Wednesday, September 08, 2004

De volta

Depois de alguns dias de afastamento do futebol português, com o regresso, fica-nos a sensação de que isto não passa de uma verdadeira palhaçada. Refiro-me, em concreto, ao tema desportivo da ocasião: a publicação de mais um livro por parte de Mourinho. Está um tipo à espera de saber as últimas do campeonato, ou até da selecção, e somos prendados com conferências de imprensa e sessões de autógrafos dignas daqueles programas de mau humor mau tipo Malucos do Riso. E o que é que há aqui que se aproveite? Mourinho tratou de fazer um resumo, para um dos canais de televisão, do que este livro tinha de novo face ao anteriormente publicado. E o que toda a gente com dois dedos de testa conclui é o seguinte:
- Mourinho rasgou a camisola do Rui Jorge e, como eu disse há uns tempos atrás, deve o respectivo dinheiro ao SPORTING. Preste-se atenção às declarações da claque que são bem sintomáticas.
- Silvino é estúpido que nem uma porta. Não precisava de o dizer, humilhando um colega seu, até porque já todos o sabíamos, há muitos anos.
- O Plano falhou. Sim porque esta trapalhada das ameaças de morte não é mais do que o que resta de um plano que tinha sido montado por Pinto da Costa para Mourinho poder sair do Porto sem grandes ondas. Inventou-se esse número das ameaças e meteu-se até a claque ao barulho. O que acontece é que, a certa altura, por falha de alguma das partes - Pinto da Costa não acerta sempre - o plano aborta e saltam para os jornais dados avulsos, que só poderiam dar nesta confusão: pior a emenda que o soneto. Agora temos cada um a tentar safar-se da melhor maneira possível - uns com livro, outros com conferências de imprensa - a quererem livrar o pêlo da salganhada em que se meteram. E o mentor da coisa caladinho que nem um rato. Que, para quem o conhece sabe que isso significa que se sente acossado, doutra maneira já estaria para aí a falar a torto e a direito. Tristeza é pensarem que ainda alguém acredita, o que quer que seja, do que andam para aí a dizer. Poupem-nos.

No comments: