Monday, June 14, 2004

Concentração?

Continuo sem conseguir perceber muito bem o que é que a selecção está a fazer na Academia SPORTING em Alcochete. O que se espera de uma concentração deste tipo é que sirva para ter a equipa reunida e, sobretudo, afastada de todo o tipo de solicitações que possam interferir com a disponibilidade e atenção dos jogadores. Mas com a selecção portuguesa - quem sabe se em mais uma tentativa de inovar metodologicamente - nada disto se passa. Os jogadores passam mais tempo com outras actividades do que propriamente a treinar.
Desde que começou este suposto estágio a selecção já teve direito a passeio de charrete; palestra em Serralves; visitas diárias de presidentes de clubes e empresários; pequeno-almoço com ministros; recepção a 1º ministro e presidente da república; sessão nocturna de fados com Carlos do Carmo; jantar com convidados VIP (não sei o que é isto) em que as pessoas nem puderam espreitar para a entrada do restaurante, bem como outras lúdicas actividades, decerto muito importantes para o rendimento da equipa segundo alguns encartados que por ali dão ordens. Mas a coisa não fica por aqui. Depois da espectacular - a vários níveis - exibição frente à Grécia, os jogadores tiveram direito a saída da Acedemia SPORTING com regresso acompanhados das respectivas famílias para «algum convívio» ali dentro! Já nem falo no facto de as inúmeras conferências de imprensa que os jogadores portugueses estão sempre disponíveis para dar serem quase sempre dominadas pelo tema das tranferências. E parece que agora há mais um tema a acrescentar a este leque como já o demonstou aquele rapazito do Benfica que muda de penteado todas as semanas: a contestação idiota às opções do técnico.
Claro que isto vai passando despercebido. Com a grande ajuda da maioria da comunicação social que prefere, sem dúvida, estas actividades lúdicas: era uma chatice para os jornalistas se os jogadores estivessem recolhidos, a treinar e falassem apenas do que se passa de substancial com a selecção. O arraial lá vai continuando, com muitas bandeiras penduradas à janela que vão servido para tapar o desatino que é o comportamento desta selecção e que ainda há-de rebentar numa daquelas broncas tão «à portuguesa». Não é nada de novo, Saltillo e a Coreia são apenas exemplos. O que desta vez espanta é ser tudo feito tão declaradamente: parece que já nem há a preocupação de esconder que o mais importante - jogar - é para a maioria dos jogadores um verdadeiro frete, pois eles têm uma «concepção» diferente de selecção. Não é preciso ser adivinho para perceber que isto vai acabar mal. Depois, os primeiros a acusar serão aqueles que agora tão entretidos andam com este circo todo. Os incompetentes do costume que nós já conhecemos tão bem das competições nacionais. Que assim seja.

No comments: