Monday, May 21, 2007

Contas finais

Terminou o campeonato e a melhor equipa ficou em segundo lugar. A equipa que ganhou, apesar de tremer por todo o lado, lá conseguiu o seu objectivo no meio de muita aflição.
Bastava aquele ponto que nos foi roubado por João Ferreira, a propósito de um golo marcado com a mão, para sermos nós os campeões. Eu sei que o costume nestas alturas é esquecer as trafulhices e falar apenas de quem ganha. Não alinho nisso. Se dizem, e bem, que as contas se fazem no fim, então vamos lá falar do que se passou em todo o campeonato, como por exemplo os quatro jogos seguidos em que tivemos jogadores expulsos, de forma sempre duvidosa.
A nossa equipa está de parabéns. Lutou e conseguiu um útil segundo lugar. Paulo Bento e os jogadores tiveram uma prestação positiva.
Duas notas apenas sobre o que se passou na noite dos festejos do Porto. As várias entrevistas de Jesualdo Ferreira são o cúmulo do provincianismo. Sem que ninguém lhe dissesse nada, o homem, acabado de vencer o campeonato, aproveitou todos os microfones que lhe apareciam pela frente para fazer de coitadinho, dizendo que a imprensa não gosta dele, comparando números do seu trabalho com o de Adriaanse e falando do SPORTING a despropósito. Eu já tinha percebido que ele era um treinador inseguro. Não julgava que fosse tão pequenino a ponto de ter que andar em bicos de pés a dizer que fez mais não sei o quê que o Adriaanse e o SPORTING, sem que ninguém lhe perguntasse nada. Se se sente na obrigação de se justificar, que nos poupe: não estamos minimamente interessados nas suas justificações. Isso é lá com ele e com o presidente dele.
E depois os festejos. Não vi quase nada. Mas lá por volta da meia noite e meia fiz uma ronda por alguns canais de televisão e deparei-me com imagens da Avenida dos Aliados praticamente vazia sendo que, o "motivo de reportagem" como os jornas dizem, era uma batalha campal de garrafada entre dois grupos de delinquentes vestidos com camisolas das mesmas cores. Pensava eu que se tratava de um momento de festa e o que tivemos foi o treinador campeão a choramingar desculpas, o Quaresma a dizer que "toda a gente pensava que o SPORTING ia ser campeão" e alguns adeptos da equipa vencedora à pancada entre si. Pequenina, a festa do título.

No comments: