Thursday, May 03, 2007

Muro das Lamentações

Não sei o que é que hei-de lamentar mais: se a eliminação do Manchester, se a do O'Sullivan. Começando pelo último. Depois de uma sessão da tarde a que não assiti, que lhe correu muito mal, O'Sullivan tentou recuperar na sessão seguinte, sabendo que qualquer falha tornava muito fácil a tarefa de Higgins. Entrou a jogar um pouco mais lento e defensivo do que o habitual mas não foi suficiente. Não conseguiu recuperar a desvantagem e viu-se eliminado. Higgins é um óptimo jogador. É capaz de não ser tão espectacular mas... paciência. Se for campeão do mundo o título fica bem entregue.
Já o Manchester, com uma tarefa mais difícil do que se dizia por aí, não conseguiu passar a eliminatória. O que em termos de política uefeira - não sei se é assim que se diz - significa que Cristiano Ronaldo já não vai ser o melhor jogador do mundo esta época. O Milão entra dentro de uma categoria que eu tenho no meu armário que é a das equipas chatas. Tem jogadores do melhor que há: Káka sempre foi muito bom, Seedorf ainda é muito bom e Gattuso é do melhor que os italianos têm. Mas aquilo é sempre um futebol um bocado enrolado, mais até do que o Inter ou outras equipas italianas. Cautelosos a defender e até mesmo a atacar, vão sendo safos pela qualidade extraordinária de meia-dúzia de jogadores que lá têm. Isso resultou e até acaba por ser justa a presença na final. Dá-me a impressão que o Manchester já anda a festejar a vitória no campeonato inglês e a concentração neste jogo não foi a melhor.
Quanto à final Liverpool- Milan, aposto no Liverpool. Na Liga dos Campeões é preciso aprender a ganhar. Equipas que já têm muitas finais ganhas adquirem com isso um suplemento que lhes permite até disfarçar insuficiências futebolísticas. O Real Madrid é um exemplo: tem ganho ligas dos campeões em épocas em que joga muito mal, ganhando contra equipas a jogar muito melhor. E o Liverpool é uma dessas equipas que também já aprendeu muito bem a ganhar. O que também já lhe permitiu vencer competições europeias quando não era a melhor das equipas. Bem sei que o Milão é uma equipa com umas quantas ligas dos campeões no papo. Ainda assim acho que aquele futebol um bocado cínico da equipa de Benitez é bem capaz de juntar mais um troféu aos muitos que já lá estão. Imaginem a cena: o Milão a carregar e a defender bem o jogo todo; Káka a atirar por duas vezes ao poste; aos 88 minutos há um cruzamento que ressalta e vai parar à cabeça de Crouch que, sem ter que saltar, faz passar a bola por baixo das pernas de um dos maiores frangueiros da alta roda do futebol: Dida. E no fim mais uma para o Liverpool.

No comments: