Tuesday, October 04, 2005

Hipocrisia

Pelo que a SAD do SPORTING fez saber de forma velada, como é costume em situações de aperto, vai ser dada mais uma oportunidade a José Peseiro: o jogo com a Académica. Dois aspectos merecem comentário. Primeiro o facto de estes administradores, ao contrário do que dizem, viverem da casuística dos resultados. Se não fosse assim nunca seria um jogo contra a Académica que poderia provocar decisões. E em segundo lugar, o que há a destacar é a hipocrisia que é adiar tudo por mais 15 dias. E se o SPORTING ganhar à Académica? O treinador fica a arrastar-se por ali durante mais uns jogos até que o a situação volte a ser insustentável. O bom gestor é aquele que sabe decidir no momento e o momento de tomar decisões é este. Dias da Cunha teria que fazer uma de duas coisas: ou demitia já o treinador, aproveitando esta paragem de duas semanas, bem como a posição da equipa na tabela classificativa que ainda permite lutar pelo campeonato, ou então afirma que o treinador fica, aconteça o que acontecer, mesmo que isso signifique não ir à UEFA, por exemplo, assumindo as devidas consequências dessa atitude no final da época, ou seja, demitindo-se a si próprio e a toda a administração, convocando eleições e afastando-se do SPORTING nos tempos mais próximos.
Esta história de vir com oportunidades de mais um jogo aqui, mais outro jogo acolá, para ver se Peseiro lá vai amealhando mais uns pontitos, é o pior que se pode fazer. E é precisamente o que se está a fazer. Está-se a adiar o inevitável. Porque não é preciso saber muito disto para se perceber que nenhum treinador faz alguma coisa de jeito nessa base do «tenho que ganhar o próximo se não vou para o olho da rua». Aqui temos mais um sinal evidente da incompetência generalizada que é a gestão actual do SPORTING.

Já agora, como sócio do SPORTING e accionista da SAD, gostava de saber, só por curiosidade, se os dois funcionários Paulo de Andrade e Rui Meireles já apresentaram justificação credível (atestado médico, judicial ou qualquer outro do género) para o facto de terem abandonado o seu local de trabalho, antes da hora de saída, lá em Paços de Ferreira. Qualquer funcionário que se ausente do posto de trabalho antes da hora - que foi o que esses dois senhores fizeram - deve uma justificação ao patrão, ou não?

No comments: