Monday, January 02, 2006

Os jogadores do galináceo e os aeroportos

Eu apelo desde já a um desses psicólogos que gostam de mandar postas-de-pescada sempre que se passa alguma coisa de «aparentemente» invulgar, a explicar o que é que o ar dos aeroportos tem para fazer com que a malta do galináceo fique agressiva.
Desta vez é Vieira dos Pneus que afirma ter sido agredido. Uma agressão que começou em São Paulo e continuou em Lisboa. Dada a mania das grandezas deste clube, eu sugeria que se candidatassem ao guiness com a agressão mais prolongada da história: é obra começar a ser agredido em São Paulo e só terminar em Portugal. Deve ter havido intervalo pelo meio, ou não? Ao que parece, ninguém viu Vieira a ser agredido, o que se viu foi um capanga de Vieira a agredir um sujeito que se diz «próximo» do empresário de Moretto.
A propósito disto lembrei-me de uma das cenas mais caricatas a que pude assistir, passada num aeroporto: estávamos em 91, eu ia de férias e na zona de embarque do Aeroporto da Portela, depois do check-in, estava também o Benfica que ia não sei para onde. Chegada a vez do Yuran mostrar o passaporte, a polícia detectou um problema qualquer e não o deixou seguir. E aí começou a festa: o rapaz atira a mala e a papelada para o chão e manda-se ao polícia a berrar em russo. Eusébio, que estava por perto agarrou-o com os dois braços, tipo placagem de rugby. O polícia, surpreendido pela exaltação de Yuran, chamou reforço pelo telefone - mais dois polícias que apareceram num instante. Eu, e mais alguns passageiros, íamos assistindo de borla, com a maior parte do pessoal a achar piada pela «tempestade em copo de água» que o jogador arranjou. Dois ou três jogadores do Benfica que já tinham mostrado o passaporte ficaram do outro lado a observar. E o Eusébio lá continuava, ora abraçava o Yuran que depois de desistir de bater não parou de gritar, ora abraçava um dos polícias. Dos dirigentes do Benfica nada; já todos tinham passado e nenhum se deu ao trabalho de voltar atrás.
O número foi bastante engraçado e ainda hoje, cada vez que passo naquela zona do aeroporto me lembro do Eusébio agarrado ao jogador que queria aviar o polícia.

Para os mais curiosos: soube depois que Yuran foi mesmo impedido de seguir viagem e ficou em Lisboa.

No comments: