Friday, July 30, 2004

"Perceber de futebol"

A classe jornalística não gosta de ser criticada. Estão sempre a lembrar aos outros que estão sujeitos a críticas mas quando é com eles, multiplicam-se em desculpas e nunca são culpados de nada. Depois do Euro, incomodados com algumas críticas justas que foram feitas ao patrioteirismo saloio da grande maioria, desataram a disparar para todo o lado, numa atitude clara de quem enfiou a carapuça. Das várias desculpas que invocam vou referir a que me parece a mais descabida: a de que são criticados por gente que não «percebe nada de futebol». Mais um  comportamento próprio de quem se sente acossado. Ora, segundo estas impolutas criaturas o que é «perceber de futebol»? Parece incrível mas, para eles, «perceber de futebol» é ser do grupo. Senão vejamos: será que «perceber de futebol» é possuir qualificações ao nível técnico da própria modalidade? Não parece, 99% dos tais que «percebem de futebol» não têm qualificação técnica nenhuma na matéria. Alguns nem em jornalismo têm qualificações, desempenhando essas funções apenas porque começaram como tarefeiros do jornal e, como gostavam de bola, ao fim de uns anos lá começaram a escrever. Será que perceber de futebol é ter sido jogador de futebol? Não consta que a maior parte dos escribas que por aí andam o tenham sido. E ainda para mais, há excelentes técnicos que como jogadores pouco fizeram - Mourinho, por exemplo.
Depois de observar por alto o currículo dos tais sábios da bola, o que se verifica é que, em rigor, eles «percebem» tanto de futebol como aqueles que eles dizem que não «percebem» nada. Ou seja: trabalham como jornalistas desportivos porque se interessam por desporto, gostam, vêem muito e, a partir daí, acham que isso é suficiente para os qualificar. Ora, o que acontece é que há muita gente que gosta, vê e, na nalguns casos, até entende tecnicamente do assunto. Mas esses, segundo a classe jornaleira, não «percebem» nada de futebol, porque não fazem parte do grupo. Em certas áreas do jornalismo, como o económico, por exemplo, é regularmente exigido ao jornalista que, para além de formação em jornalismo, também tenha formação na área da economia. Porque raio é que para se ser jornalista  desportivo basta ter jogado com os outros putos lá da praceta? O mesmo acontece em com os supostos jornalistas da área da cultura: basta-lhes gostar de ver filmes para escrevinharem uns disparates sobre cinema e basta-lhes ter tido uma manhosa banda aos 15 anos para se acharem críticos  musicais. O país que temos. Mas voltando aos jornalistas da bola, basta atentar um pouco no que eles dizem e escrevem para imediatamente se perceber que o que eles acham que é «perceber de futebol» não passa de uma pseudo-sabedoria assente em meia-dúzia de larachas das que se atiram para a mesa do café. Dissertam sobre o 4-4-2 e o 4-3-3 como quem conta a tabuada e passam a 2ª parte inteira a tentar adivinhar as substituições como se de um concurso se tratasse: ganha o que acertar em mais jogadores substituídos.
A sua suposta sapiência futebolística assenta, afinal, sobre nada, ou sobre muito pouco. Claro que toda a gente manda bitaites. Mas em casa e no café é uma coisa, na televisão, na rádio e nos jornais perante tanta gente é outra. O que dizem, muitas vezes, está ao nível do verdadeiramente anedótico como as recentes transmissões do Euro mostraram. Mas eles «percebem de futebol» e, como tal, são eles que têm razão. Os outros não passam de incultos adeptos que de bola não sabem nada. Esses ignorantes...



Thursday, July 29, 2004

Foguetório

Os dirigentes do Corinthians acham-se muito espertos. Pensam que podem dizer o que lhes vem à cabeça porque nada lhes acontece. Depois de o SPORTING ter contratado Liedson no ano passado, vieram invocar histórias mal amanhadas às quais o tribunal, como se esperava não deu razão. Este ano lembraram-se do mesmo a propósito de Rogério: somos um clube de piratas e mais insulto para ali e mais isulto para acolá. O tribunal deu razão ao jogador. E agora pergunta-se: não será que os piratas são aqueles que pretendem manter um jogador não lhe pagando o que lhe devem?

Wednesday, July 28, 2004

O Boavista já tem companhia

Depois de ter visto parte do jogo do Porto contra uma daquelas equipas belgas com nome de medicamento, deu para verificar que o próximo campeonato, em termos de porrada da grossa, promete. Não fosse o árbitro ter sido simpático com os vencedores da Liga dos Campeões e estes tinham acabado o jogo, no mínimo, com menos três jogadores. Mas o que mais salta à vista é ver uma das melhores equipas da Europa, de um momento para o outro, a jogar à Boavista dos bons velhos tempos do Pacheco - quando a ordem era arrear paulada em todo o adversário que aparecesse pela frente.
É uma estratégia, claro. Sabendo nós como é que são as arbitragens dos jogos do Porto aqui em Portugal, a ideia de del Neri é capaz de nem estar completamente errada: este tipo de futebol, com a habitual condescendência dos Costas, Ferreiras e Paratys, até é capaz de resultar.

Monday, July 26, 2004

Pinilla

Devo começar por dizer que não gosto muito de jogadores chilenos. Salvo uma ou outra excepções, são uma espécie de argentinos de 2ª e de 3ª.  Por outro lado, este jogador vem rotulado como grande craque mas nos clubes por onde passou não mostrou grande coisa.
Eu dou o benefício da dúvida. Cabe-lhe a ele trabalhar e cumprir com o que se lhe pede, mostrando assim que estavam enganados todos aqueles que colocavam dúvidas quanto às suas potencialidades.
Força Pinilla! (e boa sorte)
A montanha... não pariu coisa nenhuma

Desta vez o Ovo Kinder não tinha surpresa. A imprensa não se cansou de falar em Diego para aqui, Rui Costa para acolá mas o que se viu foi precisamente mais um «case study» de manipulação de comunição: como inventar factos extraordinários onde eles não existem.

Friday, July 23, 2004

Atenção, ele vale 18 milhões de contos!

Quem é que manda ir comprar passaportes ao Martin Moniz?

PS: Da próxima vez que quiserem sair duma destas trapalhadas em se metem a toda a hora, arranjem, ao menos, um desculpa um bocado mais inteligente (eu sei que isso nesse clube é difícil), porque essa dos dois passaportes... não convence ninguém.

O mundo ao contrário

Mantorrras preso; Vieira lesionado.

Thursday, July 22, 2004

O melhor é o pós-jogo

Num certo clube da zona de Benfica a parte melhor vem no fim. Os jogos são insuportavelmente chatos mas os adeptos tratam de os animar quando menos se espera. Espectáculo garantido. Na TVI, claro.  Só mesmo assim é que conseguem suscitar algum interesse. Porque no que diz respeito a futebol...

Wednesday, July 21, 2004

Nesses assuntos eles são especialistas

Segundo alguma imprensa internacional a contratação de Seitaridis não é bem como Pinto da Costa a conta. Parece até que o jogador não tem contrato assinado com o Porto, ao contrário do que se diz por aí.
E o Real Madrid, interessado no jogador desde o Euro, resolveu avançar para a sua contratação, numa tentativa de proceder a um «desvio na rota».
Eu julgo que o Porto não terá grandes dificuldades em segurar o grego. «Desvios de rota» deste tipo é matéria na qual os dirigentes do Porto já são versados há muito tempo. Ou não foi desta maneira que um tal de Paulo Assunção foi parar às Antas?

Contreras

Nunca fui grande entusiasta das prestações deste jogador. Deixei de acompanhar a sua carreira quando regressou ao Celta. Também considero ser importante ter mais um central de qualidade, mas duvido que este seja o indicado.
Rogério

Admito que desconheço o jogador. As indicações parecem ser positivas, mas de «boas indicações» estão as listas de dispensas cheias. É um facto que necessitávamos de um jogador possante para aquela zona. Vamos aguardar e apoiá-lo de modo a que o seu desempenho corra da melhor forma.
Hugo Viana

Espero que possa voltar aos seus melhores dias, no clube onde teve sucesso e onde é desejado pelos adeptos. Recusou o Benfica - fica bem a qualquer um! - e ganha assim a possibilidade de relançar a sua carreira. Creio que a SAD fez bem em aguardar pelo desenrolar das coisas; nos tempos que correm as precipitações saem muito caras. Há um mês atrás este negócio teria custado o dobro.

Sunday, July 18, 2004

Calções pretos
 
Já foram apresentados os equipamentos oficiais para a próxima época. E os calções pretos voltam a fazer parte da indumentária principal. Ainda estou para saber quem foi o artísta que se lembrou da história dos calções brancos e com que autoridade é que o fez. Mas isso é capaz de, agora, já não interessar muito.
O SPORTING volta assim a jogar como sempre devia ter jogado. Que isto seja um sinal de um regresso, também ao nível das exibições desportivas.
Boa notícia
 
Sérgio Conceição já não vem para o SPORTING. Os sportinguistas agradecem.
O 1º milho...
 
Os resultados dos jogos de preparação que se realizam nesta altura não me dizem nada. Desde que os jogos não acabem à pancada...

Friday, July 16, 2004

Bom fim-de-semana
 
O SPORTING continua interessado nalguns jogadores. Vamos ver no que isto dá. Aguardamos pelas novidades.

Thursday, July 15, 2004

Caridade

SIC TRANSIT GLORIA MUNDI, que é como quem diz:

ASSIM VÃO AS GLÓRIAS DO MUNDO, que é como quem diz:

LÁ ANDAM OS POBRETANAS A TENTAR ARRAJAR DIBHEIRO PARA IR À FESTA.

Nesta altura do ano estão os clubes aflitos à procura de dinheiro e garantias bancárias, não só para contratar os craques, mas também para preencherem os requisitos orçamentais da Liga e poderem competir. Toda a gente sabe que estes orçamentos entregues são fictícios e que daqui a 4 meses já há ordenados em atraso na maioria dos clubes.
Mas, por agora, o que interessa é fingir que se tem dinheiro para ir à festa de limusina, mesmo que seja para voltar a pé depois de expulso.
Profissionalização da gestão; transparência de processos; igualdade de circustâncias na competição. A música celestial do costume.
Onde anda o dinheiro?

Estes foram parar à II B porque não pagaram uma dívida. Não deixa de surpreender: como é que um clube que cobra bilhetes a 30 contos não tem dinheiro para pagar esta ninharia?

Wednesday, July 14, 2004

Parabéns a você...

5 VIOLINOS completa um ano de vida.

Tuesday, July 13, 2004

Gambuzinos

Pinto da Costa anda cheio de dinheiro. Não interesa se é temporário. O que conta é que ele anda estusiasmadíssimo a representar o papel da Abramovich da Ribeira, nem que seja só por umas semanas.
E então lembrou-se de uma estratégia fantástica: secar a concorrência, nem que seja para pregar com umas quantas aquisições na equipa B.
O SPORTING acordou, entre homens com H grande, a contratação de Paulo Assunção, o temporário Abramovich foi lá e contratou da maneira que já todos sabemos. O SPORTING mostrou-se interessado no empréstimo de Quaresma, ele foi lá comprar. O Benfica quis Postiga, ele comprou. O SPORTING sondou o empresário de Dudu Cearense, o Porto passou a estar interessado neste jogador. O SPORTING mostra interesse em que Hugo Viana regresse, surge a excepção ao fecho do plantel postista e Hugo Viana já interessa. O SPORTING quer Luís Fabiano, o Porto também. É assim: quem tem dinheiro vai e compra, quem não tem fica-se pelas negociações, dirão os escribas de serviço sempre temerosos do tratamento especial a «jornalistas que não interessam», que é uso lá para os lados das Antas. E o discurso da contenção financeira? Onde é que isso já vai?
Pois eu proponho mandar Pinto da Costa à caça de Gambuzinos, da seguinte maneira: inventa-se um craque, Valdinho Paulista, e um clube, Unidos do Paraguaço, diz-se que o artista marca, em média, 40 golos por época e que é a «grande esperança» do futebol brasileiro. Faz-se chegar à imprensa desportiva que, conhecedores de futebol como são, tratam logo de acreditar. E umas horas depois já está Pinto da Costa a telefonar para o Brasil e a «oferecer mais do que dão os de Lisboa».
Gente «rica» é outra coisa.
Silly season

Um indíviduo chamado Tomás Aires, que eu já nem me lembrava que tinha sido dirigente do SPORTING, lembrou-se de contribuir para a habitual animação de verão na imprensa - falta de futebol jogado, necessidade de palavreado oco. E vai daí resolveu arranjar canditato - e que candidato! - a presidente, talvez influenciado por esta vaga de candidatos-a-qualquer-coisa que assolou o país. Enfim... sem comentários. Às vezes o calor dá para isto.

Thursday, July 08, 2004

A contratação do dia

Tiques de novo-riquismo é coisa que nunca faltou no futebol português. Uns apanharam-se com dinheiro e mandaram às urtigas a «gestão prudente e equilibrada». Outros não têm dinheiro mas agem como se tivessem, e toca a comprar tudo e mais alguma coisa. Quem vai pagar a factura? Aparecerá sempre um Guterrres ou um Santana amigo, à caça de votos, para resolver a situação; confusões com a tribo da bola é que é coisa que nenhum político quer. Por isso toca a manter o Pinto calado (que ele vale muitos votos) e tratar o Vieira como ilustre presidente que é para não armar barulho, sempre de evitar, sobretudo se tivermos em atenção a situação política do país. E o resultado disto é haver dois clubes - Porto e Benfica - que já devem ter nos plantéis, cada um, 758 jogadores, no mínimo. Tanto quanto sei, o futebol continuará a ser jogado com 11, podendo haver apenas três substituições durante o jogo, não é assim?
Serve esta história do número de jogadores para dizer que uma das melhores contratações do SPORTING para a próxima época é o facto de se libertar de alguns que por lá andavam, como Rui Bento, Silva, Quiroga e Clayton. E ainda podíamos mandar embora mais alguns que só tínhamos a ganhar com isso. Interessa sobretudo adquirir jogadores para o reforço da equipa e não para proporcionar uma fugaz alegria aos adeptos sempre que de manhã olham para as capas dos desportivos. Daí eu não estar nada preocupado com a «contratação do dia». Entendo que o SPORTING necessita de dois ou três reforços e quero acreditar que a SAD terá que dar solução a essa questão. Não vamos é entrar em delírios só para ir atrás dos outros. Quantos destes artistas agora contratados pelos endinheirados da nossa praça não estarão, daqui por um ano, a treinar à experiência no Derby County ou no Reggina? Ou sem jogar como esse magnífico internacional e capitão que dá pelo nome de João Manuel Pinto?
Também não quero com isto desculpabilizar a SAD do SPORTING por eventuais erros na formação do plantel: esta SAD comete erros (contratação de F. Santos; troca de Clayton; etc.) mas isso não se resolve entrando na loucura dos outros dois. Não tenham dúvidas: não há facturas que nunca cheguem, podem é demorar um pouco mais.
Claro que concordo com aqueles que dizem que um clube de futebol tem que se preocupar com o futebol e não apenas com o equilíbrio financeiro. O que eu acho é que a fraca prestação da equipa na época passada se deveu sobretudo às asneiras da equipa técnica e não a deficiências do plantel. E ainda assim estivemos em segundo lugar quase até ao fim.
Com duas ou três rectificações na equipa e um corpo técnico capaz, teremos equipa na próxima época. Não tenham grandes dúvidas.

Wednesday, July 07, 2004

Ricardo Quaresma

É claro que não é agradável ver um jogador da qualidade de Quaresma ir jogar para o Porto. Mas a questão a colocar é antes a seguinte: deveria o SPORTING pagar 6 milhões de euros pelo jogador, que era o que estava na cláusula do seu contrato e foi aquilo que o Porto pagou? A minha resposta é não. Entendo que não devemos pagar o mesmo valor pelo qual o vendemos porque isso seria um verdadeiro disparate do ponto de vista financeiro. Sendo assim não devemos comprar jogadores desse valor? Também não é isso que eu acho. No entanto, o mais importante é que a questão não se coloca nesses termos. O que interessa aqui perguntar é o seguinte: tem o SPORTING 6 milhões de euros para dar por Quaresma? Não. E tem o Porto 6 milhões de euros para dar por Quaresma? Sim, e até muito mais.
Esta tranferência é, para mim, emblemática do que foi a última época. O Porto, não só ganhou importantes títulos como conseguiu valorizar de forma fantástica um parte importante do seu plantel. E o SPORTING não só não ganhou nada como conseguiu desvalorizar o seu plantel: tenho para mim que jogadores como Rochemback, Custódio e outros, treinados por Fernando Santos, valem hoje menos do que valeriam se tivessem sido treinados por outro treinador, mesmo não tendo ganho títulos. Bem sei que esta análise pode parecer fria e perigosamente tecnocrática. Mas é a verdade: a passagem de Fernando santos pelo SPORTING foi desastrosa, a vários níveis, como se está a ver.
Resta acreditar que a época que agora vai começar nos permita, daqui por um ano, obter mais-valias de modo a podermos então reforçar o plantel. Esta época, ou surge um pouco provável negócio de ocasião, ou não será de grandes contratações. Porque tudo tem um preço. A não ser para um determinado clube que, não ganhando nada, compra tudo o que vem à rede. Mas isso já não nos surpreende... a conversa do costume.
Trapattoni

Para este cavalheiro pouca coisa mudou na sua vida: deixou de treinar meninas para continuar a treinar meninas.

Friday, July 02, 2004

Paulo Assunção

Foi dado como certo no SPORTING. Entretanto assinou pelo Porto. Não conheço muito bem os contornos do processo mas percebi o suficiente para não me admirar nada. Aliás, o que me admira é a atitude de indignação por parte dos dirigentes do SPORTING. Até parece que é a primeira vez que Pinto da Costa se lembra de sondar jogadores que interessam a outros clubes apenas para inflaccionar o seu valor, ou até mesmo para os contratar, tal como aconteceu com este atleta que gere o seu futuro em função do «número de degraus que pode subir».
Eu percebo a atitude dos dirigentes da SAD que se sentiram enganados pelo presidente desse clube. E percebo que tenham cortado o negócio por ali, uma vez que não têm que estar disponíveis para negociações com aldrabões.
Agora, o que tinha tido muita piada era que a SAD do SPORTING, mesmo depois de saber o que se passava, continuasse interessada no negócio. Levaria Pinto da Costa a ter que pagar muito mais do que aquilo que pagou. Não é justo? Pois não. Mas talvez servisse para esse presidente aprender qualquer coisa sobre dignidade, o que já não era nada mau.
É a Grécia

As duas melhores equipas do Euro 2004 já não se vão defrontar na final. Os gregos meteram-se pelo meio e mandaram a Rep. Checa para casa, mais cedo do que toda a gente estava a pensar.
Esperemos então que Portugal, na final, seja capaz de mostrar porque é que muitos adeptos têm aderido ao seu futebol desde que o Euro começou. A oportunidade é única.
Vamos lá ver se somos campeões europeus!

Thursday, July 01, 2004

O SMS é que está dar

Quem foi o cabrão que me enviou um SMS dizendo:

«Manif às 19:00 na catedral. Também temos direito a ter treinador»?

Ou será que fizeram confusão entre o meu nº de TM e o do Barbas?
PARABÉNS

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL - 98 ANOS
Portugal - Holanda

Fomos melhores. E ganhámos.