Tuesday, September 09, 2003

Chegaram cedo

A trupe do Sr. Reis, - APAF - uma confraria de árbitros que em tempos nos brindou com uma irresponsável greve, talvez por os seus patrões não fazerem a mínima ideia acerca das funções deste tipo de associação, já botou faladura. Até aqui nada de novo; sempre que Dias da Cunha ou alguém do SPORTING diz alguma coisa, estes cavalheiros mandam-se logo à reunião extraordinária, ao manifesto e a outras atitudes que, na altura, lhes venham à cabeça. O que surpreende é que, estando decorridas apenas três jornadas - incompletas, porque dois clubes ainda não jogaram, mas sobre isso o Artur Jorge deve saber mais do que eu - os ex-árbitros cartearam-nos de forma aberta. Fenómeno curioso: de há uns tempos para cá, em Portugal, tratam-se assuntos importantes em cartas abertas publicadas nos jornais... deve ser moda e vai passar. E desta vez, a carta aberta destes senhores, brinda-nos com um recurso estilístico fantástico, digno de detalhada análise hermenêutica: «guerrilheiros de linguagem».
Fui ver e fiquei preocupado. Pois não é que, com toda a turbulência que vai por esse mundo fora, guerrelheiro já não é o mesmo adjectivo de teor romântico que era aplicado a Che Guevara e Xanana Gusmão. E o que me deixou preocupado foi ter verificado que a mim próprio me assenta que nem uma luva a tal expressão. Pois eu também sou dos que não concordam com o modo como a arbitragem está organizada em Portugal; não confio, grosso modo, nos dirigentes a quem ela está entregue; considero a formação dos árbitros portugueses de baixo nível e acho que isto tem reflexos muito negativos no futebol. Ora aí está: sou também um «guerrelheiro da linguagem», um espécie de «força do mal» contra o «templo do bem», tão eficazmente liderado pelo sr. Reis (o tipo deve andar a ver nas CNN as conferências desse outro grande pensador associativo que dá pelo nome de G. Bush).
Pois então aqui fica: antes «guerrelheiro da linguagem» que «soldadinho da situação».
E da próxima vez não se esqueçam do pré-aviso de greve.

No comments: