Friday, July 29, 2005

Sorteio

Nos últimos tempos não temos tido muita sorte em matéria de sorteios. Portanto, toca a jogar com garra para ver se despachamos a Udinese.
Podem continuar

Adriaanse e Koeman resolveram mandar recados um ao outro. Só digo duas coisas: a) é com satisfação que vejo que o SPORTING não está metido nestas patéticas guerrilhas b) até podem continuar a discutir em holandês para não nos incomodarem.

Thursday, July 28, 2005

História mal contada

Não vou discutir as «potencialidades» do leitão da bairrada: é assunto que não me interesa.
O que há a destacar é que, a Jorge Costa, foi dada protecção mediática: o tema acabou por nunca chegar a público e só agora o próprio jogador revelou que estava acima dos limites do controlo anti-doping. Já Rui Jorge não teve a sorte de se dedicar à degustação dos suínos petiscos gastronómicos e teve que ver o seu nome nas capas dos jornais por causa de uma porcaria de um medicamento para uma situação de saúde que o afecta. A vida é assim: uns gostam de leitão, outros sofrem de renite... E há ainda outros que não acreditam em suínas historietas mal amanhadas.

Tuesday, July 26, 2005

SPORTING - W B A

O jogo teve alguns motivos de interesse e o resultado foi positivo. A defesa parece consistente mas tem «brancas» muito perigosas, tal como já vinha acontecendo na época passada. O meio campo é o sector mais consistente da equipa; a falta de dois jogadores criativos como Hugo Viana e Pedro Barbosa nota-se, sobretudo no apoio ao ataque. Quanto aos avançados, temos que esperar para ver o que podem render Varela e Deivid, uma vez que Silva parece ser um jogador sem lugar na equipa, tal como há 2 épocas atrás. Destaque para Edson que desempenhou muito bem a função a que estava destinado.

Monday, July 25, 2005

103 páginas de sapiência futebolística

O prof. Quarlos Eirós, ilustre mentor do Futeblog Total - o blog reflexivo sobre o pós-modernismo no futebol - acaba de lançar, com pompa e circunstância, um compêndio com as análises publicadas no blog. Luís Campos, Carlos Manuel e Eurico Gomes enchem-se de esperança: será que com esta leitura os vamos compreender melhor?
O que é que isso nos interessa?

O site do SPORTING - o tal que não tem tempo, espaço em disco ou pachorra para anunciar as assembleias gerais do clube - resolveu opinar sobre os negócios do sr. Joaquim Oliveira, que a mim, enquanto sócio do SPORTING, não me interessam para nada (mesmo sabendo que ele é accionista da SAD, tal como eu e muitos outros sócios). Para legitimar o bitaite resolveram vir com uma lenga-lenga sobre os monopólios da comunicação social e a renovação do futebol português. Podem dizer o que lhes apetecer. Para mim este comunicado, publicado nestes termos e neste site, será sempre uma intervenção despropositada, infelizmente tão comum no nosso clube, nos últimos tempos.

Friday, July 22, 2005

Os chinas ainda têm que melhorar muito

Depois de ter assistido a 20 minutos do jogo Benfica - Chelsea, e ao que os comentadores iam dizendo, mal terminou o jogo tive uma ideia e saí logo à procura de uma loja de chineses. Entrei na primeira que me apareceu e aqui reproduzo o que se passou.
- Tem Searas de plástico? - perguntei ao chinês que me atendeu.
- O quê? - respondeu-me o tipo com ar atrapalhado.
- Searas de plástico - repeti - um boneco de plástico desses que vocês vendem, com a cara do Seara. É que, há meia-hora atrás, tive uma ideia que...
- Não tenho - respondeu-me o chinês num instante - Mas tenho ali uma coisa parecida.
E apontou para uma caixa que tinha um boneco de plástico com a cara do Herman José, e que soltava bolas de sabão pelo cú sempre que se carregava num botão.
- É isso - disse-lhe eu com entusiasmo - mas com a cara do Seara.
O chinês encolheu os ombros, disse-me outra vez que não e prometeu-me contactar o fornecedor «para ver se arranjava».
Saí da loja a pensar que o capitalismo chinês não é assim tão avassalador como o Alberto João quer fazer crer. Um comentador, articulista, opinador, transportador de bolos, presidente, ex-craque da bola, dirigente, escritor, ex-portador de bigode, candidato, sócio de tudo o que é associação, e tão conhecido como ele, não tem uma colossal panóplia de merchandising em seu torno? Estes chinas não sabem nada.
Da irrelevância (título pomposo, mas o pedigree dos intervenientes assim o exige)

Podia dizer que acho estranho que um juíz de profissão, lá porque é presidente da mesa da assembleia da LPFP, venha dar como favas contadas um processo que ainda agora começa e do qual ele não conhece todos os dados a ter em conta. Também podia dizer que acho rídiculo que o presidente da federação venha dizer para uma conferência de imprensa que nessa mesma disputa há uma das partes que pode estar segura de que tem razão - será que é ele que vai julgar?
Mas não. O caso Miguel não me interessa para nada. Que venha o futebol a sério para ver se se acaba com esta conversa de merda.
Celtic de Glasgow - SPORTING

Como ontem à hora do jogo estava a jogar à bola e a estrear a camisola Stromp acabadinha de comprar, não pude assistir ao empate do SPORTING. Tratei de me informar e parece que até nem jogou mal, atendendo ao estado de preparação da equipa. O resultado destes testes significa pouco e eu quero é ganhar os jogos a sério.

Wednesday, July 20, 2005

Não há responsáveis

Parece que o Benfica B de Alverca corre risco de não poder iniciar a próxima época. Não é de admirar; basta olharmos para os dirigentes que por lá passaram nas últimas épocas: Vieira dos Pneus; José Couceiro e um assessor do Benfica que dá pelo nome de Bugarin, entre outros. Não há dinheiro para pagar salários nem para outros encargos. Nem ninguém sabe onde andam os milhões proporcionados pela transferência dessa grande estrela de capa de jornal que dá pelo nome de Mantorras. Para que o enredo não seja demasiado original, os dirigentes responsáveis andam por outras paragens e só os verdadeiros sócios, os que têm devoção ao clube, é que lá estão para «pagar as favas» (dívidas). Que pena o Seara não ser presidente da Câmara Municipal de Alverca...
A única coisa que me desagrada é ver lá o nome do Lima, que eu respeito bastante porque o conheço e sei que é um grande sportinguista, a ter que levar com as asneiras dos outros. Pisga-te Lima!

Tuesday, July 19, 2005

Nomeação dos árbitros

Nunca tive ilusões. Quando se falou na possibilidade de voltar ao sorteio dos árbitros achei que, até à decisão final ser aprovada, muita água ia correr debaixo da ponte e tudo acabaria por ficar na mesma porque os interesses ocultos se mostravam fortíssimos. As movimentações começaram logo, sobretudo por parte daqueles que pretendiam que tudo continuasse na mesma. O ar tranquilo com que os dirigentes do clube galináceo falavam do assunto mostrou que estavam tranquilos a respeito da situação: logo perceberam que, votação para ali, acordo para acolá, a sua vontade ia vingar; alguém lhes deve ter garantido isso. Esse clube, dadas as suas fraquezas futebolísticas, necessita de partir com essa vantagem de avanço. O que é de admirar, a este respeito, são as voltas que a coisa teve que dar para que uma proposta que só tinha o apoio de um clube, contra todos os outros, acabe por ser aprovada. Mais uma constatação de que no futebol português o «cozinhado» e o «jeitinho» são o que dita a lei. Portanto, é de esperar que a próxima época seja como a anterior: contruída na base do roubo e da aldrabice, de modo a favorecer os interesses de um clube e dos seus dois donos.
O que eu destacaria - até porque achei uma certa piada à expressão - é o argumento que foi invocado para legitimar esta negociata: Valentim Loureiro e Luís Guilherme deram um contributo ao futebol português e inventaram mais uma daquelas que só eles sabem: a «nomeação condicionada». Foi confirmar a vários sítios, não fosse haver gralha, e era isso mesmo que lá estava. Nós, que julgávamos que toda a nomeação de um árbitro era condicionada, ficámos a saber que ela vai ser deliberadamente condicionada. O que, atendendo aos personagens envolvidos na novela, só nos mostra que daqui para a frente a aldrabice já nem vai ter que ser encapotada: o sr. Guilherme nomeará «condicionado». Como já todos sabemos o que é que o tem condicionado até aqui, isto promete... escândalo, claro.

Friday, July 15, 2005

Ao sabor do vento (ou das capas dos jornais)

O que mais me impressiona na actual direcção da SAD do SPORTING é a falta de rumo no que diz rspeito à constituição da equipa. Parece que tudo é tratado no momento, sem qualquer estratégia. Querem João Alves, mas ouvem os jornais a apregoar que Labarthe é bom e desinteressam-se do jogador do Braga. Aceitam vender Enakarhire, mas como o Enak não aceita os salários propostos pelos russos, passam a considerar a possibilidade de ficar com o negeriano, só que entretanto lá arranjam lugar para Luís Loureiro, não se sabe muito bem para quê. Querem renovar com Liedson, até aceitam ultrapassar o tecto salarial, mas como há uma proposta financeiramente boa do Estugarda, já aceitam negociar o Liedson. Entretanto resolvem achar que precisam de um avançado e apontam baterias para Wagner Love, que custa o que o Estugarda paga por Liedson - trocar um que já sabe que vale por outro que chega de novo ao futebol português. Wender e Nunes interessam, mas Beto e Polga afinal ficam, por isso Nunes já não interessa assim tanto e Wender vamos lá ver se o Braga baixa a parada...
Entretanto o tempo passa a decisiva pré-eliminatória da Liga dos Campeões está já aí por perto. E na SAD do SPORTING está tudo estranhamente tranquilo. Não sabermos a equipa que vamos ter no primeiro jogo oficial até é normal. O que não é normal é, de um dia para o outro, ao sabor da vontade dos empresários, se tente resolver problemas difíceis que já deviam estar calculados. Porque é disso mesmo que se trata: a SAD do SPORTING não age, reage. E nenhum plantel estável se constitui por reacção.

Thursday, July 14, 2005

Total Network Solutions FC

Agora que estão de saída por obra e graça do Liverpool e da UEFA, importa dizer que não gostei só do nome: também gostei muito do equipamento.
Quase nem dei por isso

Este blog faz hoje dois anos.
Campanha dos 300 mil

Entretanto, na Amazon, continua em bom ritmo a venda do Kitt

ps: O Kit (aqui só com um tê) não dá direito à participação nas assembleias gerais? É que aquilo não estava lá assim muito cheio.
Sobre a recusa de José Peseiro em admitir Luís Boa-Morte num treino do SPORTING

É muito triste ver alguém que não manda em nada de relevante pensar que manda nalguma coisa: são os que acabam por ser mandados por toda a gente.

Monday, July 11, 2005

E o VIP voltou a mandar bacurada

O presidente do clube galináceo é um VIP - Very Important Pneu - e é nessa medida que lhe concedo umas linhas. Não é que a criatura tenha revelado finalmente quem é o tal craque que «já está contratado mas que o nome não interessa a ninguém». Desta vez ele resolveu prendar um sócio do SPORTING - Dias Ferreira - invocando até a sua condição de membro do Conselho Leonino do nosso clube. É claro que qualquer tentativa de insulto que venha dali se transforma imediatamente em elogio. A questão é que mete nojo estar a ver um programa de informação qualquer e sermos interpelados por tal figurinha a balbuciar o nome do nosso clube... O que uma pessoa tem que levar só por tentar ver uns 20 minutinhos de notícias na televisão!
Mais uma demissão

Soares Franco, depois do «anúncio prévio», acabou por se demitir. Será que é apenas mais uma demissão, por «motivos pessoais», como todas as outras?

Friday, July 08, 2005

Assim é que a gente se entende

O galinhas resolveu tirar a limpo a história dos seis milhões. Vai daí e contratou uma empresa para apurar os resultados com exactidão, muita exactidão. Eles julgavam que eram 12 milhões, só em Portugal, e queriam ter um dado rigoroso (salvo seja) para o poderem provar. Não faço link lá para o site não vá essa merda passar o vírus da gripe das galinhas. O estudo já saltou cá para fora há uns tempos mas, como devem calcular, tão profundo documento implicou um estudo apurado e é por esse motivo que eu falo do assunto com algum atraso.
Ainda assim gostava de partilhar convosco alguns dados pertinentes, sem os quais eu ainda estou para saber como foi possível falar-se de futebol em Portugal.
Comecemos pelo oriente. Apurou-se que no Vietname, no Laos e no Cambodja há 116 mil adeptos do galinhas. Quem sou eu para discutir? O que eu lamento é que esta informação tenha demorado tanto. Se tivesse vindo antes tinha-se evitado uma cena de porrada de deitar fumo como aquela que eu outro dia vi entre dois lampiões por causa de uma diferença de 2 mil adeptos no Vietname, no Laos e no Cambodja: o mais baixinho, que ficou sem um olho, dizia que eram 115 mil; o mais alto, que ficou sem uma orelha, dizia que eram 117 mil. E até nem falharam por muito.
Gostava também de apontar uma lacuna no precioso estudo: afirmam que nas Caraíbas são 5699, mas não dizem se contaram com os que lá estavam de férias. É grave. Quanto aos 81.559 da Austria tenho sérias dúvidas: tudo parece apontar para que sejam apenas 79.877. Depois veio outra desilusão: na China parece que são apenas 76.168 os que gritam pelo Paulo Almeida. Todos pensávamos que na China, sempre que se fala de pessoas, se aponta logo para os milhões. Vem agora esta malta falar em milhares... isso é um desrespeito pela instituição! Há também o continente africano: 3.803.123 em Moçambique mais 2.784.202 em Angola. Suponho que estes 2 de Angola são os pais do Mantorras e que os 123 de Moçambique são os sobrinhos do Eusébio; aguarda-se confirmação. Mas a grande desilusão é mesmo o número de adeptos em Portugal. Então não é que são apenas 4.752.354. Não pode ser! Eu deitava logo esse relatório para o lixo e cuspia na cara de quem o fez: este número é um ultrage aos bons chefes de família deste país. Passa um lampião a vida inteira a ouvir falar em 6 milhões - com a secreta convicção de serem 12 - e vêm agora estes «especialistas de meia-tigela» dizer que são apenas 4.752.354. O Barbas - que da outra vez se deitou no meio da 2ª circular em protesto contra as arbitragens - devia convocar imediatamente uma manifestação semelhante. Tipo: deitar frangos assados da ponte sobre o tejo tentando acertar em todos os barcos azuis ou verdes que passam, ou descer a Rua do Alecrim de gatas cantando uma versão rock do «ser benfiquista» feita pelos uhf. Isso é que era de homem!
Eu não podia deixar de partilhar convosco uma informação tão precisa e determinante, mas já chega de números. Ficamos assim todos muito mais tranquilos.

Thursday, July 07, 2005

Quem vier a seguir que pague a factura

Eu já tinha percebido que a organização do Euro 2004 em Portugal não tinha servido de lição. A prova é que quem tem responsabilidades e contas a prestar prefere falar de «bandeirinhas na janela»; «mobilização nacional» e outras balelas inócuas em vez de questionar o disparate que foi a construção de tantos estádios novos - alguns dos quais vão servindo apenas para o clube galináceo jogar quando tem medo de ir a casa do adversário.
O que eu julgava é que perante a situação económica do país este tipo de megalomanias pseudo-desportivas iam ficar em stand-by (a melhoria do desporto em Portugal não passa pela construção de estádios ou infra-estruturas do género). Mas não. Já temos no horizonte mais uma ideia disparatada: a candidatura à organização de uns jogos olímpicos. E tudo se torna mais preocupante quando o actual primeiro-ministro, aqui há dois ou três anos, andou a dar entrevistas mostrando-se entusiasmado com a ideia.
Só a candidatura envolve meios financeiros incomportáveis para um país como o nosso - será que eles já ouviram falar do défice que Portugal tem; do crescimento do PIB; do preço do petróleo e da nossa dependência energética crónica, entre outras «insignificâncias» do género? Será que quem manda estes bitaites par o ar sabe o que custa verdadeiramente uma organização deste tipo?
No meio disto tudo a única coisa que me custa é perceber que a gestão do desporto em Portugal está entregue a pessoas que pensam desta maneira. Isso é que é preocupante. Que interessa que atletas portugueses de modalidades olímpicas não participem em provas internacionais porque ninguém é capaz de lhes custear as despesas de deslocação? Que interessa que atletas de modalidades olímpicas tenham que reservar as suas férias laborais para a participação em provas? Nada.
Mas não fiquem tristes: temos candidatura megalómana no horizonte. Também temos uma federação e uma liga (de andebol) que não se entendem e estão a colocar em causa a prática da modalidade. Também temos uma Liga de Futebol Profissional que não cumpre a lei do país uma vez que é ela que domina o orgão que coordena a arbitragem, e não devia. Temos muitas anomalias na organização desportiva, que o facto de sermos, dos 25 da Europa, aquele em menos pessoas praticam desporto regularmente bem atesta. Mas alguns querem-se candidatar a uma organização faraónica, e isso é que interessa para podermos continuar a parecer ricos, mesmo que não passemos de uns pobretanas de mão esticada a toda a hora.
Quem vão ser os dirigentes desportivos que se vão, desde o início, mostrar «muito entusiasmados» com a ideia? Não é difícil adivinhar.
Sempre na frente

Naide Gomes: uma atleta da qual nos podemos orgulhar. Bateu o record nacional do salto em comprimento.

Wednesday, July 06, 2005

Quem é o Miguel?

A rescisão mais importante do defeso é esta.

Monday, July 04, 2005

Parabéns

O Fute-Blog Total fez dois anos: é uma das referências aqui da casa; fundamental para a compreensão das coisas importantes do futebol português como a «filosofia táctica» de Luís Campos ou a «postura ofensiva» de Gabriel Alves.
Pelo que percebi através das imagens, a festa em Montalegre foi de grande nível (motivos de força maior impediram-me de lá ir).
O 5 Violinos endereça desejos de muitos e bons anos em prol do Pós-Modernismo no futebol.
O sr. Serpa, agente de jogadores (se é FIFA ou não, lá isso não sei)

Para mim, um empresário de jogadores de futebol é alguém que trata de dar curso às transacções dos mesmos. O fenómeno, em Portugal, funciona por modas: há uns anos o empresário da berra era Manuel Barbosa, hoje ninguém sabe onde ele anda (e ainda bem para ele). Depois veio o psicólogo Paulo Barbosa, que dizia que não era empresário de jogadores mas apenas conselheiro pessoal; excelentes negócios ele fez com o clube galináceo. Surge então José Veiga, a imprensa desportiva em delírio, ele era o maior, óptimos serviços prestados à nação e vai-se a ver o grande «serviço» que ele fez foi destruir a carreira do melhor avançado que o futebol português dos últimos anos viu - Mário Jardel. Veiga cai em desgraça - porque será que estes empresários portugueses não se aguentam mais do que 3 épocas? - e entra Jorge Mendes na constelação; parece que ainda é o que está na berra, vamos ver até quando.
Durante estas férias futebolísticas o empresário que mais se destacou foi o sr. Serpa que, ao que parece - eu só leio desportivos na net e aí não olho para o cabeçalho onde vêm os nomes das chefias - é director da Bola, um dos jornais do clube galináceo. O sr. Serpa e o seu jornal - já sabem, só o leio na net (para não sujar os dedos) - resolveram que as «suas» tranferências da época iam ser o Liedson e McCarthy. E não deram descanso; há dois meses que não se calam com a conversa das «propostas irrecusáveis»; da «falta de condições psicológicas»; das «saudades da família»; do «contrato que está a acabar» e todas as outras «artimanhas de desvinculação» que fazem parte da cartilha do empresário de sucesso. O alvo está definido desde o início: como não há dinheiro para reforçar o clube galináceo, o melhor é enfraquecer os adversários - como Veiga tinha feito com Jardel - e nada melhor do que atacar os melhores goleadores do SPORTING e do Porto. Tão distraído com este processo Liedson-McCarthy tem andado o sr. Serpa, que nem teve tempo para reparar nos jogadores do seu clube que a toda a hora dizem que querem ir embora. Ricardo Rocha aparece todos os dias a dizer que pode ir não sei para onde. Miguel vai ao ponto de faltar à apresentação da equipa e de se recusar a jogar pelo clube com o qual tem contrato. Mas nada disso interessa para o jornal do sr. Serpa: fossemos acreditar no que escrevem - já sabem, só leio na net, e é quando leio - e o SPORTING deveria começar a época com o Tiago, o Nelson, o Tello e o Pinilla porque, ao resto do plantel, o sr. Serpa e o seu jornal trataram de arranjar transferência. No dia do regresso de Liedson a Lisboa, momento que o jornal do sr. Serpa acreditava não ser possível, a capa era ocupada com a existência, ou não, de cláusula de opção que permita mais um ano de contrato: nem tudo estava perdido, segundo eles. Enquanto o SPORTING não renovar com o jogador a chinfrineira não vai parar.
No futebol português vê-se de tudo (aquilo que não se devia ver). E agora temos os jornais empresários. O que vale é que ninguém os leva a sério.

Friday, July 01, 2005

Masoquismo

Que ele não consiga entender nós até percebemos: inteligência é coisa que não abunda por aqueles lados. Mas será que não há nenhum intelectual tipo Pinhão-Seara-Máximo, daqueles que pensam as coisas da bola cientificamente como este brilhante trio, que lhe explique - talvez com recurso ao desenho - que combater-se a si próprio é uma manifestação de masoquismo? Vem isto a propósito das declarações do Grande Líder Pneumático: "Digo desde já que, nas próximas eleições, estarei na primeira linha de combate aos oportunistas e aos vaidosos. Se forem aqueles que gostam muito de falar nos jornais também lá estarei."
Vai ser lindo: Vieira a combater-se a si próprio. Deve ser devido a esta ambígua situação de dupla personalidade que o tipo fala dele próprio na 3ª pessoa: anda a preparar-se.
Parabéns pelos 99 anos

Não é este blog que faz 99 anos, é o nosso SPORTING. E por isso está de parabéns. Teria sido fácil fazer como Porto e Galinhas: aproveitar uma confusão de nomes e vir dizer que tínhamos mais 10 anos. Mas nós somos sérios e temos orgulho dos nossos 99, verdadeiros. Faça-se a festa!