Wednesday, July 07, 2004

Ricardo Quaresma

É claro que não é agradável ver um jogador da qualidade de Quaresma ir jogar para o Porto. Mas a questão a colocar é antes a seguinte: deveria o SPORTING pagar 6 milhões de euros pelo jogador, que era o que estava na cláusula do seu contrato e foi aquilo que o Porto pagou? A minha resposta é não. Entendo que não devemos pagar o mesmo valor pelo qual o vendemos porque isso seria um verdadeiro disparate do ponto de vista financeiro. Sendo assim não devemos comprar jogadores desse valor? Também não é isso que eu acho. No entanto, o mais importante é que a questão não se coloca nesses termos. O que interessa aqui perguntar é o seguinte: tem o SPORTING 6 milhões de euros para dar por Quaresma? Não. E tem o Porto 6 milhões de euros para dar por Quaresma? Sim, e até muito mais.
Esta tranferência é, para mim, emblemática do que foi a última época. O Porto, não só ganhou importantes títulos como conseguiu valorizar de forma fantástica um parte importante do seu plantel. E o SPORTING não só não ganhou nada como conseguiu desvalorizar o seu plantel: tenho para mim que jogadores como Rochemback, Custódio e outros, treinados por Fernando Santos, valem hoje menos do que valeriam se tivessem sido treinados por outro treinador, mesmo não tendo ganho títulos. Bem sei que esta análise pode parecer fria e perigosamente tecnocrática. Mas é a verdade: a passagem de Fernando santos pelo SPORTING foi desastrosa, a vários níveis, como se está a ver.
Resta acreditar que a época que agora vai começar nos permita, daqui por um ano, obter mais-valias de modo a podermos então reforçar o plantel. Esta época, ou surge um pouco provável negócio de ocasião, ou não será de grandes contratações. Porque tudo tem um preço. A não ser para um determinado clube que, não ganhando nada, compra tudo o que vem à rede. Mas isso já não nos surpreende... a conversa do costume.

No comments: