Wednesday, September 21, 2005

Mais do mesmo

Perdemos na Madeira; resultado que apenas surpreende quem não viu o jogo. Podíamos falar das oportunidades desperdiçadas; dos erros do árbitro e de outros factores, sem dúvida, importantes. Ainda assim, julgo que o que interessa é saber porque é que este tipo de resultados, a fazer lembrar uma data de situações da época passada, se voltou a repetir. O que eu gostava mesmo de entender é porque é que o SPORTING é uma das equipas que sofre os golos mais insólitos que possa haver, jogo a jogo. Só esta época tivemos frango do guarda-redes contra o Belenenses; pontapé no ar em vez da bola do Rogério no Marítimo, defesa a marcar um avançado atrás dele, num cruzamento, no Nacional e por aí fora. Não sofremos um golo em que se diga: o adversário jogou bem, fomos incapazes de aguentar, é justo. Os golos que sofremos são sempre o que se chama de golos de merda, daqueles que no fim da época vão para as colectâneas de imagens insólitas. Nenhuma equipa sobrevive a tanto disparate, por mais que consiga atacar e dominar o jogo do meio campo para a frente. E a culpa não é só da defesa nem do guarda-redes. É também do meio campo que tem pouca vocação defensiva e do treinador que continua a não conseguir acertar, sempre que se confronta com treinadores minimamente astutos. (sobre o assunto-treinador falaremos mais detalhadamente um dia destes)
Por agora só me resta lamentar a sensação de que este é um filme já visto e revisto. Sem que nada pareça mudar. No jogo do Nacional, parece que a partir do 2º golo sofrido, a nossa equipa já só estava à espera que o jogo acabasse.
E repete-se, com rigor matemático, a história de que o SPORTING de Peseiro falha sempre no momento decisivo. No ano passado falhou-se no momento decisivo do campeonato (jogo contra o galinhas que, apesar do árbitro, podia ter sido ganho); da Taça de Portugal (apesar do árbitro, tivemos o jogo ganho, lembram-se?); da Taça Uefa (estávamos a jogar em casa e ao intervalo ganhávamos a uma equipa claramente inferior). Ou seja, Peseiro: o treinador que vacila no momento decisivo, e que continua a acreditar que vai «dar a volta» (não sei bem a quê).

No comments: