Wednesday, October 11, 2006

Começar em grande

Vítor Pereira não está numa de deixar os seus créditos por mãos alheias. Começa logo com a sua primeira nomeação para um jogo do SPORTING: o pseudo-árbitro Olegário Benquerença, o tal que nos eliminou da Taça de Portugal na época passada. Muito bem visto pelo nomeador Vítor Pereira; não havia melhor escolha na véspera do SPORTING - Porto.
Para mim Vítor Pereira foi um mau árbitro. Tendencioso e sempre colado aos interesses do Porto e das pessoas ligadas ao Porto enquanto estas mandavam no futebol português. Como Vítor Pereira até sabia alguma coisa de arbitragem, isso deu-lhe sempre a capacidade de poder ser discreto nos disparates que ia cometendo. De facto, Vítor Pereira nunca deu nas vistas como Benquereça ou Bruno Paixão. Mas no essencial era igual a eles: um árbitro que arbitrava consoante o modo como batiam os ventos vindos da Liga. E assim fez carreira. Facilmente, incluindo da parte de alguns sportinguistas, se ouvia aquela conversa do Vítor Pereira como o melhor e essa treta toda. Nunca alinhei nisso. Nunca gostei de Vítor Pereira como árbitro nem da sua atitude sonsa de se armar em reserva moral da arbitragem. Como eu já supeitava, o seu papel na Liga será continuar o mesmo que fizeram os que lá estiveram antes.
E espero que com isto os dirigentes do SPORTING percebam que erraram ao apoiar uma Liga onde pessoas como Valentim Loureiro e Vítor Pereira detêm o poder.
Quanto ao jogo, espero que Paulo Bento comece já a preparar os jogadores para o que aí vem: o jogo contra o Porto vai começar na Amadora (com ou sem relva) e temos que estar muito atentos. Benquerença sabe muito bem ao que vai. E nós temos que o denunciar, alto e bom som.

No comments: