Friday, September 30, 2005

Taça UEFA

Fomos eliminados e bem eliminados, dada a figura triste que a equipa fez durante 120 minutos. O Halmstads é uma equipa muito fraca, muito pior do que todas as que há na primeira divisão em Portugal. Para lá disso ainda nos deu um auto-golo e uma série de oportunidades de resolver o jogo. Traduzindo por miúdos: o Halmstads fez tudo para não passar a eliminatória. Mas o SPORTING foi mesmo teimoso e conseguiu contrariar os suecos, fazendo com que fossem eles a seguir em frente. Resultado justo, portanto. E do jogo, propriamente dito, não me apetece dizer mais nada.
Mas Peseiro falou. Veio à sala de imprensa e deu uma das conferências de imprensa mais patéticas a que Alvalade assistiu nos últimos tempos. Com cara de quem tinha levado um enxerto de porrada, apareceu para dizer uma série de banalidades, absolutamente inócuas se tivermos em linha de conta a ocasião em que foram ditas. Chavões e mais chavões, daqueles que não servem para mais nada senão para que possa depois dizer que «foi à sala de imprensa enfrentar os jornalistas». Vou-me deter apenas sobre uma das afirmações de Peseiro, porque, só essa, já dá para muito: estou a referir-me à afirmação inicial de Peseiro quando disse que assumia todas as responsabilidades. Pois, muito bem dito. O problema é que isso é mentira. Peseiro não assumiu coisa nenhuma. Ou então, alguém tem que lhe explicar que assumir responsabilidades não é simplesmente mandar essa frase para o ar. Assumir resposabilidades implica, não só a afirmação, como as devidas consequências materiais dessa afirmação. Imaginem a seguinte situação: um tipo vai a conduzir, despista-se por culpa própria e faz um estrago qualquer. De seguida diz que «assume as responsabilidades» mas que não paga nada. O tipo é doido, é o que toda a gente dirá. Porque não basta dizer, é preciso concretizar aquilo que se diz. Que me interesa a mim que ele se assuma como responsável se depois tudo fica exactamente na mesma? Isso não é assumir coisa nenhuma.
Ou seja, Peseiro falhou a Liga do ano passado, a Taça UEFA do ano passado, a Taça de Portugal do ano passado, o apuramento para a Liga dos Campeões deste ano e a Taça UEFA deste ano sempre a dizer que assumia as responsabilidades. E na prática o que temos é que ele saltita de falhanço em falhanço sem que nada mude, sem assumir nada verdadeiramente.
Já era tempo de, pelo menos uma vez, ele extrair consequências dos seus actos em vez de vir falar de crédito, porque o SPORTING não é nenhum banco, a não ser que ele assim o entenda.
Mas uma vez que Peseiro é da escola Fernando Santos - ficar até ao fim, aconteça o que acontecer - era importante que neste momento aparecesse a direcção do SPORTING a fazer isso mesmo: DIRIGIR. E a este respeito o que temos são as declarações do sr. Meireles, que ninguém sabe muito bem como é que esta época ali apareceu com este poder todo, a dizer que o que é importante é manter a estabilidade. Qual estabilidade? Olhando para a equipa do SPORTING em campo e a ginástica do treinador junto à linha, alguém consegue ver ali alguma estabilidade? Ou estabilidade para estes directores não é mais do que manter os remunerados cargos de cada um o máximo de tempo possível?
Em muito más mãos anda o nosso clube. E isso, mais do que um resultado qualquer, é que me preocupa.

No comments: