquilos.

No comments: