Monday, January 09, 2006

É preciso mudar

Terminou a 1ª volta da Liga; o SPORTING está a 10 pontos do primeiro.
É chegada a altura de reflectirmos sobre o que se está a passar. Mais importante do que discutirmos o que aconteceu na derrota contra o Braga, o que importa é sabermos o que se tem vindo a passar no nosso clube. Para quem anda atento ao que é o futebol, a última derrota sofrida pela equipa não apareceu propriamente por acaso. Ela é consequência da falta de organização e da falta de disciplina que se abateu sobre o SPORTING nos últimos tempos. Mais concretamente, desde que José Eduardo Bettencourt e Ribeiro Telles saíram do clube.
Vejamos. Por muito azar e muita coincidência que se possa invocar, só uma planificação deficiente pode fazer com que uma equipa que luta pelo título possa chegar a meio da época, em Janeiro, apenas com 15 jogadores para disputar um jogo, tendo que recorrer a juniores - altamente dedicados e com um futuro promissor, não duvido – para disputar um jogo contra uma equipa que tem mais ou menos os mesmos pontos que nós. Uma direcção (Dias da Cunha, Paulo de Andrade e Rui Meireles) desatenta durante o defeso vai atrás das indicações de um treinador (José Peseiro) incapaz de planificar a época e o resultado é este: uma enorme confusão em que não se sabe quem sai, quem fica, quem foi, quem já veio, quem há-de vir, quem perdeu o avião, quem... E no meio disto um presidente – interino, já se esqueceram? – que solicitado a comentar o assunto não se lembra de melhor do que fazer uma piada sobre uma situação passada numa equipa adversária. Alguém diga a Soares Franco que não tem graça nenhuma, e que o seu saldo de piadas se esgotou com aquela do Papa e do Pinto da Costa quando o primeiro ainda era vivo mas já se encontrava mal de saúde. Pode-se brincar com tudo, incluindo a morte e a religião, mas com piada! Doutro modo é o ridículo total. Polga e Deivid só se “atrasaram” porque sabiam de antemão que o atraso não os ia incomodar muito. Aliás, o regresso de Polga é acompanhado pela notícia da intenção de lhe renovar contrato, quando o que devia ser feito era transferi-lo enquanto é tempo: porque não é um profissional cumpridor como já o demonstrou várias vezes e porque como jogador não faz a diferença, o que é fácil de perceber se olharmos para o que têm sido as suas prestações nos jogos. A ideia que transparece para quem está de fora – era bom que eu estivesse enganado – é a de que a gestão do clube anda um pouco à deriva. E os jogadores percebem isso, como qualquer empregado compreende o comportamento do patrão. E se há alguns que têm brio e são homens a sério, há outros que não e aproveitam estas situações para se portarem mal. E isto tem um efeito bola de neve: os adeptos percebem e desinteressam-se, o que se vai percebendo pelo número de assistências aos jogos.
Acho que é chegada a hora de se clarificarem as coisas. Tem que haver eleições no SPORTING. Esta administração interina gere o clube de forma casuística como se viu com a rábula do fim do jornal que era-para-ser-mas-afinal-já-não-porque-depois-logo-se-vê.
Se forem marcadas eleições para daqui a dois ou três meses teremos eleições lá para Abril o que me parece uma data aceitável, sobretudo tendo em vista a preparação da próxima época. Só que, estranhamente, ou talvez não, esta direcção interina apagou do mapa o tema eleições e vai actuando como se nada estivesse pendente. Provavelmente à espera de que os sócios se esqueçam.
Estamos fartos de tanta falta de habilidade para a gestão dos dossiers, dos mais simples aos mais complexos.
O SPORTING precisa de ordem. Precisa de arrumar a casa e partir à conquista do que lhe compete. Não havendo convicção por parte dos generais, não estejam à espera que os soldados arrisquem o pêlo. O azar, a falta de carácter de alguns, as arbitragens, e as aldrabices de alguns adversários, podendo nalguns casos ser argumento legítimo, não servem para explicar o que se está a passar com o nosso clube. A razão fundamental para o que se vem verificando no SPORTING nos últimos dois anos é sobretudo a falta de rigor na gestão do clube. Porque rigor não é só rigor nas finanças – e mesmo esse... ainda estamos para o perceber ao certo. Quem estiver no SPORTING tem que dar tudo, a toda a hora. Só assim se vence.
Que sejam os sócios a decidir o que querem para o seu clube porque esses, não tenho dúvidas, são os que melhor sabem o que interessa ao SPORTING. Não adiemos o inevitável. As decisões valem quando são tomadas na altura certa. Ordem no SPORTING, é o que nós queremos. Viva o SPORTING.

No comments: