Sunday, February 25, 2007

Um pouco de futebol, s.f.f.

O SPORTING fez um jogo lastimável contra o Aves. Nenhuma razão justifica que se jogue tão mal, com tão pouca qualidade e com tanta falta de ambição.
Há jogadores na equipa do SPORTING que ainda não perceberam o que é o SPORTING. E aí alguém vai ter que lhes fazer ver algumas coisas.
Tomemos como exemplo o Nani. Se refiro o nome deste jogador não é por vontade minha de o crucificar. É apenas porque ele, esta semana, se pôs a jeito com as declarações acerca do seu salário, que prestou em tribunal. Nani acha que ganha pouco. Eu acho que ganha muito. Opiniões: cada um fica com a sua. Agora o que já não é legítimo é que um jogador, só porque acha que é mal pago, tenha uma prestação em campo como aquela que Nani vem tendo nos últimos jogos. Receio que o Nani ande mal aconselhado por algum daqueles oportunistas que esperam obter dividendos à custa da sua carreira. Mas Nani já não é nenhuma criancinha e tem que saber o suficiente para perceber que só se pode cobrar depois do serviço feito. Quer receber como uma estrela? Jogue bem como uma estrela! A equação é simples. Díficil de entender é a atidude de um jogador que acha que deve receber muito, agora, só porque muita gente diz que ele há-de vir a ser muito bom daqui a uns tempos, mesmo que a sua actual prestação em campo seja pouco mais do que medíocre. Não me dá especial prazer dizer isto de um jogador que veste a camisola do SPORTING. Mas deve ser dito: lastimo que no SPORTING não haja que o faça. Um dos piores erros que podemos correr é o de transformarmos a Academia num viveiro de estrelinhas: gastamos dinheiro com elas e não colhemos dividendos porque estamos a formar “produtos mediáticos” em vez de profissionais de futebol. Espero que Nani perceba que a 2ª B está cheia de jogadores que já foram grandes promessas, estrelinhas como ele é agora. Nani ainda está a tempo de arrepiar caminho. Para seu bem, acima de tudo.
Para não variar, mesmo jogando mal, se o árbitro tivesse validado o golo legal que Bueño marcou, hoje as coisas seriam diferentes. Se às nossas fraquezas juntarmos os ataques dos outros então a situação fica mesmo muito difícil. É que não somos só nós a jogar mal.
Num grande mas muito pequenino

José Mourinho, a muitos quilómetros de distância, desatou a trocar insultos com um treinador português. Tal como em qualquer criancinha com a birra o motivo é irrelevante; o que importa é dar largas às frustrações e recalcamentos sempre que há um microfone por perto.
José Mourinho é um profissional competente e sabe de futebol, caso raro na maioria dos treinadores portugueses. Mas não é tão bom como julga que é. Tem aquele rídiculo defeito de se levar demasiado a sério, o que provoca sempre riso e escárnio em quem o vê nas suas recorrentes sessões de auto-elogio. Só alguém muito inseguro das suas qualidades é que precisa de estar constantemente a elogiar-se. E só alguém um pouco burro é que não vê que é patética a figura que fazem as pessoas quando estão insistentemente a falar de si. Não satisfeito em dar graxa a si próprio, volta e meia a criatura resolve implicar com os outros: SPORTING, Wenger, Fergusson, Carlos Queirós, Rijkaard, os árbitros, os dirigentes, enfim, todos os que legitimamente se lhe atravessam à frente acabam por ser prendados. O alvo depende do lado donde sopra o vento. Desta vez a sorte coube ao Jaime Pacheco. Passa pela cabeça de alguém ver o Roger Federer mandar piropos ao septuagésimo classificado do ranking ATP? Ou ver o Tiger Woods picar-se com um amador de handicap 32? Nada disso. Porque o Federer e o Tiger são mesmo grandes. Muito, muito bons como o Mourinho nunca vai ser, mesmo que ganhe cinco Champions de seguida. Esse sim, é o seu verdadeiro problema: falta-lhe algo para ser tão bom como os outros muito bons. Algo que não se compra nem se conquista. Algo que se tem ou não se tem: aura de campeão. Só que Mourinho é mais do estilo lavar – e rasgar – roupa suja. Deixemo-lo: o homem teria um grande desgosto se caísse na realidade.

Monday, February 19, 2007

2 pontos perdidos

Jogámos razoavelmente. Falhámos golos daqueles que não podem ser desperdiçados, sob pena de acontecer o que nos aconteceu: não ganhar um jogo que deveria ter sido ganho. Nada está perdido. Os nossos adversários ainda estão ao nosso alcance e é obrigação do SPORTING lutar sempre até ao fim.
A arbitragem do benfiquista Proença foi... arbitragem de benfiquista. Na linha da escola Vítor Pereira, este Proença é daqueles que aproveita todas aquelas faltas aparentemente pouco importantes para aplicar a sua dualidade de critérios: uma forma de não dar muito nas vistas. O que importa é que, se formos ver bem, o critério de marcação de uma falta a favor do SPORTING foi completamente diferente do critério de marcação de uma falta a favor do Paços. E assim se decidem jogos sem grandes conversas. Este árbitro foi igual a todos os outros árbitros portugueses: incompetente, comprometido e medíocre. Pouco me importa se está ou não no processo Apito Dourado. É tão mau como todos os outros e por isso mesmo é que está lá a arbitrar.

Friday, February 16, 2007

A Farmácia do Colombo

Primeiro foi o Nuno Assis: 3 ou 4 jogos de bom nível e a seguir o desaparecimento nas brumas. Mais tarde acusa positivo num controlo anti-doping e o seu clube arma um vendaval sustentado numa hipotética perseguição de Luís Horta ao Benfica. Resultado: Nuno Assis, podendo já estar a jogar, ainda está a cumprir castigo, devendo isso, exclusivamente, à incompetência dos dirigentes que "geriram" o seu processo. O que ainda ninguém me conseguiu explicar é porque é que o Nuno Assis passou, em dois meses, de melhor contratação de inverno a dispensável. Desaprendeu?
Depois foi um jogador da equipa de Basquetebol. O meu desconhecimento da modalidade é tal que já nem me lembro do nome do atleta. Retive apenas umas patéticas teorias acerca de problemas capilares e mais umas quantas teorias do género.
E agora foi um jogador de rugby. As mesmas desculpas capilares - tanta fata de cabelo para aqueles lados: qualquer dia até a águia que voa no início dos jogos perde as penas. Tudo sempre com muita teoria da perseguição à mistura. Mas lá que são coincidências a mais, isso são.
E para finalizar: será que o facto de o Benfica voltar a ter equipa de ciclismo tem alguma coisa a ver com isto?

Monday, February 12, 2007

Novidades do Apito Dourado

Agora também já se fala de aliciamentos a jogadores adversários. Parece que um ex-jogador do União de Leiria está a ser investigado por ter recebido uma verba proveniente de um empresário que serviu de intermediário. Tal facto remonta a uma Supertaça disputada entre Porto e Leiria. Espero que a própria arbitragem dessa Supertaça também esteja a ser investigada: o Porto venceu-a com a ajuda do árbitro que validou um golo completamente ilegal.
Quanto ao facto de os próprios jogadores estarem envolvidos nestes "esquemas", não me admiro nada. Como também não me admiraria se houvesse treinadores metidos ao barulho. A teia de influências de Pinto da Costa e seus ocasionais amigos está muito bem montada: só um ingénuo ou alguém de má-fé é que pensa que tudo se resume a uns servicinhos putanheiros por causa de um jogo com o Estrela da Amadora.
Uma coisa é certa: os mangas-de-alpaca encarregues da estratégia de desvalorizar as investigações para limparem a imagem de Pinto da Costa e do Porto têm muito trabalho pela frente: todas as semanas há factos novos para desculpar e perseguições e cabalas novas para inventar.
Que belos resultados

Destaque para a vitória do SPORTING sobre o Pinhalnovense por 6-0. Mesmo sem fazer uma grande exibição, conseguiu passsar a eliminatória sem dificuldades. E o golo do Liedson é mesmo uma maravilha. Esta eliminatória da Taça teve resultados muito interessantes.
Em Juniores, fomos à Caixa de Esmolas derrotar a equipa lá do sítio por 1-0.
Vencemos os campeonatos nacionais - masculino e feminino - de atletismo em pista coberta.

Friday, February 09, 2007

É sempre bom saber estar quieto e calado

Soares Franco lançou umas difusas declarações acerca da sua continuidade na presidência do SPORTING. Seja para pressionar, seja para enviar recados internos, não é esta a forma nem a altura de avançar com comentários deste tipo. O que se quer dizer diz-se. O que se quer fazer faz-se. Cenários sobre possibilidades, com meses de antecedência, só servem para lançar confusão, que o clube dispensa perfeitamente.

Dias da Cunha reuniu-se com outros dirigentes, incluindo alguns que nada interessam ao SPORTING. Na sequência, aproveitou para atacar sem dó os actuais dirigentes do SPORTING. Bons ou maus, são os dirigentes que foram eleitos e é a eles que os sócios irão cobrar se não cumprirem o que prometeram. Reuniões de conspiração com gente que quer prejudicar o SPORTING é que não é admissível num ex-dirigente do clube, seja quem for. Quem quer ser respeitado tem que se dar ao respeito.

Monday, February 05, 2007

Vitórias

O SPORTING jogou futebol durante 15 minutos apenas e conseguiu tratar do assunto. O que nós queremos é que a equipa consiga jogar mais do que um quarto de hora, de preferência logo no início. Assim estaremos na luta pelo título, não haja dúvidas. O problema que temos para resolver passa por não sermos capazes de mostrar consistência: a equipa oscila entre o muito bom e o muito mau. Vamos acreditar que estamos em subida de forma.

Portugal derrotou a Espanha em Rugby. O jogo não foi fácil mas os nossos jogadores mostraram vontade e capacidade. Boas expectativas para a eliminatória com o Uruguai.