Friday, February 24, 2006

24ª jornada

Precisamos de ganhar mais 3 pontos em Coimbra. Vamos a isso.
Adiamento da AG

É óbvio que não faz sentido que sócios fiquem à porta porque não há lugar lá dentro. Está correcta a decisão de adiar.
Agora já não temos pavilhão com capacidade para tais eventos. Mas temos um centro comercial que, os que agora o querem vender, diziam que ele se justificava mais do que a construção de um pavilhão poli-desportivo que tanta falta nos faz. Deve ser a isto que se chama "visão de futuro": quem sabe se, daqui a 50 anos, os centros comerciais não serão a grande "mina" dos clubes de futebol?
E vejam lá bem onde é que vão realizar a próxima AG.

Wednesday, February 22, 2006

SPORTING – Ponto da Situação II

O SPORTING, tal como a maioria dos clubes, vive hoje das parcerias que se vão desenvolvendo com os grupos bancários. Em 95% dos clubes das principais ligas europeias as receitas não são sufientes e é com base em empréstimos, vendas e hipotecas de património e outros negócios com os bancos que os clubes vão subsistindo. A UEFA sabe muito bem que é assim. Até sabe que se os bancos "fechassem as torneiras" as competições profissionais, na Europa, nos moldes em que funcionam actualmente, estariam em causa. O que é que se tem feito? Na prática nada. Em Portugal os passivos dos clubes aumentam de mês para mês, atingindo números de assustar qualquer um. Lá fora passa-se o mesmo: o aumento de passivo do Real Madrid nos últimos dois ou três anos, por exemplo, é de deixar de boca aberta o mais atento e conhecedor dos gestores profissionais.
Esta situação tem tornado os clubes alvo apetecível desses mesmos bancos, de empresas de venda de património e outras actividades relacionadas. É por isso que, por muito má que a situação de um clube seja, há sempre alguém interessado em "investir", "desenvolver parcerias financeiras", estabelecer "project finances", etc.
Ora, no SPORTING a coisa toma a dimensão de um verdadeiro assalto. Basta olharmos para a anunciada lista de Soares Franco para constatarmos isso. Parece que na escolha das pessoas o critério foi o de se seleccionar um elemento representante de cada um dos grupos financeiros, imobiliários e de construção a exercer actividade em Portugal. Resultado: vemos lá nomes de gente que descobriu o "sportinguismo do coração" na semana passada, gente que nunca na vida assistiu a um jogo de uma modalidade amadora, gente que a única vez que entrou no Alvalade XXI para ver um jogo de futebol foi à borla e para o camarote que a empresa possui no estádio. A todas estas criaturas é estendida uma passadeira de veludo de modo a poderem papaguear o seu amor ao clube como se ele não fosse fruto de mero interesseirismo eleitoral. O caso mais emblemático é essa luminária que dá pelo nome de Pires de Lima e que se tornou num verdadeiro pop-up - aparece em todo o lado e é difícil de evitar - daquilo a que pomposamente se vai chamando de "gestão séria e rigorosa do fenómeno desportivo". É entrevistado em tudo o que é jornal, vai à TV fazer de paineleiro representante do SPORTING e mostra-se disponível para "ajudar em todo o que for necessário" o que, traduzido, significa que aceita um bem remunerado cargo numa das administrações das empresas que se foram criando como cogumelos dentro do SPORTING. Os sócios, no meio da confusão que está a ser propositadamente lançada pelo grupo de Soares Franco, ficam amdmirados com o facto de nestas alturas haver tantos "sportinguistas" dispostos a "abdicarem da sua vida profissional e familiar para se dedicarem ao clube", isto para utilizar a expressão que usam e que julgam que toca no sentimento dos adeptos.
Só que nem toda a gente anda a dormir. E é muito fácil perceber que estes "reputados administradores" que se colocam na linha de partida para o ataque ao poder no SPORTING têm como interesse fundamental o desenvolvimento das actividades das empresas e grupos de onde vêm, muito mais do que a disponibilidade para a causa sportinguista. E é isto que nos faz desconfiar. Não estou a insinuar que todos eles tenham como objectivo servirem-se do SPORTING, porque não tenho provas concretas que me levem a afirmar isso. Porém, exigia-se um bocadinho mais de decoro no comportamento. Esta atitude de "cão esfomeado à procura de osso" só nos pode levar a duvidar. Ainda por cima quando vinda de pessoas que nós nem sabíamos que eram do SPORTING.
Sendo assim, afirmo que a alegada lista que Soares Franco sugere não é mais do que um poderoso grupo de interesses em torno das actividades imobiliárias, de financiamento, de construção e de gestão de serviços com ligações a actividades que o SPORTING desenvolve, desenvolveu ou pode vir a desenvolver. E quanto ao futebol? Pois. Aí é que está o ponto: no grupo de apoiantes de Soares Franco há banqueiros, construtores civis, políticos rascas - 99% dos políticos portugueses são rascas -, administradores de empresas públicas e privadas mas não há um único indivíduo que saiba o que é um "central de marcação". Na cabecinha deles andará um ideia tipo: "quando necessitarmos de contratar um jogador pergunta-se ao Carlos Freitas que ele percebe de bola", porque julgam que basta ser economista ou advogado e ter umas vagas noções de economia sacadas à pressa da The Economist para se gerir um clube de futebol. Enganam-se. E a prova de que se enganam está nos disparates cometidos nos últimos dez anos por todos os especialistas em administração e gestão "rigorosas" que passaram pelo clube. Mas querem continuar. No último mês aparecem nos jornais desportivos tantos administradores empreendedores e "modernaços", tal como em Julho aparecem "estrelas internacionais" para reforçar o clube galináceo. Não há paciência. Recuso-me a ver o clube nas mãos de gente que em primeiro lugar é motivada pelos interesses pessoais e não pelo amor ao clube. Querem saber quem são? Façam o seguinte teste: digam-lhes que os salários que as empresas do SPORTING vão conceder serão meramente simbólicos e que não há possiblidades de novas parcerias financeiras do clube e esperem para ver os que, no próprio dia, virão com a conversa dos "problemas particulares e afazeres profissionais" para desistirem de ocupar um cargo no SPORTING. Está tudo dito.

Tuesday, February 21, 2006

SPORTING – Ponto da Situação I


Dou hoje início a uma série de posts sobre o que na minha opinião se vai passando com o SPORTING.

Começo por aquilo que me parece o mais importante a debater no futuro imediato – a Assembleia Geral de 25-02-06. Esta Assembleia Geral não será certamente o assunto mais importante no momento em que se encontra o SPORTING mas é aquele ao qual temos que dar uma resposta breve porque faltam poucos dias para a sua realização.
E esta Assembleia Geral está, à partida, inquinada. Não concordo com os termos nos quais ela foi convocada porque ela não é mais do que uma consulta à posição dos sócios face às ideias de um candidato. Soares Franco já afirmou que vai apresentar o seu projecto de modo a poder perceber – através da Assembleia Geral – se os sócios estão com ele. Afirma que se aí verificar que não tem os suficientes apoios desiste da sua candidatura. Isto além de uma chantagem é uma violação das regras democráticas. Chantagem porque coloca os sócios perante uma inevitabilidade: “ou fazem como eu quero ou então vou-me embora e fica o clube entregue ao caos porque eu e os meus comparsas o deixámos à beira da falência”. E é uma violação das regras democráticas porque aos outros candidatos não é dada a possibilidade de também usufruirem de uma Assembleia Geral onde possam expor as suas ideias e indagar acerca da posição dos sócios.
Quanto ao conteúdo tenho a dizer que acho absolutamente errado que os sócios sejam levados a decidir nesta altura sobre matérias tão sensíveis. Convém não esquecermos que estamos perante uma direcção interina que se devia resumir apenas à gestão dos superiores interesses do clube sem entrar por campos estratégicos como o da alienação do património. Tudo ao contrário: decisões como estas deveriam ser tomadas apenas no quadro de uma direcção eleita de pleno direito. Afinal de contas é para isso que se convocam eleições, apresentam listas e se anuncia um programa a cumprir. Resumindo: Soares Franco que se preocupe, neste momento, em apresentar detalhadamente as suas propostas de gestão para que os sócios possam saber com o que devem contar. Tal como todos os outros candidatos. Inadmissível é que haja candidatos favorecidos no âmbito do processo eleitoral. Lamento que Galvão Telles esteja neste momento hospitalizado e aproveito para lhe desejar as rápidas melhoras. Era ao presidente da Mesa da Assembleia Geral que eu gostava de ouvir alguma coisa sobre o assunto.
Sendo assim, entendo que esta Assembleia Geral não é mais do que uma estratégia eleitoral de Soares Franco e do grupo que o sustenta. Ela, ao contrário do que nos querem fazer crer, não é um momento para decisões importantes da vida do clube – porque essas só deverão poder ser tomadas depois das eleições pela lista democraticamente eleita. Isso, a que erradamente se está a chamar de Assembleia Geral, é mais uma etapa eleitoral da lista de Soares Franco, e ainda por cima disfarçada: pretende-se saber em que ponto se encontra a posição dos sócios face às informações deliberadamente confusas que vão saltando para a comunicação social a conta-gotas acerca da “situação catastrófica” em que o clube se encontra.
Perante esta situação, eu que ainda não decidi em quem vou votar nas eleições – mesmo que quizesse decidir não podia porque ainda não sei quem são os candidadtos – recuso-me a participar.
Esta suposta Assembleia Geral, pelas razões que acima enumerei, é um comício da lista de Soares Franco. E eu não gosto de comícios, muito menos naquela que é a associação de que muito me orgulho de fazer parte – o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, meu clube desde o dia em que nasci. Não participarei, portanto, na referida assembleia. Como estou a ser lido por gente inteligente, entendo que não devo explicar muito mais porque é que a minha ausência não é demissão de posição perante o que se passa no meu clube. Não me imagino a assistir ao PowerPoint que Soares Franco nos pretende escarrapachar na cara e no fim ter que levantar o braço para dizer se sim ou não. Porque face ao que me é agora apresentado, nem SIM, nem Não. O que eu, bem como todos os outros sócios, queremos é que apareçam listas, apresentem projectos para que tranquilamente e em consciência possamos decidir. Esta extemporânea assembleia, tal como nos é apresentada, é coacção: hora e meia para que se decida entre o “salvador projecto” de Soares Franco e o resto. Para isso não contem comigo. Estarei presente sempre que for preciso. Mas não alinho em “vagas de fundo” artificialmente criadas.

Monday, February 20, 2006

Mais uma excelente vitória

Missão cumprida de uma forma justíssima. Estes 3 pontos já cá cantam. Vamos a Coimbra com vontade de trazer de lá mais uma vitória. E só nisso é que devemos pensar.
Uma história que se começa a repetir com alguma insistência

De há uns tempos para cá pegou uma moda que começa a chatear. O argumento é simples: o treinador da equipa favorecida vem, no fim do jogo, fazer comentários contra a arbitragem como se fosse ele a vítima. O objectivo é, por certo, lançar areia para os olhos das pessoas de modo a que não se fale do essencial.
No jogo do SPORTING contra o Paços de Ferreira, José Mota e o seu boné cor-de-laranja que fazia um belo conjunto com o fato e a gravata, resolveu fazer um interminável discurso contra a arbitragem, o sistema e mais o raio que o parta. Com todos os clichés disparatados que alguém com muito mau perder é capaz de proferir. Veio com a história do «sei de coisas que me disseram mas não as digo aqui porque vocês (jornalistas) é que devem investigar». E aproveitou também para fazer de Maya quando disse que se não fosse uma grande penalidade na 1ª parte não perderia o jogo. Tudo isto com muita «filosofia de jogo» à mistura; este é um daqueles que vê «filosofia de jogo» em todo o lado (ainda hoje de manhã quando andava à procura das meias encontrou uma «filosofia de jogo» na gaveta).
Mas vamos ao que interessa. A arbitragem foi muito má e o SPORTING foi o clube que saiu prejudicado. A penalidade de que fala o «filósofo de jogo» é penalidade e só um mau árbitro é que não a assinala. E depois há o resto do desafio que não é assim tão pouco. Dualidade na exibição dos cartões. As faltas assinaladas a Liedson quando era este que estava a ser agarrado. Tudo isto pontuado por faltas a meio campo de modo a cortarem a possibilidade de o SPORTING poder sair a jogar. Veja-se, como exemplo, aquele livre marcado contra o SPORTING mesmo no fim do jogo. Só uma enorme vontade de ver o SPORTING sofrer um golo é que pode descortinar um livre quando o jogador do SPORTING nem toca no adversário.
Eu percebo que a vitória do Guimarães - concorrente directo do Paços de Ferreira - e a possibilidade de o SPORTING se aproximar do Porto que o «filósofo de jogo» tanto adora, o tenham deixado com o pensamento um bocado turvo. Pode falar sempre que lhe apetecer. Mas meta-se com os da sua laia. Não nos chateie porque nós não temos paciência para aturar criaturinhas amuadas que não sabem perder. Porte-se como homenzinho que já tem idade para isso.

Friday, February 17, 2006

Estamos na luta

No jogo de sábado temos que entrar em campo com determinação total. O nosso objectivo são os três pontos. É nestas alturas, em jogos destes, que se decidem os campeonatos.
Não podemos vacilar.

Thursday, February 16, 2006

Posição futebolística deste blog sobre a novela das caricaturas

Estamos contigo Peter Schmeichel; és um dos nossos.
Isto está bonito

Dias da Cunha já não apoia Soares Franco. João Rocha critica José Roquette. José Roquette diz que ainda tem coisas para dizer. Ferreira da Silva, que era vice de Dias da Cunha, diz que as contas não são bem como este diz. Sérgio Abrantes é candidato. Dias Ferreira anda calado. Há mais uns quantos que têm intenção de se candidatar.
Como já seria de esperar este período pré-eleitoral vai servir muito mais para confundir do que para esclarecer. E os sócios do SPORTING necessitam e merecem ser verdadeiramente esclarecidos do que se está a passar. No meio desta confusão toda sei que não gosto nada deste ambiente.
À porta de minha casa está um monte de gente a suplicar para que eu não me candidate - vou-lhes fazer a vontade.

Wednesday, February 15, 2006

Achas para a fogueira

As entrevistas de Dias da Cunha e de João Rocha publicadas hoje na Bola e no Record, respectivamente, podem servir para várias coisas, entre as quais não serem lidas.
O mais admirável que se extrai dali é que neste momento ninguém é culpado de nada. Todos - os que lá estão, os que lá estiveram e os que querem para lá ir - continuam cheios de «projectos» e «solucções» mas ninguém assume as responsabilidades pela situação grave a que se chegou.
Parece então que tudo o que se fez foi correcto. Se assim é como é que se chegou a uma situação economico-financeira como aquela em que nos encontramos?

Tuesday, February 14, 2006

Se o problema é esse arranja-se já aí uma malta para a futebolada


Só com amigos, claro. Eu sugiro a seguinte equipa:

Freitas do Amaral: guarda-redes; o novo grande amigo da ayatolada; como está gordo ocupa muito espaço e diminui as probabilidades de a bola entrar

Jerónimo de Sousa: lateral esquerdo; parece que é canhoto e gosta sempre de armar em amiguinho dos que estão contra os americanos

Um padreco desses que se colocam de lado dos manifestantes anti-caricaturas: defesa-direito, porque jogam à defesa que é para mais tarde puderem dizer o mesmo se se meterem com os santos deles

José Sócrates: defesa-central; porque condena os caricaturistas mas fá-lo sempre à defesa para não se comprometer com ninguém

Vitalino Canas: defesa-central; porque com um nome destes os adversários ficam logo assustados e nem precisam de ouvir as bacuradas que anda por aí a dizer

Ana Gomes: a trinco, posição óptima para quem anda sempre para frente e para trás e não diz nada que se aproveite

Um jornalista da TSF: médio-centro; porque gostam de estar no centro dos acontecimentos sempre que toca a defender os «coitadinhos dos muçulmanos vítimas dos ataques dos ocidentais»

Francisco Louçã: médio-esquerdo; porque quando ainda não sabe o que se passa já tomou posição, pela esquerda, claro

Mário Soares: médio direito; porque não quer que a ala direita «seja uma avenida para os iraquianos passarem sempre que lhes apetecer»

Daniel Oliveira: a nº 10; ninguém sabe muito bem de onde vem mas está em todo o lado e parece ser o estratega tuga da vitimização dos muçulmanos

Fernando Seara: avançado, porque está sempre a dizer que já jogou futebol a sério, e aproveita todas as oportunidades para aparecer na televisão

E pronto. Assim os iraquianos já têm com quem fazer um jogo amigável antes de jogarem contra Portugal. Que não seja por falta de preparação.
Eu sei que estou a ser chato mas prometo que nos próximos tempos não volto a falar do assunto

Só mais um searismo, desculpem lá a insistência.

Monday, February 13, 2006

Olha, olha, o Seara agora assina com pseudónimo

Não é para admirar: qualquer gajo que dê conta de ter metade do ridículo do Seara trataria logo de arranjar um pseudónimo para se esconder.
Ou se calhar o pseudónimo é apenas para poder dizer aos tipos da Bola que não escreve em mais lado nenhum: talves eles acreditem.
Em relação ao conteúdo... não li o artigo. É que o parágrafo-teaser que está a bold é nada mais nada menos do que a descoberta daquilo que deve ser a 4ª lei de Newton sobre o movimento na zona do Algueirão - Mem-Martins: «Por vezes, a clareza é a arma mais eficaz para combater a inércia». Uff! Com tal descoberta fiquei arrasado e não consegui ler tudo. Acho que fala sobre o Adriaanse e malmequeres. Mas a minha falta de clareza não consegue combater a minha inércia e eu estou aqui tão inerte que nem consigo teclar. Volto um dias destes (quando a inércia passar).
Vitória em Setúbal

Justa. O SPORTING foi a melhor equipa. E vamos em força lutar pelos 3 pontos na próxima jornada.
As mãos

Na arbitragem portuguesa há modas. Comportamentos que os árbitros assumem à revelia das regras, motivados, a maior parte das vezes, pelos opinadores que actuam nos meios de comunicação. E a nova moda na liga portuguesa é a marcação de grandes penalidades sempre que haja um contacto qualquer entre mão, ou braço, e bola. Claro que um off-shore é sempre um off-shore e o da Luz é um deles: é para isso mesmo que servem os off-shores. Valia a pena, então, ir ao que interessa: a regra. E o que diz o paper que está no site da FIFA é o seguinte: «A direct free kick is awarded to the opposing team if a player handles the ball deliberately (except for the goalkeeper within his own penalty area)». Fica claro? Pelo que ontem ouvi num canal de televisão parece que não. Para mais esclarecimentos resta sempre a possibilidade de recorrer ao secretário do sr. Blatter cujo endereço a FIFA disponibiliza: Dr. Urs Linsi, 11 Hitzigweg, P.O. Box 85, 8030 Zurich, Switzerland.
Até que a moda passe... sugiro o uso de camisas-de-força. Contratar jogadores manetas também é sugestivo; o problema é que depois não podem marcar os lançamentos laterais.

Friday, February 10, 2006

Vamos a Setúbal

E temos que lá ir ganhar. Que se lixem os resultados dos outros. O que nós temos que fazer é lutar pela vitória.

Wednesday, February 08, 2006

Ilacções

Mourinho, aqui há uns tempos atrás, foi bastante crítico em relação a alguns jogadores menos utilizados a quem tinha dado a oportunidade num daqueles jogos «teoricamente» mais fáceis. Dizia ele que em situações destas o que o tal jogador suplente tem a fazer é mostrar ao treinador que merece um lugar em vez de vir com aquela conversa - tão tipicamente jornalística - da falta de «entrosamento» e entendimento com os colegas. Concordo com essa ideia: sempre me custou entender aqueles jogadores que, mal mal vão para o banco de suplentes, tratam de ir a correr dar entrevistas acerca da insatisfação da sua condição de suplentes, mas que quando têm oportunidades não fazem nada.
Esta equipa que jogou contra o Paredes foi uma espécie de revolução: Nélson; Miguel Garcia, Polga, Hugo e Tello; Luís Loureiro, João Alves e Nani; Romagnoli; Deivid e Koke não são, claramente, o 11 titular do SPORTING. E o que tinham que ter feito era dar uma lição de futebol para mostrarem a Paulo Bento que pode contar com eles. Se não o fizeram - e eu não vi o jogo porque sou daqueles portugueses que nem sempre têm disponível uma tarde de 4ª feira para ir ao futebol - então estão a dar motivos ao treinador para os manter no banco.
Numa equipa que vence o treinador reflecte acerca de aspectos como este. Com prudência e sem alarmismos ou castigos. Espero sinceramente que Paulo Bento o faça. Qualquer jogador do SPORTING tem que jogar contra o Paredes com a mesma motivação com que joga contra a Juventus. É difícil? Pois é. Mas a equipa do SPORTING não é para qualquer um. É apenas para os que conseguem ser os melhores. Porque são esses os que vencem.
Fruta da época

No google não aparecem cartoons do presidente do Nacional da Madeira.

Tuesday, February 07, 2006

Aldrabice

Se o presidente do Nacional fosse um tipo inteligente, neste momento estaria a pensar qualquer coisa do tipo: "Armei-me em parvo e as coisas não correram como eu queria; da próxima vez vou mas é estar caladinho porque lá no SPORTING os tipos são implacáveis para quem se mete com eles. E um dia destes a minha estratégica amizade com o Pinto da Costa vai para o galheiro e voltarei a precisar de ter relações cordiais com todos os outros clubes."
Só que o presidente do Nacional de inteligente não tem nada. Não passa de um daqueles esquemáticos que naquela ilha vivem à conta do orçamento do continente que tanto criticam. E resolve insistir na sua estratégia saloia de se fazer de vítima quando toda a gente viu que foi ele que lançou fogo ao palheiro. Que ele não tem noção do rídiculo já todos tivemos oportunidade de confirmar pelas gravatas e camisas que usa. Agora, não se esqueça que isto não é a ilha da Madeira onde toda a gente acredita no que o chefe diz, apenas porque foi o chefe a dizer.
É claro que lá na Liga há uma data de Torquemadas desejosos de ver entrar, seja o que for, contra alguém do SPORTING. Mal apareça uma queixinha irrisória esfregarão logo as mãos de contentes com a possibilidade de exercer castigos à nossa equipa.
Mas a grande maioria das pessoas não é parva. E se o presidente do Nacional não acabar imediatamente com este estendal vai ter que engolir ainda mais. Depois não se venha queixar.

Monday, February 06, 2006

Para que servem os braços num jogo de futebol?

Na semana passada lancei aqui uma dúvida sobre Luisão: fiquei sem saber porque é que ele tinha levantado o braço depois de ter levado um nó do Liedson.
No jogo de Leiria Luisão voltou a levar um nó. Mas em vez de acenar com o braço usou-o para tentar agarrar o jogador do Leiria. Nem isso conseguiu.
Mas o braço de Luisão não deixa de ser multifacetado. Já serviu para dar cotoveladas e para parar a bola dentro da grande-área. Talvez o basquetebol seja a sua vocação e ele ainda não tenha entendido.

Sunday, February 05, 2006

Limpinho

O SPORTING jogou bem. Jogou para ganhar ao contrário da equipa adversária que jogou para não perder. O árbitro esteve mal, como já era de esperar tratando-se de quem era. Não é de agora: ajuda-se o adversário do SPORTING que é para ir variando.
Peço desculpa...

... mas não vou fazer como muitos bloguistas do SPORTING que resolveram vir agradecer ao presidente do Nacional.
Porque acho que os jogadores do SPORTING têm que jogar independentemente das parvoíces que um idiota qualquer venha dizer. E porque acho que a criaturinha nem sequer é digna de referência - admito que fiquei surpreendido com a quantidade de posts que os meus "colegas" fizeram na semana passada acerca da diarreia mental de que a figurinha padeceu.

Wednesday, February 01, 2006

Sempre o mesmo problema

Este rapaz tem um sério problema para quem é jogador de futebol: não o deixam jogar. A cena até já deu motivo de publicidade. Eu acho que só lhe restam duas hipóteses, tal como os putos que não são aceites para a equipa da turma: ou compra uma bola (o dono da bola joga sempre); ou vai à baliza (o que acontece aos que não jogam nada e só entram para fazer número).
Quanto à renúcia à selecção, acho que fez bem. Aliás, eu fiz o mesmo; também renunciei e nunca lá pus os pés.
A lentidão da justiça

Até tem alguma piada: quando sair a público o despacho de acusação do processo «apito dourado», os que eventualmente possam ir a julgamento, já não são os que controlam a totalidade da arbitragem do futebol português.
Sendo assim, quanto tempo vai demorar a investigar a propriedade das acções do Estoril-Praia; a tranferência (com gorjeta) de Moretto; o «desaparecimento» de Marcel da Académica; a necessidade dos adversários do galináceo terem que jogar com as mãos atadas atrás das costas; as viagens de árbitros e dirigentes a Marraquexe e por aí fora... Mais dois anos?