Thursday, July 08, 2004

A contratação do dia

Tiques de novo-riquismo é coisa que nunca faltou no futebol português. Uns apanharam-se com dinheiro e mandaram às urtigas a «gestão prudente e equilibrada». Outros não têm dinheiro mas agem como se tivessem, e toca a comprar tudo e mais alguma coisa. Quem vai pagar a factura? Aparecerá sempre um Guterrres ou um Santana amigo, à caça de votos, para resolver a situação; confusões com a tribo da bola é que é coisa que nenhum político quer. Por isso toca a manter o Pinto calado (que ele vale muitos votos) e tratar o Vieira como ilustre presidente que é para não armar barulho, sempre de evitar, sobretudo se tivermos em atenção a situação política do país. E o resultado disto é haver dois clubes - Porto e Benfica - que já devem ter nos plantéis, cada um, 758 jogadores, no mínimo. Tanto quanto sei, o futebol continuará a ser jogado com 11, podendo haver apenas três substituições durante o jogo, não é assim?
Serve esta história do número de jogadores para dizer que uma das melhores contratações do SPORTING para a próxima época é o facto de se libertar de alguns que por lá andavam, como Rui Bento, Silva, Quiroga e Clayton. E ainda podíamos mandar embora mais alguns que só tínhamos a ganhar com isso. Interessa sobretudo adquirir jogadores para o reforço da equipa e não para proporcionar uma fugaz alegria aos adeptos sempre que de manhã olham para as capas dos desportivos. Daí eu não estar nada preocupado com a «contratação do dia». Entendo que o SPORTING necessita de dois ou três reforços e quero acreditar que a SAD terá que dar solução a essa questão. Não vamos é entrar em delírios só para ir atrás dos outros. Quantos destes artistas agora contratados pelos endinheirados da nossa praça não estarão, daqui por um ano, a treinar à experiência no Derby County ou no Reggina? Ou sem jogar como esse magnífico internacional e capitão que dá pelo nome de João Manuel Pinto?
Também não quero com isto desculpabilizar a SAD do SPORTING por eventuais erros na formação do plantel: esta SAD comete erros (contratação de F. Santos; troca de Clayton; etc.) mas isso não se resolve entrando na loucura dos outros dois. Não tenham dúvidas: não há facturas que nunca cheguem, podem é demorar um pouco mais.
Claro que concordo com aqueles que dizem que um clube de futebol tem que se preocupar com o futebol e não apenas com o equilíbrio financeiro. O que eu acho é que a fraca prestação da equipa na época passada se deveu sobretudo às asneiras da equipa técnica e não a deficiências do plantel. E ainda assim estivemos em segundo lugar quase até ao fim.
Com duas ou três rectificações na equipa e um corpo técnico capaz, teremos equipa na próxima época. Não tenham grandes dúvidas.

No comments: