Monday, October 03, 2005

«Até agora, tudo bem» (diz o tipo que se manda do 10ª andar, quando vai a passar pelo 5º)

Para falar a sério, acho que Peseiro está com a cabeça tão desorientada que já nem é capaz de perceber que é ele prório um dos que mais tem a ganhar com a sua saída do SPORTING.
E é então para estes momentos que serve a direcção. Para dirigir colocando acima de tudo os interesses do clube. Só que estes cavalheiros que estão no SPORTING, arrogantes e petulantes como são, teimam em manter artificialmente Peseiro no cargo, apenas para não fazerem um cedência àquilo que dizem as pessoas de bom-senso acerca da situação da equipa. É óbvio para qualquer um que o apoio dos dirigentes a Peseiro é um falso apoio. Viu-se em Paços de Ferreira: Dias da Cunha nem sequer lá estava, devido a mais um dos seus «compromissos inadiáveis» e Paulo de Andrade - o dirigente que só aparece quando a equipa ganha - resolveu sair mais cedo em direcção a Lisboa, deixando Peseiro entregue a um comentador de touradas ou lá que raio é, completamente exposto à malta que gritava pela sua demissão. Se isto é apoio...
O que temos aqui é um aproveitamento cobarde de Peseiro. A direcção do SPORTING sabe que alguém vai sair mal deste filme. E acham que, enquanto Peseiro vai ardendo aos poucos, eles se vão protegendo sem se chamuscarem. Enganam-se. Qualquer adepto do SPORTING percebe que Dias da Cunha e seus pares têm apenas como objectivo salvarem-se da melhor maneira possível. Para isso vão-se aproveitando de um simplório completamente à deriva que, dada a sua inexperiência, ainda não percebeu que o melhor que tem a fazer é ir-se embora.
Esse é o problema de Dias da Cunha e seus colegas: falharam na contratação de Fernando Santos e de José Peseiro e não querem dar a cara assumindo o erro cometido, duas vezes seguidas, na contratação de treinadores, o que é muito. E isto, para mim, não passa de vaidade pessoal e arrogância cega.
Eles não entendem, ou não querem entender, que esta situação vai muito além de um mero resultado desportivo. O afastamento dos adeptos face à equipa tem um valor enorme que a direcção está a hipotecar, apenas por capricho.
Esta cegueira da direcção vai acabar mal. Não tenhamos dúvidas. Com o SPORTING a ser enxovalhado por meia-dúzia de cavalheiros que ninguém sabe muito bem o que é que estão ali a fazer, uma vez que se queixam a toda a hora que é um grande incómodo ter que aturar os adeptos enraivecidos.
Se gostam do SPORTING, como estão sempre a dizer, vão-se embora e levem consigo a equipa técnica e os «assessores de comunicação» que para ali trouxeram. O SPORTING agradece. Convoquem eleições e dêem a palavra aos sócios, aqueles que realmente se interessam pelo futuro do SPORTING.

Pequena nota sobre o que se passou na 6ª feira à noite: é absolutamente lamentável o comportamento de uns quantos canalhas durante e após a assembleia geral. Este tipo de adeptos, que se enganaram na cor quando escolheram clube, gostavam era de ter ali um Vale e Azevedo para poderem dar larga às suas frustrações e fazerem do SPORTING palco de uma bandalheira e pancadaria. Mas não vão conseguir. O SPORTING é um clube de gente que se sabe comportar e não são estes energúmenos que o vão conseguir mudar.

No comments: